Página Inicial » Mundo Cristão

Edir Macedo atribui sua prisão à influência da Igreja Católica

Líder da Universal também ataca em livro Valdemiro Santiago e RR Soares

por Jarbas Aragão


A biografia de Edir Macedo escrita em coautoria com o jornalista Douglas Tavolaro, da TV Record, tem se mostrado um sucesso de vendas. O líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da emissora está contando suas memórias em três volumes.

O primeiro deles, “Nada a Perder”, foi lançado em agosto e boa parte de suas 288 páginas são repletas de críticas à Igreja Católica.

Seu livro relata com detalhes os fatos relativos à sua prisão, em 1992, sob a acusação de charlatanismo, curandeirismo e estelionato. Edir responsabiliza pela detenção os católicos, que eram alvos constantes das pregações da Universal.

“O Clero Romano mandava e desmandava no Brasil, mais do que nos dias de hoje (…) A Cúria não admitia o surgimento de um povo livre da escravidão religiosa imposta por eles”, narra Macedo. Ele reforça sua tese de que foi vítima de uma conspiração do Vaticano ao contar que viu um “homem de batina” fazendo anotações enquanto ele prestava depoimento ao juiz que decretou sua prisão.

O bispo não se furta de fazer referências às denúncias de pedofilia ligadas aos líderes católicos em várias partes do mundo. Relata ainda que, por ocasião de sua conversão, destruiu aos gritos de “desgraçados” as imagens de santos que usou como amuletos durante 18 anos.

Ao longo da obra, nem todos os “vilões” são católicos. Mesmo sem citar nomes, Macedo ataca desafetos conhecidos como Valdemiro Santiago, líder da Mundial do Poder de Deus, que estaria tirando fiéis de sua denominação, comparados por ele a demônios.

Menciona ainda seus problemas com o cunhado R.R. Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, que era um dos lideres da Universal na época de sua fundação.  Soares foi destituído após divergências no tocante ao rumo da igreja. Ele é descrito como um pregador vaidoso e que tentou convencer a mãe de Macedo a não ajudar o filho no aluguel do prédio da antiga funerária que serviu como primeiro templo da igreja.


Leia mais...


Comentários

Comentários

  1. Diego Barcelos

    edir macedo sempre foi criminoso e ladrao

  2. Antonio Porto Rosa Filho

    Uma frase do edir macedo : o dinheiro é o sanguie da igreja. (leia-se universal)

  3. Luana Melo

    Olha o português minha gente! Em qual o momento foi dito que ele não estaria orando? Fatos são uma coisa e oração é outra, a oração dos cristãos jamais pode parar, pois o nosso dever é esse! Infelizmente, existem líderes que não agem da melhor forma, cabe a Deus o julgo, mas nós cristãos não podemos e nem devemos ser coniventes com erro, pois , aliás, é por causa de péssimos exemplos que muitos não se achegam a Deus!

  4. Ricardo de Assis

    Você pode por favor ser mais clara na sua resposta? Desculpe mas não entendi o que você quis me dizer. Como disse ali "Estou orando por você" e você vem me dizer que Deus não irá contar comigo porque apenas disse o que está escrito no livro desse senhor? Se você compartilha das ideias dele, desculpe, é um problema seu, porém ele esta levando outras pessoas para a propagando o pecado em suas empresas.
    E novamente, talvez dessa vez você consiga ler irei dizer Pastor Edi Macedo, estou orando por você"

  5. Claudia Machion

    Será q se hj aparecesse um gigante na sua frente, vc usaria uma pedra pra derrubá-lo? Ora, Deus nos deu novas armas pra lutar.Deus busca valentes e pensando assim creio q Deus ñ poderá contar com vc. Reveja seus conceitos e os seus "pré" conceitos. Continue orando.

  6. Ricardo de Assis

    Lamentável, um líder que se diz cristão precisa escrever um livro para atacar. Paulo foi atacado, Pedro, Thiago, João dentre outros sofreram piores coisas e nem por isso levantaram se quer sua voz contra os ataques, antes e ajoelharam e clamaram a Jesus Cristo.
    Que exemplo Pastor Edi Macedo…estarei orando por você.

  7. Saulo Sartre Ubaldino Sartre

    o líder mais influente não tem nome. A bíblia relata sobre o homem de Deus, o anjo do Senhor. Para mim foi e é o apóstolo Paulo, o pregador dos gentios. Junto com outros apóstolos levaram as boas novas ao mundo inteiro. Hoje o grande líder é o Espírito Santo que Jesus mencionou que Ele é quem convence o homem do pecado, da justiça e do juizo. As pessoas vem e vão, muitos líderes do passado caíram porque esqueceram que toda honra, glória e poder sejam dadas a Jesus Cristo. Já ví grandes e notáveis líderes cairem e estão alojados hoje no ostracismo por causa do egocentrismo, a vaidade, o poder, o dinheiro, o centralismo, o familiarismo e o envolvimento partidário político se utilizando de sua liderança religiosa. Deus não outorga sua Glória a ninguem… Que Deus continue tendo compaixao e misericórdia de nós. A todos líderes respeito mas vale mesmo é a exortação, consolação e a edificação da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.