sociedade
Caminho percorrido por Daniel Berg e Gunnar Vingren vira roteiro turístico em Belém
A cidade da igreja-mãe se prepara para receber o turismo religioso
Um grupo de guias de turismo de Belém do Pará participou de um treinamento prático pelas ruas da cidade pelo chamado “Caminhos Pioneiros”, refazendo os passos dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg que fundaram a Assembleia de Deus.
Faltando poucos dias para a comemoração do Centenário das ADs no Brasil, a cidade de Belém se prepara para entrar na rota do turismo religioso, já que ali nasceu a primeira igreja pentecostal do Brasil.
“Na verdade, a experiência que se tinha em turismo religioso aqui em Belém era apenas com o Círio de Nazaré. Essa é uma boa oportunidade que a igreja está dando para que se crie uma nova rota. É um desafio profissional para nós”, diz a guia de turismo Amanda Lima, 27 anos.
No treinamento os guias aprenderam até a história da Assembleia de Deus e os caminhos percorridos pelos missionários até a implantação da primeira igreja.
Esse curso prático começou no Centro de Convenções do Centenário, e de lá o grupo seguiu, juntamente com alguns pastores, para a Avenida da Independência, que recentemente foi renomeada para Avenida do Centenário da Assembleia de Deus e depois foram até o Elevado Daniel Berg.
O roteiro também passará por “Escadinha da Estação das Docas”, local onde aconteceu a primeira descida dos guias para um treinamento prático. A Escadinha é o local exato onde os suecos desembarcaram do navio Clement em Belém do Pará em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos.
A “Praça da República” também entra na rota de turismo por ter sido o primeiro local onde os missionários descansaram e teriam feito a primeira oração em solo brasileiro. Inclusive, nessa praça há um monumento em homenagem a eles.
A casa onde residia Celina Albuquerque, na rua Siqueira Mendes, Cidade Velha, também entra no percurso. Ela foi a primeira pessoa a ser batizada sob a égide da nova igreja.
O rio Tucunduba também foi visitado, escolhido pelos pioneiros para o batismo dos primeiros convertidos.
Os outros pontos turísticos desse roteiro são: A Universidade Federal do Pará, o primeiro templo da Assembleia de Deus (localizado na Avenida 9 de Janeiro) e o Parque da Residência, onde na área central encontra-se um vagão semelhante ao da Maria Fumaça que transportou Daniel Berg nas viagens de evangelização pela estrada de ferro Belém-Bragança.
Fonte: Good Prime
Com informações Diário do Pará
-
igreja perseguida5 dias atrásTuristas são proibidos de entrar com Bíblias na Nicarágua
-
igreja5 dias atrásTeólogo atribui surgimento de pastoras ao feminismo
-
igreja perseguida5 dias atrásPastor que sobreviveu a atentado é assassinado
-
igreja4 dias atrásNo culto, pastor metodista se assume como ‘mulher trans’
-
eventos & conferências5 dias atrásRick Warren e Hernandes Dias Lopes no The Send 2026
-
política5 dias atrás‘Vamos ter calma’, diz Malafaia após queda da Magnitsky
-
mundo5 dias atrásPolícia prende muçulmanos que planejavam atentado no Natal
-
mundo5 dias atrásSaúde de Jordan Peterson preocupa, diz filha ao pedir orações
-
livros5 dias atrásLivro concluído por Charlie Kirk antes da morte será lançado
-
séries de TV5 dias atrásFelipe Simas diz que teve receio de testemunhar conversão
-
israel5 dias atrásAustrália: atentado contra judeus deixa 16 mortos
-
brasil5 dias atrásBatistério público foi inaugurado no Rio de Janeiro