Página Inicial » Brasil

Catedral Mundial da Fé da IURD completa 10 anos neste sábado

Na manhã do dia 15 de agosto de 1999, um marco na história da Igreja Universal do Reino de Deus:...

por Leonardo Pereira


catedral-mundial-da-fe-iurdNa manhã do dia 15 de agosto de 1999, um marco na história da Igreja Universal do Reino de Deus: a inauguração de sua sede mundial, situada na Avenida Suburbana, 4242, em Del Castilho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Na ocasião, uma multidão testemunhou tal conquista, que ganhou destaque nos principais jornais cariocas.

O arrojado projeto arquitetônico deu destaque ao bairro suburbano, já que a região era sombria e perigosa. Com a construção da Catedral Mundial da Fé, o local recebeu iluminação, atraiu vários comerciantes, ampliou as opções de transportes, imóveis foram valorizados e, consequentemente, se tornou mais seguro. Centenas de turistas brasileiros e estrangeiros já tiveram a oportunidade de conhecer o ousado templo. Para se ter uma ideia, por ele passa, a cada domingo (manhã, tarde e noite), mais de 30 mil pessoas.

Nessa uma década de história, muitos milagres têm acontecido no megatemplo, seja nos aspectos espiritual, familiar, da saúde, financeiro ou sentimental. A Catedral Mundial da Fé está aberta diariamente para todas as pessoas que desejam conhecer o Deus vivo e obter os resultados garantidos por Ele em suas promessas.

Pedra Fundamental

Antes conhecido como terreno da Telerj, o espaço foi arrematado pela Igreja Universal em um leilão ocorrido em outubro de 1993. A partir de então, começava a luta para a construção do templo. Em 5 de julho de 1997, foi lançada a Pedra Fundamental durante reunião realizada pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal, para cerca de 50 mil pessoas. Em setembro do mesmo ano, as obras tiveram início.

No inesquecível dia da inauguração, sorrisos e lágrimas de alegria eram notórios nos rostos dos bispos que estavam no altar, uma vez que eles comprovaram a realização de um sonho. O Rio chegou a ser batizado como a “Cidade da Fé”. Na ocasião, o bispo Macedo ministrou quatro reuniões, devido ao grande número de pessoas que não queriam perder aquele momento tão especial. Ele disse que, quando esteve pela primeira vez em Israel, desejou que todo o povo de Deus contemplasse a beleza física daquele local. Mas como isso não foi possível, ele decidiu construir um templo grandioso, onde todos que nele pisassem se sentissem em Israel.

“Um dos meus maiores sonhos era levar todo o povo da IURD para conhecer a Terra Santa, mas como não se tornou possível, trouxemos Israel para o Brasil”, explicou o bispo.

Bispo Macedo fez questão de ressaltar que este sonho só foi possível através do “esforço coletivo”. “Graças às ofertas e aos dízimos do povo é que o Templo Maior se tornou realidade. Não tem um centavo depositado pelo governo neste lugar. Tudo veio dos nossos sacrifícios. Tudo o que conquistamos foi fruto do sacrifício e do suor do povo, de obreiros, pastores e bispos. Por essa razão, o esforço do Seu povo, demonstrado na prática da fé, glorifica a Deus”, acrescentou.

O templo por dentro

Os traços futuristas complementam essa obra-prima, que até chega a lembrar uma espaçonave. A Catedral Mundial da Fé ocupa uma área de mais de 42 mil metros quadrados. Tem capacidade para 12 mil pessoas sentadas, sendo 11 mil na nave principal e mil na auxiliar. O complexo possui dois prédios administrativos, com oito andares cada, elevador de acesso à arquibancada, amplo estacionamento, praça de alimentação, salas para exposições, cursos e seminários. O batistério é completamente diferente do que já foi visto em qualquer parte do mundo. No local, podem ser batizadas aproximadamente 50 pessoas, simultaneamente.

Também funciona no prédio um heliponto (local reservado apenas para helicópteros deixarem ou apanharem passageiros). No anexo encontra-se o Centro Cultural Jerusalém, que mostra a réplica da cidade de Jerusalém em miniatura. O CCJ tornou-se oficialmente atração turística do Rio de Janeiro.

Localização privilegiada

A Catedral Mundial da Fé fica entre os shoppings Nova América e Norte Shopping. Em termos de transporte, oferece uma gama de opções: ônibus, trem e metrô, possibilitando o acesso às Zonas Oeste, Sul, Centro e Leopoldina.

Assista ao vídeo do lançamento da pedra fundamental da Catedral Mundial da Fé pelo bispo Edir Macedo:

Fonte: Arca Universal / Gospel Prime


Leia mais...


Comentários