mundo
Estudantes muçulmanos se unem a cristãos para boicotar palestras sobre evolução na Inglaterra
Alegação para o boicote é que a teoria de Darwin conflita com suas crenças religiosas
Um número crescente de estudantes muçulmanos está boicotando palestras sobre as teorias de Charles Darwin. A justificativa é que o conteúdo apresentado pelos professores “se choca com o Alcorão”.
Professores da Universidade London College expressaram sua preocupação com o grande número de alunos dos cursos de biologia e medicina que não foram assistir às aulas sobre a teoria da evolução, alegando motivos religiosos. Para os professores, eles estão perdendo uma parte importante do currículo.
Steve Jones, professor emérito de genética humana da Universidade, tem questionado por que esses alunos continuam querendo estudar biologia se é óbvio que mais cedo ou mais tarde entrarão em conflito com suas crenças.
Em uma entrevista recente, ele explicou: “Até uns dois anos atrás, tínhamos discussões na sala de aula com alunos que pertenciam a igrejas cristãs fundamentalistas. Mas agora a grande maioria parece ser seguidor da fé islâmica. Com eles não há chances de discutir”.
Os opositores ao darwinismo afirmam que foi Deus quem criou o mundo, a humanidade e tudo o que existe. A universidade diz que os alunos insatisfeitos não assistem às palestras ou eles reclamam disso. Muitos escreveram e-mails para o diretor acadêmico dizendo que não deveriam ser obrigados a aprender essas coisas.
O biólogo evolucionista Richard Dawkins, que foi durante muitos anos professor universitário, manifestou a sua preocupação com o boicote. Em algumas de suas palestras esse ano, um grande número de alunos, cristãos fundamentalistas e muçulmanos, simplesmente não compareceram ou saíram no início das palestras.
Mesmo parecendo improvável, parece haver um consenso entre cristãos e muçulmanos no tocante a essa teoria que conflita com os ensinamentos dos seus livros sagrados. Depois da posição clara dos islâmicos, muitos cristãos se uniram ao boicote.
A questão do conflito entre criacionismo X evolucionismo é tão “espinhosa” no Islã quanto em alguns círculos cristãos. No início deste ano, Usama Hasan, imã de uma mesquita na cidade de Leyton, recebeu ameaças de morte por sugerir que o darwinismo e o Islã podem ser compatíveis.
O grupo Muslims4UK atribui, em parte, a crescente popularidade da luta contra o ensino de crenças criacionistas dentro do Islã ao autor turco Harun Yahya. Influenciado pelo sucesso de criacionistas cristãos, ele já escreveu vários livros denunciando a teoria darwinista como demoníaca e que é associada ao nazismo.
Traduzido e adaptado por de Daily Mail
-
brasil4 dias atrásDelegado distribui bíblias para presos após operação: “Para refletir e conversar com Deus”
-
brasil4 dias atrásDefesa do prefeito Rodrigo Manga contesta denúncia de corrupção: perseguição política
-
capa3 dias atrásIgrejas realizam retiros espirituais e atraem quem deseja ficar longe do carnaval
-
capa3 dias atrásNikolas Ferreira cobra o impeachment de Dias Toffoli e ministro do STF rebate
-
brasil3 dias atrás“Terrivelmente evangélico”, André Mendonça é sorteado novo relator do caso Master
-
brasil3 dias atrásPeninha é alvo de inquérito policial por suspeita de discriminação contra evangélicos
-
brasil3 dias atrásPastor progressista critica evangélicos e exalta o carnaval em oração na Sapucaí
-
brasil2 dias atrásCarnaval: bloco evangélico Sal da Terra anuncia famosa banda americana em Salvador