Página Inicial » Missões

Governo chinês quer fechar todas as igrejas evangélicas do país

Programa de erradicação do cristianismo deve durar 10 anos

por Jarbas Aragão


O governo da China está lançando uma campanha de três fases para erradicar todas as igrejas evangélicas do país. Esse foi o teor do comunicado divulgado em abril pela Associação de Ajuda à China, ONG que envia missionários para solo chinês.

A estratégia do governo foi claramente delineada em um documento divulgado em setembro passado, durante uma aula de treinamento gerido pela Administração Estatal para Assuntos Religiosos da China.

De janeiro a junho deste ano, o documento revela que as autoridades locais estão conduzindo uma investigação completa, para listar as igrejas de todo o país que funcionam nas casas chinesas, e fazer dossiês completos sobre cada uma delas.

Na fase dois, nos  dois anos seguintes, as autoridades irão encorajar as “igrejas não registradas” para se filiar ao Movimento Patriótico da Tríplice Autonomia, que monitora tudo o que acontece nos templos. A fase três, a ser concluída em até 10 anos, as igrejas que se recusam a seguir as regras seriam fechadas e os líderes condenados.

Os funcionários do governo também devem banir as palavras “igreja nos lares” de todos os relatórios sobre igrejas em sites e outros meios de comunicação. Agora, só podem usar o termo “reuniões em casas”, um termo que remete aos grupos reunidos em sites afiliados ao MPTA.

Em uma pesquisa recente, conduzida em várias províncias chinesas, mais de 95% dos líderes de igrejas caseiras disseram que já sentiram o impacto dessas investigações, enquanto 85% disseram que investigadores  já haviam feito um dossiê sobre seu grupo.

“Desde o início de 2012, temos notado um aumento na freqüência da perseguição”, disse a Associação de Ajuda à China em um comunicado de imprensa.  “Além da perseguição contínua das igrejas em Pequim, o número de casos semelhantes aumentou 20% em comparação ao  ano passado e se espalhou para outras áreas, incluindo ações contra educação, publicação e livrarias cristãs.”

A campanha foi lançada em dezembro de 2010 através de um documento intitulado “Operação Repressão”, emitido pelo Comitê Central do Partido Comunista.  Esta diretriz pedia às autoridades de todos os níveis para “levar” os cristãos das igrejas nos lares a freqüentar  somente as igrejas registradas e aprovadas pelo governo e acabar com igrejas grandes que se reúnem também em  grupos menores.

A Igreja Shouwang, que reúne mil membros, viu a pressão aumentar muito nos últimos meses.  “No ano passado … a nossa experiência com o Senhor era diferente a cada semana. Foi  Sua graça e paz que nos protegeram e nos sustentaram até agora “, declara um líder da igreja

Essa operação também irá registrar todos os pastore, como uma maneira de continuar controlando o crescimento cristão e o surgimento de novas igrejas. Esse  processo deverá estar concluído até o final de 2012, segundo um comunicado oficial.

Segundo o documento divulgado em setembro passado, o governo planeja usar “medidas humanas da lei de execução” para alcançar a erradicação total de igrejas nos lares.  Ou seja, pastores que se negarem a cumprir a lei serão mortos por desobedeceram a lei.

Traduzido e adaptado de Charisma News


Leia mais...


Comentários

Comentários

  1. Weber Wagner

    Fica, desta forma, então, o livre arbítrio exercido!

  2. Ueslei Oliveira

    Todos que entendem um pouco de politica sabiam que mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer, o Comunismo sempre foi anti-cristão.

    Os partdidos comunistas sempre buscam a ditadura, e a morte daqueles que irão contra seus preceitos.

    "Pastores que se negarem a cumprir a lei serão mortos por desobedeceram a lei''

    não acredito que to lendo pessoas aplaudindo isto.
    não acredito que ha pessoas que acreditam que todo aquele que é evangelico é um ladrão

    enfim, mas esperar oque daqueles que apoiam a morte para aqueles que seguirem seu Deus

    não sou evangelico

  3. Mitch Mckenna

    Começando a dizer ao Governo Chinês para parar de explorar o povo. Por isso saem de lá. Condições de trabalho piores que da época da Revolução Industrial.

  4. Mitch Mckenna

    Preconceito novamente. Ao menos admita.

  5. Mitch Mckenna

    E falam de preconceito. Chamar de maldito, por um acaso é respeitar o outro ? Chamam de mente fechada, mas não conhecem todos os evangélicos do mundo.
    E se xingasse alguém de outra religião, seria legal? Ou se xingasse alguém por sua orientação sexual seria preconceito ?

    Lógico que seria. Ninguém deveria ter direito de formar conceito sobre outro sem conhecê-lo, generalizar, este é problema da humanidade. e falam que os evangélicos fazem isso. E alguns pode ser que façam, mas os ateus, católicos, etc. também fazem. Então, deve ser problema do ser humano, em geral, e não de uma única classe. Mas isso já seria generalizar demais kkk

  6. Mitch Mckenna

    A ironia é o mesmo pessoal que defende liberdade de expressão e Democracia ser a favor de perseguição em alguns casos. Ou se é a favor da liberdade ou se é um opressor, maior que aqueles que acusam de serem.

  7. Mitch Mckenna

    Isso é preconceito. Nem todasa as Igrejas evangélicas existem para explorar, a maioria dá e muito apoio espiritual e material.

    Nem precisa de Igreja para explorar lá, o Governo Chinês [é o primeiro a fazer isso. Condições de trabalho iguais da Revolução Industrial, mão de obra barata,. por isso todas as empresas do mundo mandam fazer os produtos lá. E por isso, muitos chineses fogem de seus país para tentar a sorte no mundo.

  8. Mitch Mckenna

    Não é nada disso. Como herança do Comunismo (que praticamente não existe mais, pois as condições de trabalho são equiparadas à Revolução Industrial) o que prolifera é o ateísmo, não deuses chineses e etc.A Cultura milenar que tinha lá persiste a duras penas depois de Mao tse tchung

  9. Cesar Cabral

    O motivo do governo chines ao fazer isso vai muito alem do que "proteger os cidadãos do capitalismo", mas mesmo assim é melhor do que o governo daqui que não faz nada pra impedir a proliferação da exploração religiosa, permitindo a existência de vermes como edir macedo, silas malafaia etc

  10. William Dos Santos Martins

    Everton Cesario Isso aí tem mesmo! O Malafáia é um deles!!! kkkkkkkkkkkkk

  11. Jalzerio Figueira

    COm todo respeito a todos os comentaristas o caso da China é outro: O cidadão chinês acostumado a trabalhar sem férias, sem aposentadoria, sem assistência médica e em sua maioria submisso ao estado DE CORPO ALMA E ESPÍRITO ( como o é o povo da coréia do norte embora tenham realidade socio econômica diferentes) . AO TOMAR contato com a cultura ocidental deixa de ser tão submisso ao estado e começa a pensar, questionar e cogitar adquirir um modo de vida mais confortável, o evangelho em sí fala de libertação , a bíblia fala que Javé é um Deus que quebra o jugo. ESTA NECESSIDADE DE MANTER O CURRAL MENTECAPTO É A MAIS PURA E CRISTALINA RAZÃO de tudo isto que a China faz: MANTER "balizado" o custo da mão de obra dentro do país e permitir o avanço comercial internacional.. Não tem nada a ver com Evangelho em sí. Mas tem muito mais a ver com a submissão de diversos grupos étnicos e religiosos ao sistema , ao modo de vida Chinês….

  12. Luana Ribeiro da Silva

    Ta serto!

  13. Luana Ribeiro da Silva

    se acabando….a ignorância?

  14. Luana Ribeiro da Silva

    Isso mesmo! Ponham ordem na bagunça!

  15. Cassius M Gomes

    Ate que fim e uma pena nossa constituição proteger estes tipo de religião o cristianismo e um lixo de religião .

  16. Chico Lobo

    Marcos Mathias esse bando de pastores filhosdaputa querem liberdade de expressão só pra eles. Tem mais é que calar essa corja com muito rolha na boca desses vadios que enriquecem as custas de vender milagres insanos.

  17. Renan Felipe Souza

    Adriano Pereira Na verdade, a mídia que ajuda o comércio religioso a crescer mais ;) E não foi a primeira opinião que ele deve ter ouvido. É uma opinião que vem crescendo entre milhões de pessoas, que odeiam esse tipo de religião mesquinha que se aproveita do próximo .

  18. Chico Lobo

    Otávio Lima quer mais ditadura do que esses lacaios pastores fazem com toda libertinagem que eles tem aqui? – Tem mais é que cortar esse mal pela raiz para que essa corja de vermes comedores de cadáveres putrefatos não procriem nunca..,

  19. Chico Lobo

    Adriano Pereira , o grande problema é que os bons evangélicos nunca limparam suas casas dos maus líderes que cresceram e se multiplicaram como vermes num corpo putrefato.

    Se os bons evangélicos tivessem expurgado de suas igrejas esses picaretas falsários, lacaios, oportunistas, charlatões de suas igrejas, hoje os evangélicos seriam tão respeitados como antigamente.

    Eu sou filho de evangélicos, e sei que no passado o evangélico era sinônimo de seriedade, de pureza, de honestidade, hoje é sinônimo de picaretagem, fundamentalista e charlatão.

  20. Arnaldo Freitas

    governo inteligente esse Chines.

  21. Rangel Luiz Dos Santos

    #partiuchina
    Que inveja desse governo maravilhoso! Esse bando de analfabetos precisa de uma liderança forte. Parabéns China!

  22. Henrique Luz

    Que benção para a China!! Ficar livre dos falsos profetas!!!

  23. Jeann Dfl

    por favor, vão todos pra china, lá é um paraíso, e nem precisa comprar passagem de volta… é serio, vão mesmo!

  24. Paulo Ricardo Oliveira

    Viva la China!

  25. Igor Queiroz

    Oh Glória! Que todos os templos caiam ao chão, china tem a maior população mundial, deus que me livre ter mais de 1 bilhão de pessoas no mundo abitoladas como aqui no Brasil.

  26. Édinei Lírio

    Olha só, grande exemplo MADE IN CHINA! Vou pra lá.

  27. Bruno Lopes Vasconcelos

    Se por um lado nenhum cidadão vai ser ludibriado por pastores com muito lábia, por outro o governo chinês mantém o monopólio da alienação. Libertinagem religiosa versus Ditadura? De que lado você fica?

  28. André Bismara

    Gracas a Deus a China esta tendo uma atitude correta!!! mandem esses governantes pra ca! Chega de malafaia, deusufaia, edir capeta, valdomiro sandiabo e BOSTAS semelhantes!!!

  29. Camila Duarte

    Iago Oliveira A China já é conhecida faz tempo por sua repressão ao cristianismo, há décadas cristãos são presos e torturados apenas por serem cristãos (se a notícia for mesmo oficial, o número de presos só vai aumentar e o de mortos começar ficar evidente). Uma coisa que o povo aqui parece não entender é que países diferentes tem realidades completamente diferentes. As falcatruas e escândalos que os "evangélicos" brasileiros fazem não são vistas na maioria (arrisco dizer em todos) os países onde há perseguição religiosa. E não, seguir a Cristo não os faz ocidentais nem ex-chineses, é mais fácil a cultura deles "acabar" por coca-cola e mcdonalds do que por cristianismo. Só lembrando que essa política de fiscalização não é novidade (aliás, essa notícia é de abril do ano passado), o governo registra, oficializa e controla algumas igrejas ditas "oficiais" e pune e ataca os as clandestinas e quem estiver dentro.

  30. Higor Sales

    "Crente" não é sinônimo de "Inteligencia" da mesma forma que "Não Crente"(Se é que é plausível usar esse termo) não é sinônimo de "Incapacidade intelectual". Tanto faz um ou outro, não vai depender da crença para determinar sua capacidade intelectual. Seu comentário generalizando só demonstra sua ignorância.

  31. Marco Antonio Morais

    Eu acho que essas pessoas revoltadas deveriam buscar outras fontes, e não acreditar cegamente em uma versão só. O governo chinês não quer impedir que as pessoas sejam cristãs se elas quiserem, o Governo Chinês não quer que as igrejas evangélicas façam monopólios assim como fazem aqui no Brasil ou em outros países ao redor do globo.
    Venhamos e convenhamos, é um dos maiores escândalos políticos e econômicos no Brasil: Igrejas Cristãs tendo um poder as vezes maior que o próprio Estado para tomar decisões deliberativas. E depois vem revoltados reclamar nos comentários que os cristãos são perseguidos… Estudem História só um pouco… não mata ninguem.

  32. Alex Honorio

    Faltava o Brasil fazer o mesmo…

  33. Luis Knapp

    opressao e perseguiçao da igreja continua,agora com o enviado do diabo que responde pelo nome de feliciano correndo atras dos gays

  34. Angelz Frota

    A religião é um meio que sempre influenciou o mundo, segundo o sistema politico da China, esta no padrão e correto!.

  35. Priscilla Marques Melo

    Fontes: a própria bíblia, inquisição, cruzadas…

  36. Felipe Hommerding

    vou pra china! hehe

  37. Fabiana Tavares

    Impressionante ler certas coisas! Quer dizer que, como a "religião evangélica" não se enquadra nos seus padrões de crença ela tem que ser erradicada?
    Quem está lá está porque quer e tem o direito de declarar sua crença. Assim como espíritas, católicos, budistas, muçulmanos, etc.

    Livre arbítrio é algo que não pode ser tirado do ser humano.

  38. Douglas Ribeiro

    Vão ter que dar uma de jesus e "afirmar a lei dos homens" haha

  39. Diogo Ventura Lovato

    O Estado Laico e a liberdade religiosa mandaram um "oi" para o Estado paternalista e ditatorial! Se fosse em Cuba, meteriam o pau até a morte e defenderiam as "Yoanis" da vida! Eta mundão hipócrita!

  40. Daniel Zye

    Que genocídio? Otávio Lima, você leu a matéria ou só o título?

  41. Bruno Hommerding

    Engraçado são os religiosos reclamando de "Opressão" e "perseguição"… OH A IRONIA!!!! Passaram milênios perseguindo e oprimindo(matando mais que qualquer coisa na história), e agora vem reclamar de opressão. China de parabéns por proteger seus cidadãos da exploração, ignorância e alienação.

  42. Ernandes Vasconcellos

    o mundo está evoluindo! isso sim

  43. Ernandes Vasconcellos

    seu deus não existe… para nossa alegria, um deus assim quem precisa do capeta ??

  44. Liin Rangel

    dafuq

  45. Iago Oliveira

    Otávio Lima Genocídio ? Só vão condena-los, e ficar preso de boa por um tempo e não uma caça hitleriana a judeus. E outra querendo uniformizar e acabar com uma cultura milenar e fantástica dizendo que o deus deles é melhor que os deuses chineses.

  46. James Ferreira

    senhor… perdoai por que ele nao sabe o que diz!!!

  47. Ernandes Vasconcellos

    parabéns a china, expulsem todas as igrejas alienadas e suascrenças!

  48. Richard Constantine

    Concordo. Menos igreja, mais educacao! Nem leem a propria Biblia!

  49. Renato Lopes

    tem que acabar com essas malditas igrejas, prender todos os padres e pastores, tomar de volta todo o dinheiro que esses larápios tomaram, e quem sabe poderemos avançar para o futuro !

  50. Richard Constantine

    Otávio Lima, o Brasil devia fazer a mesma coisa que a China. Ha muita igreja evangelica que so quer dinheiro, dinheiro, dinheiro… alem de disseminar preconceito, odio, homofobia, intolerancia religiosa, retrocesso, obscurantismo e ignorancia.

  51. Renato Samuel Garcia

    "oussa e se arrependa" uhauahuahuauhahua… Ganhei meu dia!

  52. Guilherme Jardim

    Este é o papel do governo. Quando o povo é ignorante para perceber o mal que estas igrejas produzem o estado tem que intervir. Eles são sábios.

  53. Everton Cesario

    Pelo-menos Jesus deixou uma mensagem ao mundo, e perdurou até hoje, com menos de 100 anos você vai morrer e não vai deixar nada de útil nessa terra pras pessoas kkkkkkkkk

  54. Everton Cesario

    Cada um faz o layout do jeito que quiser ahushsuhsu Faz um site melhor então ahushsu

  55. Everton Cesario

    Você não é o dono da verdade. Conheço crentes milionários formados, e que por sinal estão muito melhor que você ahsuhsus

  56. Everton Cesario

    É por-causa da religião que sua mãe cuidou de você, por ela ter valores morais, e amor.

  57. Everton Cesario

    Nem todas, procure conhecer a congregação cristã no brasil. Lá não tem o tal monetarismo.

  58. Everton Cesario

    A congregação cristã no brasil por exemplo, é uma igreja, que não tem nada haver com coisas monetárias, é a única igreja do Brasil, que ninguém ganha dinheiro pra fazer nada lá. Todo o dinheiro arrecadado entre irmãos é anotado, compra-se um terreno e constrói-se uma igreja e ali, somente é pedido dinheiro para pagar-se contas de água e luz, por exemplo, e algumas despesas mais como copos descartáveis, água em galão e a manutenção do próprio templo. É a única igreja que não tem a tal da teoria da prosperidade reinando, dinheiro pra cá e pra lá. Tanto que somente é pedido dinheiro, quando se precisa pagar tais contas, que é aberta a irmandade saber, quanto foi gasto com água e luz e tudo mais. Nem todas as igrejas são iguais, principalmente a congregação cristã, que por sinal é odiada e massacrada pelas outras igrejas, por não ser igual as outras. Quem conhece sabe, é uma igreja de verdade, as outras são só empresas pra lavagem de dinheiro e outras coisas mais. Tanto que no No brasil é a única igreja que tem suas contas abertas e aprovadas pelo ministério público e Receita Federal.

  59. Cleiton Ribeiro

    por?

  60. Alexandre Martins

    Realmente a China é um lixo mesmo né Jorge Bay afinal de uma olhadinha nos dados:

    "Na China adota-se o sistema de nove anos de estudo obrigatório.

    Até o ano 2000, a taxa de freqüência escolar era de
    - 99,1% na escola primária
    - 94,3% na escola intermediária (do sétimo ano até o nono ano);
    A taxa de abandono de estudo era 0,55% na escola primária e 3,21% na escola intermediária.

    Após o nono ano escolar, o índice de continuidade era de 51,2% até o ano 2000. Após os 15 anos, a taxa de analfabetismo era de 6,72%.

    Até o final do ano 2000, havia 553.622 escolas primárias e 1.041 faculdades e universidades na China. No ano 2000, havia 10,9 milhões de professores formados e 219,4 milhões de estudantes universitários e alunos em geral.

    Fonte: http://www.minhachina.com"

    Estão um pouco desatualizados mas imagine 13 anos de politicas de educação que realmente funcionam para podermos imaginar como a China é um lixo.

    Mas a pergunta que fica é!

    Se a China é um lixo o que é o Brasil?

    Ah é esqueci de dizer que perante ao Banco Mundial a China tem 1.344.130.000 (referente ao ano de 2011) habitantes e o Brasil só tem 196.655.014 (referente ao ano de 2011) então podemos dizer que em 2000 a China já tinham mais estudantes e universitários do que habitantes no Brasil em 2011…

    Realmente a China é um lixo né?

  61. Thiago Marquez

    Nada a ver essa noticia com o que esta acontecendo na China, os chineses realmente mantem as igrejas sob vigilância com medo de que estas possam organizar revoltas populares, como os protestos em 1989.
    Essa "perseguição" existe a muito tempo, mas é restrita a igrejas de "fundo de quintal" que não são fiscalizadas.
    E isso vale para todas as crenças, não apenas protestantes.

  62. Drake Chrisdensen

    "Crente" e "educação" ou "inteligência" são palavras que dificilmente vão juntas na mesma frase….pelo menos em um sentido positivo.

  63. Davi José

    isso é que uma resposta lucida de quem analisa ,critica e tá ciente do que diz ,quanto ao flagrante dos cabecinhas de rede bobo …coitadinhos deles …

  64. Otávio Lima

    Cite fontes meu caro…lá não tem neo-pentencostalismo e os que vão pra prisão são pais de familia que pregavam nas comunidades…

  65. Otávio Lima

    Concorda com uma genocidio?

  66. Otávio Lima

    Cara, eles vão matar pastores, e não os neo-pentencostais ladroes que nós temos (que la nem existem) mas pastores sérios. A empresa religiosa estatal é Movimento Patriótico da Tríplice Autonomia que é a negaçao da liberdade religiosa no país. Lá os caras são mortos e torturados simplesmente por serem cristãos e não aceitarem os abusos do governo contra eles, pois pra eles o cristianismo é coisa de americano, portanto contrario ao pensamento do governo. Aquilo é uma ditadura, não o governo fuleiro do Brasil!

  67. Adriano Pereira

    Lixo é o pais onde vivemos porque existem pessoas como vc que ficam so reclamando dele. E enxendo o rabo de cerveja e novela. Meu Pais não é lixo, nosso povo é infaltil e mundano, mas que os "esclarecidos se mobilizem"

  68. Adriano Pereira

    O problema colega é que na China existe templos budistas, templos até muçulmanos. Mas historicamente os cristãos, sejam Evangélicos ou Católicos sempre fizeram merda por lá, roubaram, materam, traficaram usurparam e etc.

  69. Adriano Pereira

    amigo, não sei sua experiência de vida, mas igreja não é so o que aparece na midia não ok! existe sim muita gente honesta, e dedicada a fé que ainda são maioria, mas silenciosa. Não fazem estardalhaços como esses Neo Pentecostais e etc. Mas infelizmente o ruim se sobressai mais que o bom, porque existem pessoas como vc que se deixam levar pela primeiro opnião que lhe falam principalmente se for a midia.

  70. Guilherme Oliveira

    A propósito, essa interface gráfica desse site é uma imitação gritantemente escandalosa do G1, que pertence a uma tal de Globo, odiada pelos crentes…

  71. Vinicius Guilherme

    Apenas pra esclarecer, a lei é na china, e na china, a corrupção é punida com morte. Dizer que não tem corrupção seria d+, provavelmente existe, mas de maneira muito menos danosa a população chinesa. E apoio , não estão destruindo a religião, estão controlando, pra que não aconteça como aqui, aonde qualquer um abre uma igreja em uma sala comercial, e começa a pedir o dinheiro daqueles que acreditam.

  72. Guilherme Oliveira

    Esse post usando o Caps Death Lock só mostra a revolta dos crentes quando sua marcha pela dominação de mentes frágeis é barrada pela força esmagadora do governo chinês. Vem cá, vcs acham que um governo que consegue censurar o Google iria deixar passar batido uma meia dúzia de instituições que veem a China como uma mina de ouro, com um bilhão de potenciais pagadores de dízimo? Bem-vindos a um país não-Brasil, onde as coisas funcionam e o respeito é imposto pelo amor ou pela dor. O governo chinês conseguirá fazer o que o Brasil está devendo (e duvido que pague): colocar a cultura evangelibã nos eixos por lá…a China é um estado laico na prática, doa a quem doer

  73. Guilherme Oliveira

    Livre arbítrio, para crentelhos é assim: reivindica-se quando as igrejas são colocadas contra a parede; quando fala-se de liberdade pra casar com quem quiser e fumar uma erva, eles simplesmente esquecem…isso tem nome: chama-se hipocrisia, meu amigo

  74. Átila Neumann

    Cara, me desculpe. Não terminei de ler o seu post, mas só pelo fato de conter a frase " GOVERNO COMUNISTA!? NÃO EXISTE COMUNISMO "BONZINHO"." já me deprecia o resto do comentário.
    Bom enfim… A questão, na minha opnião, é que estaria certo sim, pois assim como Israel está para o Alcorão a crença milenar da China está muito vinculada a cultura dela.

    Só para constar não vim com intenções ofensivas. Abraços.

  75. Romulo Felippe

    Concordo plenamente, apesar de ficar com o pé atras, alias, isso esmaga totalmente o sentido de liberdade de expressão! A religião é sim um mal no mundo, mas n sei se deveria ser desse jeito, o desaparecimento de tal. Mas enfim, por um lado, tem meu apoio, já q chegou a esse nível, a coisa devia estar feia já

  76. Rony Jorge

    Parabéns governo Chinês!!
    E assim q se acaba com a lavagem de dinheiro dessas pequenas igrejas e grandes negócios, espero q o Brasil tome isso como exemplo, assim poderemos construir um mundo melhor!
    Eu apoio 100% a decisão do governo Chines e espero q o resto do mundo faça a mesma coisa!
    Chega de igrejas evangélicas querendo obrigar todo mundo seguir a mesma religião e discriminando outras culturas e mandando todo mundo q discorda da igreja pro inferno!
    Concordo plenamente com o governo Chines!!

  77. Javer Reis Jr.

    Marcos Mathias Axo irônico que livre arbítrio vale somente para vocês, mas quando alguém fala de legalização da maconha, liberação do aborto e casamento homossexual de repente livre arbítrio não pode existir.

  78. Geovany Kriger

    verdade.

  79. Blanco Luan

    Livre arbitrio de escolher um futuro do qual " deus " ja sabe.. ou seja , ja esta pré definido, então ta. husahusahuhsa .. e que tal nao fazer lavagem mental nos chineses e deixarem eles com sua propria cultura? por que a biblia programa evangelicos que nem virus , " vá e se espalhe " foda-se a cultura dos outros , foda-se. Sua religiao é egoista , seu deus é um egoista .ponto

  80. Geovany Kriger

    Lixo é o pais onde vivemos…

  81. Anna Flávia Melo

    Começaram a colocar os gays no meio… Mas vocês não perdem uma, hein… ^^
    Vou pra China. :p

  82. Geovany Kriger

    espera sentada.

  83. Gabriel Davi

    Eles só estão se prevenindo do verdadeiro mal. A religião. Se outros países tivessem essa mesma atitude ia melhorar bastante. A religião só serve para trazer desigualdade e superioridade.

  84. Victor Giraldes Dias

    Marcos Mathias, vai falar de livre arbítrio pras minorias que vocês perseguem

  85. Ivan Carlos

    "EN SUA", "nazir dias", "detuplicadamente", "di uma coisa", "na quela", "nao saben o que falan", "meu comentario e vc esta", "que satanaz ja esta"…

    Está difícil encontrar um comentário sem erros gramaticais aqui, vocês precisam de menos igreja e mais educação, por favor.

  86. Marcus Henrrique

    Filha, ele falou isso a mais de 2.000 anos, acho que ele nem lembra do que ele falou naquela época!

  87. Leandro Torreal

    eh por isso que a China comanda o mundo de hoje.
    desde que deixou de ser simplesmente comunista, a China vem empreendendo um enorme avanco na qualidade de vida de seus cidadaos.
    e assim sendo, nao vai deixar que igrejas explorem seus habitantes menos estudados.
    parabens a China e mais alguns paises que perceberam as intencoes puramente monetarias de tais igrejas, se eh que podem ser chamadas de igrejas, jah que sao simplesmente empresas que vendem mentiras.
    o governo vai dificultar a vida dessas empresas, com certeza!!!

  88. Adson Alves

    que inveja dos chineses … FORA CRENTELHOS.

  89. Luiz Carlos Paes

    No mesmo lugar onde fica os direitos civis igualitários meu caro, coisa que as igrejas evangélicas repudiam, aliás, alimentam o ódio (jurando que plantam o amor). Os evangélicos tem mente fechada ;)

  90. Marcus Henrrique

    Gostaria muito que o povo brasileiro fosse inteligente assim como o povo chinês.
    China 5 x 0 Brasil!

  91. Lucas Tomazini

    obs: a maioria dos que estão criticando são Ateus…..Então estão pouco lixando para o Papa e sua cadeirinha de ouro.

  92. Anderson Carlos

    Por ?

  93. Lucelayne Camargo

    q ridículo, essas pessoas fala q julgar gays, negros, pobres e outros e preconceitos mais julgar as pessoas evangélicas não e, q porra e esse, q merda d mundo e esse, as pessoas podem viver a vida q quiser não e isso q falam por q se incomoda tanto com as pessoas evangélicas, pagando milhões para um papa fica sentado numa merda de cadeira sem fazer nada.o mundo ta acabando e ninguém liga, pessoas morrendo por causa de fome, drogas, poluição, alagamentos, e o governo so q rouba e fazer uma porra de uma lei dessa vai a merda.a so uma coisa não ligo se alguém quiser me julgar e o que penso e ninguém vai mudar isso.

  94. Marcos Mathias

    SEM PALAVRAS PARA VOCÊ MEU CARO , O LIVRE ARBÍTRIO,ONDE FICA EN SUA CONSCIÊNCIA …

  95. Guenther Almeida

    Poxa eu achei que a manchete era verdadeira, que coisa feia, um site que se diz cristão publicar uma mentira na manchete…

  96. André Luis Sampaio Lobo Otaku

    Parabéns China^^ proibe mesmo essa religião evangélica maldita, O Brasil tinha que fazer o mesmo

  97. Adinety Santos

    saber sobre essas perseguições às igrejas só reforçam a minha fé, pois isso nada mais é do que os sinais se cumprindo, JESUS estar muito próximo, Ele virá e não mais tardará… aquele que tem ouvido oussa e se arrependa enguanto ainda a tempo e tem liberdade para isso. Nossos irmãos lá na China precisam da nossa oração, vamos orar!

  98. Andresa Abranches

    Olha a palavra de Deus se cumprindoVamos orar China!!

  99. Jorge Bay

    O QUE MAIS SE PODERIA ESPERAR DE UM GOVERNO COMUNISTA!? NÃO EXISTE COMUNISMO "BONZINHO". O COMUNISMO NEGA A DEUS E COLOCA O ESTADO NO LUGAR DELE PARA QUE SEJA ADORADO. É INIMIGO DECLARADO DE DEUS E DA IGREJA DO SENHOR. SABE-SE QUE O COMUNISMO ROUBA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DAS PESSOAS EM TODOS OS SENTIDOS, MAS O PIOR É QUE HISTORICAMENTE TAMBÉM SE SABE QUE O COMUNISMO ASSASSINOU CERCA DE 100 MILHÕES DE PESSOAS. O GOVERNO CHINÊS SÓ NÃO FAZ PIOR, ASSASSINANDO TODOS OS CRISTÃOS, DEVIDO O PROBLEMA QUE TERIA COM A OPINIÃO PÚBLICA MUNDIAL. ISSO PREJUDICARIA AS SUAS RELAÇÕES COMERCIAIS QUE OS TEM ENRIQUECIDO. A SOLUÇÃO FOI ESQUEMATIZAR UMA PERSEGUIÇÃO EM "DOSES HOMEOPÁTICAS". É O LIXO DO LIXO.

  100. Maria Arleide Severo Severo

    ISTO É EXATAMENTE UMA PROVA DE QUE A PALAVRA DE DEUS TA SE CUMPRINDO…

  101. Rose Ribeiro

    Realmente é o mundo se acabando…

  102. Fatima Oliveira

    Meus Deus!!