Página Inicial » Mundo Cristão

Pastores alertam para crescimento de movimento herético nas igrejas

Hipergraça seria a mais nova “moda” das igrejas. Conheça

por Jarbas Aragão


Os Estados Unidos são responsáveis pela produção da maior parte da teologia consumida e ensinada no mundo todo. Desde os movimentos missionários dos séculos 19 e 20, que levaram o evangelho por todo o mundo, até as mais novas heresias e modismos do mundo gospel.

Segundo o site da revista pentecostal Charisma, um movimento novo tem preocupado pastores e líderes americanos, pois está se espalhando rapidamente por outros países. Chamado de “Hipergraça”, seus ensinamentos se baseiam em uma visão de que Deus não pune ninguém. Provavelmente influenciados pela exigência quase onipresente para que as pessoas sejam “politicamente corretas”, muitos de seus ensinamentos confrontam diretamente a Bíblia.

Para os críticos, o movimento é uma “evolução” de uma igreja que nas últimas décadas tem presenciado um declínio na doutrina e pregação bíblica. Paulatinamente, a teologia da lugar à terapia motivacional nos púlpitos. De outro lado, a busca pela prosperidade minou alguns dos fundamentos onde o cristianismo se sustentou por séculos.

Com isso, muitas igrejas e pregadores se recusam a combater o pecado. Raramente se menciona a necessidade de arrependimento ou nem se fala sobre temas como inferno e julgamento. Muitas dessas igrejas permitem que seus líderes vivam sem se preocupar em prestar contas, mesmo que claramente estejam distantes do que se esperaria deles.

O movimento da Hipergraça seria uma versão atualizada da antiga heresia conhecida como antinomianismo (em grego, anti significa “contra” e nomos , “lei”). Trata-se da crença que a lei moral do Antigo Testamento foi totalmente abolida. Como vivemos depois da vinda de Cristo, podemos viver do jeito que queremos, pois já não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça. Assim, resta ler o Antigo Testamento apenas metáforas, tipos e símbolos sobre a vinda de Cristo. O Novo Testamento acaba com a Lei do Antigo Testamento, por isso tudo é graça!

Ideias como palavras proféticas, busca pelo Espírito Santo, batalha espiritual, ou ouvir a voz de Deus são propositalmente ignoradas e muitas vezes ridicularizadas. Para os teólogos e pastores que estão alertando sobre esse movimento, ele pode colocar em risco o futuro do cristianismo e enganar milhares de pessoas.

Obviamente os líderes que integram esse movimento não admitirão que pertencem a ele. Afinal, não se trata de um movimento organizado, mas sua existência e influência tem crescido através de literatura cristã que enfatiza o sucesso pessoal e eclesiástico. Possivelmente não usam o termo e dirão que chegaram a essas conclusões sozinhos.

Com certeza a Bíblia fala sobre graça, mas aparentemente essas pessoas não leram ou convenientemente esqueceram de textos como Romanos 6: 1-2 “Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?”

Contudo, o teólogo Joseph Mattera listou os 8 sinais mais claros de que uma igreja está seguindo a Hipergraça:

1. Os pregadores nunca falam contra o pecado

Se você estiver em uma igreja como esta, irá notar que a palavra “pecado” normalmente só é mencionada no contexto do perdão dos pecados em Cristo. Por vezes, recrimina-se as pessoas que ousam insistir no assunto, classificando-as de “legalistas” e “fariseus”.

2. O pastor nunca toma uma posição firme sobre a santidade

Na tentativa de atrair mais pessoas, tudo é feito para tornar os cultos mais agradáveis, em especial o sermão. Os ministros não tomam posição pública, nem ensinam os membros, sobre questões que estão na ordem do dia como aborto, homossexualidade, legalização das drogas, ou qualquer coisa que possa confrontar o público presente. Ignora-se qualquer tentativa de se estabelecer ou cobrar dos membros os parâmetros para uma vida de santidade.

3. O Antigo Testamento é quase totalmente ignorado

Nessas igrejas, o Antigo Testamento é tratado como um registro que não tem valor real com nosso estilo de vida moderno. Convenientemente, não se menciona os Dez Mandamentos nem as porções bíblicas onde Deus é mostrado como juiz.

4. Os líderes são autorizados a ensinar e pregar mesmo vivendo abertamente em pecado

Se não há mais condenação, pecados como imoralidade sexual, ganância e embriaguez são tolerados. Seja para membros comuns ou pessoas em posição de liderança, isso não é “importante”, pois não refletiria o amor ao próximo e respeito pelas suas escolhas.

5. As mensagens muitas vezes se voltam contra a “igreja institucional”

Os pastores que adotaram a hipergraça constantemente se voltam contra as igrejas mais “conservadoras”, pois acreditam que sua mensagem não é mais relevante para a cultura de hoje. Além disso, esses “fundamentalistas” apenas colaboram para que as pessoas em geral tenham uma má impressão dos evangélicos.

6. Os pastores pregam contra o dízimo

A hipergraça não estimulas as pessoas a lerem a Bíblia e chegarem às suas próprias conclusões, mas se preocupa em dizer no que elas não podem acreditar. Embora falem sobre ofertas e anunciem as necessidades financeiras da igreja, os pastores defendem que o dízimo é mais uma lei que foi abolida em Cristo. Portanto, cada membro pode decidir se deseja ou não se envolver financeiramente.

7. Os pastores pregam apenas mensagens motivacionais positivas

Dos púlpitos dessas igrejas ecoam apenas mensagens positivas sobre saúde, riqueza, prosperidade, o amor de Deus, o perdão de Deus e como se obter sucesso na vida. Não há preocupação nem interesse de se anunciar “todo o conselho de Deus”, nem estimular trabalhos evangelísticos ou missionários que exijam arrependimento e mudança de vida. Não se menciona a existência do diabo ou de seus anjos. Deus ama a todos e cuida para que nenhum mal chegue perto deles.

8. Os membros da igreja não precisam temer nenhum tipo de reprimenda da liderança

Os participantes de uma igreja da hipergraça serão convencidos que, por causa da forte ênfase na graça, tudo é permitido. Ou seja, nenhuma mudança real se espera deles, apenas que frequentem os cultos e sejam “pessoas melhores e mais felizes”.


Leia mais...


Comentários

Comentários

  1. Jose Francisco Leal

    a graça é um dom de Deus.Ele perdoa a todo ser humano, seja homem seja mulher.Ele dá a vida a todo ser humano, da oportunidades.Mas o ser humano nao esta em condiçoes de receber, enquanto se aguarda a nova terra , a ressurreiçao estaremos sempre recebendo de Deus , sem que posamos estar verdadeiramente sendo merecedores.Daí a graça.Um favor que nós nao temos mereimento em recebe-lo.Quanto a existir " una filhos do DIABO" que veem com essa tal hiper graça, na realidade esses individuos que assim pensam, em nada teem com Evangelho.Sâo LOBOS.Filhos da perdiçao, mentiroos, falsos profetas

  2. Mario Assmann

    VERDADE FILHA!!!

  3. Jéssica Asman

    O triste é ver que muitas pessoas tem sido enganadas com todas essas heresias… Que Deus possa estar abrindo os olhos delas, antes que seja tarde… Tem Misericórdia Senhor!!!!!

  4. Manoel Pinto Pinto

    MARIA VITÓRIA,A PAZ DO SENHOR,ELE DIZ NÃO FOSTES COMPRADOS COM PORCARIAS TERRENAS,NEM OURO E NEM PRATA,MAIS COM O PRECIOSO SANGUE DO DEUS VIVO ENCARNADO EM SEU FILHO JESUS CRISTO,MAIS ELES QUEREM VENDER SEU PRECIOSO SANGUE,ISSO É IMPOSSIVEL,SEM Q ELES NÃO VEJAM O JUIZO DE DEUS NESSES UTLIMOS DIAS SE NÃO SE ARREPENDEREM,ESTA ESCRITO.

  5. Manoel Pinto Pinto

    CLEITON,ESSE JUIZO COMEÇARÁ MUITO EM BREVE SOBRE A CASA DE DEUS,ANTES DO GRANDE DIA QUE ESTAMOS AS PORTAS,TODOS OS JUIZOS SOBRE OS FALSOS PORFETAS SE CUMPRIRÃO NESSE TEMPO DO FIM ESTA EM QUASE TODA BIBLIA ESTA ESCRITO,PARABÉNS,DEUS DIZ A MINHA PALAVRA ESTA DIANTE DA SUA BOCA,ALELUIA,GLÓRIA A DEUS,SÓ VERDAE MAIS NADA.

  6. Manoel Pinto Pinto

    JACK,PARABÉNS,DEUS PROCURA SERVAS E SERVOS COM ESSA VISÃO DA ÚNICA VERDADE,CONHECIMENTO SUA PALAVRA E RECONHECENDO SUA AUTORIDADE NO MUNDO ESPIRITUAL,ESSES SÃO OS MANIPULADORES,Q PENSAM QUE DEUS NÃO OS VIGIA,E NÃO SABE DE TUDO,PERDERAM O TEMOR E O TREMOR,JÁ SE CONSIDERAM TÃO INTIMOS DE DEUS QUE SE ACHAM OS SENHORES COM PODER E HONRA PARA MANIPULAR A DOUTRINA DO SANGUE DO IMACULADO CORDEIRO DE DEUS,SÃO IGUAIS AOS CAVALOS QUE PARTEM PARA A BATALHA EM DISPRADA,PERDERAM O ARREPENDIMENTO DAS SUAS MALDADES,DIZENDO: QUE FIZ EU.JR 8/6,ESSE CAPITULO É MARAVILHOSO É SÓ JUIZO SOBRE JUIZO,PAZ Q DEUS TE DÊ MAIS SABEDORIA,ESTA ESCRITO.

  7. Manoel Pinto Pinto

    RONALDO,PARABÉNS,ELES DEVERIAM PREGAR,MAIS E ROUBAR MENOS,NÃO OUÇO UM DESSES PREGAR SOBREO O JUIZO E OS ULTIMOS DIAS ELES TEM PAVOR DE PREGAR SOBRE AVOLTA LITERAL DEJESUS,QUE ESTA AS PÓRTAS.MARANATA,MARANATA.

  8. Manoel Pinto Pinto

    Edwin Mallea Aguilar,ESTÃO PROFANANDO A VERDADE E MENOSPREZANDO AS PROFECIAS,ELES TRANSFORMARAM A GRAÇA EM DESGRAÇA,PORQUE UMA MALUCA DISSE DEZENAS DE BESTEIRAS E DEVEZES QUE JESUS VOLTARIA E MARCOU ATÉ A DATA,AGORA ELES QUARDAM O SÁBADO COMO OS FARISEUS FAZIAM,SÓ POR FORA PELA APARÊNCIA,ANDAM NO ESPIRITO DO ERRO 1 JO : 4/1.6 SÃO PREVARICADORES QUE MANIPULAM O EVANGELHO DO DEUS VIVO JESUS CRISTO,PECAM DELIBERADAMENTE CONTRA O EVANGELHO DE JESUS E PISAM NO NO SANGUE DA SUA PALAVRA,H.B 10/23.32,SÃO PREVARICADORES,NÃO TEM TEMOR E NEM TREMOR,INVBENTAM UM MONTÃO DE MENTIRAS SOBRE SELOS,MARCAS,ETC,ETC,MEU REI É TAÕ MARAVILHOSO Q SOBRE ESSA BESTEIRA DA MARCA DA BESTA ME MOSTROU UNS VERSCIULOS EM DT 6 /5.9 DE COMO ELE MARCA SEU POVO COM SEU CHIP,E ISSO É LITERAL ELE DIZ ONDE E OS LOCAIS,MAIS ELES CONTINUAM A INSISTIR NO SÁBADO,DECRETO DOMINICAL ISSO É COMO SE JESUS O DONO DO UNIVERSO NÃO TIVESSE CAPACIDADE DE AVISAR AO SEU POVO,A BIBLIA É TÃO MARAVILHOSA Q SE O HOMEM QUISER ACRECENTAR OU TIRAR UMA VIRGULHA NÃO TEM COMO O FAZER,SEM QUE ESSE DEUS MARAVILHOSO, NÃO MOSTRE AOS SEUS VERDADEIROS SERVOS,OS QUE ANDAM NA SUA VERDADE,SÓ SUA VERDADE,O ESPIRITO DAVERDADE,TODO O RESTO É PAPO DE MENITROSOS,QUE ANDAM NA CARNE,E QUEM ANDA NA CARNE NÃO VERÁ A GLÓRIA DE DEUS,ESTA ESCRITO.

  9. Manoel Pinto Pinto

    APOSTASIA, APOSTASIA, NÃO EXISTE MAIS PREGAÇÃO SOBRE O JUIZO DE DEUS, ISAIS, EZEQUIEL, JEREMIAS E DANIEL, E QUASE TODA BIBLIA AS PROFECIAS SÃO DISTORCIDAS DE PROPÓSITO, EM ISAIS 59 /11.12 .DEUS DIZ AOS PROFETADAS DE ULTIMA HORA, TODOS BRAMAMOS COMO URSOS E CONTINUAMENTE GEMEMOS COMO POMBAS; ESPERAMOS O JUIZO E ELE NÃO APRECE;PELA SALVAÇÃO, E ELA ESTA LONGE DE NÓS, PORQUE NOSSAS TRANSGREÇÕES SE MULTIMPLICAM PERANTE TI, E OS NOSSOS PECADOS TESTIFICAM CONTRA NÓS, PORQUE AS NOSSSAS TRANSGREÇÕES ESTÃO CONOSCO, E CONHECEMOS NOSSSAS INIQUIDADES, 13 COMO O PREVARICAR, E O MENTIR CONTRA O SENHOR, E O RETIRARMO-NOS DO NOSSO DEUS, E O FALAR DE OPRESSÃO E REBELIÃO, E O CONCEBER E EXPECTORAR DO CORAÇÃO PALAVRAS DE FALSIDADE, LEIAM O RESTO ATÉ O 21, A APOSTASIA É O PIOR DOS PROBLEMAS DA IGREJA, EM JEREMIAS 8 DEUS DA UMA AULA SOBRE ESSE ESPIRITO QUE TOMOU CONTA DE BOA PARTE DA IGREJA, QUASE TODA BIBLIA É JUIZO SOBRE OS FALSOS PROFETAS E OS HOMENS QUE BRINCAM COM O EVANGELHO DO DEUS DE TODO UNIVERSO, SÃO MANIPULADORES MENTIROSOS E VAGABUNDOS QUE PISAM NO SANGUE DO EVANGELHO DE JESUS, ESTA CHEIO DE PROFETADAS ESTILO BALAÃO, MAIS EXISTE UM DEUS NO CÉU QUE NÃO SE DEIXA ESCARNECER, A TERRA ESTA SOB JUIZO E AIGREJA VERÁ ISSO DENTRO DE CASA, PORQUE DEUS DIZ QUE O JUIZO COMEÇARÁ POR SUA CASA PREPAREN-SE, QUEM NÃO SE CORRIGIR VERÁ MUITAS COISAS Q1UE ACONTECERAM NO ANTIGO TETAMENTO E ACONTECERÁ AGORA, ELES NÃO OBSERVAM PARA ISRAEL QUE ESTA SOB JUIZO ATÉ HOJE E VAI ATÉ AVINDA DEJESUS, NÓS SÓ SOMOS O ZAMBUJEIRO ENXERTADO NA FIGUIERA, TERRIVEL COISA É CAIR NA MAÕ DO DEUS VIVO, VEM JUIZO, PORQUE ESTAMOS A PORTA DAS ULTIMAS HORAS, ISSO NIQUEM PREGA, ELES ESTÃO FALANDO DE FUTURAS GERAÇÕES AQUI NA TERRA ISSO É IMPOSSIVEL DE ACONTECER SEM QUE ANTES JESUS IMPLANTE SEU REINO ETERNO, ACABOU O TEMPO INCLUSIVE A APOSTASIA É UM FORTE SINAL, QUE MEU REI ESTA AS PORTAS, ESTA ESCRITO E FOI ELE QUEM FALOU PESSOALMENTE.

  10. Wender Gomes

    Eu sou agnóstico ateísta, não sou contra igrejas até mesmo porque venho de família cristã, de mãe evangélica (que já foi umbandista e wikka)e pai católico fui criado decentemente com moral no certo pelo certo não pela recompensa, vivo em harmonia com eles, como eles aprenderam na religião deles(a verdadeira de amor ao próximo e só o seu deus pode julgar qualquer ser vivente), e como eles mesmos dizem hoje a politica das igrejas em sua grande maioria o importante é ser e não ter.

  11. Alexandra Carvalhosa

    eu falo da Bíblia assim __" no meu entendimento …isso ou aquilo q esta escrito na Bíblia "..para q o outro reflita e sinta vontade de pesquisar e fazer o seu racioncionio ,mas uma coisa é certa ,sem santidade ninguém verá a Deus e Jesus advertiu que se nossa justiça não exceder MUIIIITO à dos escribas e fariseus jamais veremos à Deus .

  12. Dinis Antonio

    E finais dos tempos concerteza

  13. Anônimo

    ensina tambem que não é só a graça e fala: da fé sem obras e da fé com obras.

  14. Anônimo

    e aqui ensina muito bem como ser um verdadeiro cristão

    São Tiago, 2
    1. Queridos irmãos, não mistureis com certos favoritismos pessoais a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória.
    2. Por exemplo: entra na vossa assembleia uma pessoa com anéis de ouro e vestida com elegância; e entra também uma pessoa pobre, vestida com roupas velhas.
    3. Suponhamos que deis atenção à pessoa que está vestida com elegância, dizendo-lhe: «Sente-se aqui, neste lugar confortável»; mas dizeis à pessoa pobre: «Fica aí de pé»; ou então: «Senta-te aí no chão, perto do estrado dos meus pés».
    4. Nesse caso, estais a fazer distinção entre vós mesmos e a julgar os outros com péssimos critérios.
    5. Ouvi, meus queridos irmãos: não foi Deus que escolheu os que são pobres aos olhos do mundo, para os tornar ricos na fé e herdeiros do Reino que Ele prometeu àqueles que O amam?
    6. E, no entanto, desprezastes o pobre! Ora, não são os ricos que vos oprimem e arrastam aos tribunais?
    7. Não são eles que difamam o Nome sublime que sobre vós foi invocado?
    8. Se cumprirdes a lei mais importante da Escritura: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo», procedereis bem.
    9. Mas, se fazeis distinção entre as pessoas, cometeis pecado, e a Lei condena-vos como culpados.
    10. Aquele que observa toda a Lei, mas falha num só ponto, torna-se culpado de violar a Lei inteira.
    11. De facto, Aquele que disse: «Não cometerás adultério», também disse: «Não matarás». Portanto, se não cometes adultério, mas matas, serás condenado como violador da Lei.
    12. Falai e procedei como pessoas que vão ser julgadas pela lei da liberdade,
    13. porque o julgamento será sem misericórdia para quem não tiver agido com misericórdia. Os misericordiosos não têm motivo de temer o julgamento.
    14. Meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso? Será que a fé poderá salvá-lo?
    15. Por exem-plo: um irmão ou irmã não têm que vestir e falta-lhes o pão de cada dia.
    16. Então, se algum de vós lhes disser: «Ide em paz, aquecei-vos e comei bastante» e, no entan-to, não lhes dá o necessário para o corpo, que adianta isso?
    17. Assim também é a fé: sem as obras, está completamente morta.
    18. Alguém poderia dizer ainda: «Tu tens a fé, e eu tenho as obras. Pois bem! Mostra-me a tua fé sem as obras, e eu, com as minhas obras, te mostrarei a minha fé».
    19. Tu acreditas que existe um só Deus? Muito bem! Só que os demónios também acreditam, e tremem!
    20. Insensato, queres ver como a fé sem as obras não tem valor?
    21. Quando o nosso pai Abraão ofereceu o filho Isaac sobre o altar, não foi pelas obras que ele se tornou justo?
    22. Repara que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras essa fé se tornou perfeita.
    23. E assim se cumpriu a Escritura que diz: «Abraão acreditou em Deus, e isso foi-lhe creditado como justiça». E Abraão foi chamado amigo de Deus.
    24. Como vedes, o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
    25. Do mesmo modo, a prostituta Raab: ao dar hospitalidade aos mensageiros e ao fazê-los voltar por outro caminho, não foi ela justificada pelas suas obras?
    26. De facto, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também a fé: sem as obras é cadáver.

  15. Anônimo

    Vamos ser cristão conforme a sagrada escritura, sou catolico mais antes de tudo sou cristão e vejo que a maioria das pessoas não seguem a biblia conforme cristo nos orientou, e quando vejo projetos de cristão um acusando o outro sempre lembro desta passagem e vejo que não seguem a cristo nem um pouco.

    I Coríntios, 13

    1. Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se não tivesse amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente.

    2. Ainda que tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse amor, nada seria.

    3. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse amor, nada disso me adiantaria.

    4. O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho.

    5. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor.

    6. Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade.

    7. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    8. O amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá.

    9. Pois o nosso conhecimento é limitado; limitada é também a nossa profecia.

    10. Mas, quando vier a perfeição, desaparecerá o que é limitado.

    11. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei adulto, deixei o que era próprio de criança.

    12. Agora vemos como em espelho e de maneira confusa; mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas depois conhecerei como sou conhecido.

    13. Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. A maior delas, porém, é o amor.

    Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-sagrada/i-corintios/13/#ixzz2eQDS9J8v

  16. Vera Moretti

    O homem quer fazer as suas vontades, e nao a vontade de DEUS.
    Nao querem viver os MANDAMENTOS

  17. Natanecristina Silva

    JESUS VOLTA LOGO

  18. Cidinha Costa

    o povo estao muinto discrente orai e vigiai

  19. Emerson Pereira

    Edwin Mallea Aguilar, em primeiro lugar, devemos amar nosso próximo, além de respeitá-lo, coisa que você não faz, visto pela agressividade de suas palavras, bem diferente de algo que vc compartilhou: "Não existe futuro sem um passado. Quando te derem tempo, pense. Quando te derem esperança, espere. Quando te derem motivos, imagine. Mas quando te derem amor, não pense, não espere, não imagine. Imediatamente AME, pois na vida existem 3 etapas: PRESENTE, PASSADO E FUTURO. O presente não dura, o passado não volta e o futuro não nos pertence. Por isso viva o presente com alegria; lembre-se do passado com amor; espere o futuro com esperança e sem medo de enfrentar as dificuldades da vida". Compartilhar no face é fácil, não é? Ademais meu irmão, o mais importante é andar com Cristo, estar com Ele, aprender dEle.

  20. Marcos Pinto

    Fabio de Marco precisa se converte, pois se Deus não qze-se termos um Pasto, ele msm não teria posto Jesus para nos guiar-mos… Assim tb servi para Roque Oliveira…

  21. Carlos Noiram

    Marcos Francisco de Oliveira é isso que espero na fé, senão fica facil demais concorda, rs…abraço Marcão

  22. Maria Vitoria Loureiro Vieira

    É porque não entendem o Valor da Graça Preciosa ao qual fomos comprados por um preço caro.
    A Graça Preciosa tem correções, ela não isenta o homem das consequências de seu Pecado.

  23. Antonio Jose

    Rogério Silva
    Criticam os adventistas por guardar o sábado afirmando que estão saindo da graça e vivendo debaixo da lei, mas os dizimistas fazem a mesma coisa: Abandonam a graça e passam a viver debaixo da Lei.

    Pelo menos os adventistas fazem por acreditar que é o certo ao contrário dos dizimistas que fazem por motivo torpe de enriquecimento fácil.

  24. Antonio Jose

    Criticam os adventistas por guardar o sábado afirmando que estão saindo da graça e vivendo debaixo da lei, mas os dizimistas fazem a mesma coisa: Abandonam a graça e passam a viver debaixo da Lei.

    Pelo menos os adventistas fazem por acreditar que é o certo ao contrário dos dizimistas que fazem por motivo torpe de enriquecimento fácil.

  25. Marcos Francisco de Oliveira

    Ola Carlão,o joio deve crescer junto com o trigo,a diferença veremos no dia da colheita,para onde cada um ira.

  26. Edimar FN

    Na verdade o dinheiro que vcs anti cristãos tanto gastam com porcarias drogas e cervejada eu oferto na igreja, pra que ele possa melhorar sua condição física e abrigar melhor pessoas iguais a vocês que tanto nos ofendem, para que vcs se sintam mais a vontade e não nos odeiem tanto, e venham de coração aberto para ouvir e aprender mais de DEus….

  27. Rubens Marin de Nadai

    A IGREJA é o canal aberto para acesso a DEUS. Ponto final. – A IGREJA EVANGÉLICA, é a única que prega o VERDADEIRO DEUS. Portanto quem quer ter a Salvação ouça (leia): "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." João 10:9 – disse Aquele que é a religação com DEUS, o único que CRIOU a Palavra RELIGIÃO, portanto só existe uma religião "jesus!!!"

  28. Richard Lander Olivas Fonseca

    A minha religião é a bíblia e o meu pastor é Yeshua .( Jesus Cristo )

  29. Helder Parreira

    (Mateus 24:12 dizia Jesus:" E POR SE MULTIPLICAR A INIQUIDADE O AMOR DE MUITOS ESFRIARÁ"

  30. Cristina Carvalho

    adventistas ignoram o novo testamento, estao debaixo da lei de moisés ainda, romanos pra eles urgente e livro de galatas! guardar sabado? Jesus mesmo chamou atençõa do hipocrita fariseu que o julgou ao curar num sabado! mas o homem perece por nao conhecer as escrituras.. fazer o que

  31. Robson S Araujo Silva

    Possa o nosso SENHOR abrir nosso entendimento para compreender e ver o misterio:CRISTO E A IGREJA.(ap 17)

  32. Wellington Gaioni

    Roque Oliveira as filhas de Filipe profetizavam. kkkk ela profetizavam na sua casa?

  33. Larissa Machado

    Os homens das cavernas tão tentando descobrir a roda, só que os mais atrasados vão lá e deixam as pedras quadradas de novo… :P

  34. Isaac Leal

    A maioria das igrejas cristãs de hoje são grandes ambientes de palestras motivacionais e centro de auto-ajuda; Isso mostra a evolução do pensamento positivo da humanidade; Aos poucos todos os escritos antigos e suas mitologias serão apenas referências históricas para conduzir a moral da humanidade; A religião cristã nunca mais conseguirá voltar a praticar dogmas e ensinamentos exatamente como eram praticados à milênios atrás.

  35. Antonio Jose

    Heresia é cobrar dízimo, que nada mais é que um imposto para salvação, ou para proteção espiritual.
    A graça é de graça, ninguém precisa pagar para ser abençoado.

    O Apóstolo Paulo falou que na parte financeira cada um contribui com o que sentir em seu coração, sem constrangimentos, logo não se pode instituir um taxa ou imposto dos cristãos.

  36. Eliana Braga

    Roque Oliveira Poxa vida isso é preconceito !!! :(

  37. Eliana Braga

    Pedro Asato Porém não roubava, mentia e não era estelionatário !!! … Isso vc concorda … E pior não éra racista. homofóbico e pilantra !!!! concorda

  38. Elisangela Barbosa

    Rogério Silva Então vcs guardão o ano sabático também né não só o sabádo.

  39. Elisangela Barbosa

    É final dos tempos que nós servos do SENHOR JESUS estejamos firmes nas escrituras e na oração, jejum e vigilãncia porque as pessoas estão perdendo o temor a DEUS e o respeito pelas pessoas.

  40. Kadu Ayres

    Jesus não recebia salário, porém recebia ofertas, e mais Judas Iscariotes era o tesoureiro…

    João 12:5-6
    Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
    Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.

    Lucas 8:3
    E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.

    João 13:29-30
    Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres.
    E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.

  41. Jack Silva

    Discordo do item 6 pois se tem pregação que nos é lembrado todos os domingos é exatamente: Malaquias 3.10(AC) Se líderes são autorizados a pregar em pecado é porque essa igreja não é dirigida pelo DONO que é JESUS. E isso não implica que não se tem SERVO do Nosso Senhor Jesus Cristo. A bíblia já nos alerta quanto a isso, que haverá fraudadores da palavra de Cristo. E qto. ao item 8 tá mais pra os lideres serem repreendidos. E o que se espera de nós membros é que sejamos dizimistas fiéis e pior nos obrigando a colocar nossos nomes em envelopes para monitorar se somos ou não fiéis. Devemos fidelidade somente ao nosso DEUS que nos vê e nos ouvi. Tenho questionado esse negócio de Graça, mas sempre sou confrontada com isso mesmo que esta escrito. As pessoas estão esquecendo que GRAÇA é uma coisa e de graça é outra.

  42. Gabriel Da Costa Nonato

    Rodrigo Sousa Já sente? meu irmão, eu to vendo isso desde 1989 cara, é triste mas é verdade, fique em paz.

  43. WJsr Ferreira

    Graça , uma doutrina Linda , muito importante , infelizmente pouco compreendida.

  44. Francisco Domingues

    O problema é que os pastores (sacerdotes) adotam o sacerdócio como uma carreira, como um emprego. Na verdade, todos os que confessam JESUS CRISTO como Senhor e Salvador são sacerdotes. Muitas mentiras pregadas devem começar a cair. As principais mentiras pregadas e disseminadas pelo mundo: dízimo, templo e autoridade espiritual. Quero ver quem tem coragem de falar contra o sistema babilônico que todos seguem? Uma coisa é certa, as mentiras vão cair e o avivamento vai invadir a terra. E então virá o arrebatamento. Quem tem ouvidos para ouvir o Espírito Santo, que ouça.

  45. Fabio de Marco

    Pedro Augusto Romeiro Queridão, quando falei "meu entender" é com relação a reportagem, nunca meu entender com relação a bíblia sagrada. Ninguem deve se basear pelo entender de ninguém, pois eu penso uma coisa o outro pensa outra coisa sobre o mesmo assunto, porem a coisa certa é o que Deus nos ensina.

  46. Jorge Guillermo Fonseca Jácome

    Quienes se han apartado de los fundamentos del Reino de Dios van a tener que sufrir la mismas consecuencias que sufrieron los que le dieron las espaldas al Todopoderoso en tiempos pasados. Horrible es caer en manos de quien tiene el poder de la vida y la muerte; Dios es Santo y para este tiempo, su gracia nos exige total obediencia a toda su ley. Jesucristo mismo ya anunció: NI UNA TILDE DE LA LEY DEJARÁ DE CUMPLIRSE. ¡Aleluya! Y además confirmó: "YO NO HE VENIDO A ABROGAR LA LEY Y LOS PROFETAS".

  47. Pastor celso machado

    cuidado, muito cuidado voce que crer na salvaçao, crer somente em JESUS e sera salvo tu e tua casa, tem muita conversa fura da por ai fica esperto e vamos ler a biblia, certo?!!!!!!!!!!!

  48. Pedro Augusto Romeiro

    Rogério Silva se você for em 5 igrejas diferentes uma irá pregar diferente da outra, mesmo que tenham opiniões parecidas nunca será uma mesma opinião. Por isso quando uma pessoa está em dificuldade um trecho da Bíblia serve para ela, mas se for pegar o trecho todo mostra que também foi para um problema diferente de uma pessoa da Bíblia.

  49. Rodrigo Sousa

    Esse é meu receio ja sinto isso acontecer.

  50. Rugel Lacerda

    engano, graca nao eh uma doutrina, graca eh tudo

  51. Celio Roberto

    Adventistas geralmente guardam apenas o sábado. E o restante dos mandamentos?

  52. Celio Roberto

    Rafael Batista mas os mandamentos se cumpriram em Cristo.

  53. Celio Roberto

    Quem só fala de inferno criticando quem prefere viver na Graça.

  54. Robson Ribeiro

    Mateus 24. Muitas loucuras em nome de Cristo ainda irão aparecer. Sabedoria para separar o joio do trigo!

  55. Felipe Tomaz

    atividade

  56. Jessica Soares Alves

    o povo diz que Deus é amor… mas esquece que Ele tbm é fogo consumidor… e isso não está no velho testamento…está no novo!!!

  57. Brenda Chiisai Koshou-chan

    Pedro Asato Exato, o que significa que sua oferta não tem que ser necessariamente em dinheiro…

  58. Brenda Chiisai Koshou-chan

    Não só as igrejas evangélicas… Sabia que o Vaticano é 8º maior país em Lavagem de Dinheiro? Sabia que todo o ouro que vai ao Vaticano é de impostos dos civis?… Pra mim, qualquer religião é motivo de extorsão.

  59. Sergio Fernando

    Com certeza quem tem medo de perder o rebanho, são os mega empresários de igrejas, pois a graça é uma realidade, inclusive em relação ao dizimo, mas esquecer do pecado aí sim é heresia, o medo é a queda desse sistema financeiro gospel que faz pastores homens milionários. Esse é o medo, o que precisamos na verdade é a continuidade da reforma na igreja evangélica atual. e isso não é supergraça, é cristianismo primitivo. Leiam Ezequiell 34, e o pavor continua….

  60. Roberto Brito

    Parece essas igrejas Brasileiras de alguns pastores conhecidos, como por exemplo. Silas Malafaia, Jabes de alencar, Samuel Ferreira, Edir Macedo, Fernando Hernandes, e outros.

  61. Edwin Mallea Aguilar

    e náo estou apoiando as igrejas herética hipergraças, só alguns pastores falam a verdade dentro do contexto biblico, exemplo PAUL WASHER ele é apenas um de ums poucos,

  62. Edwin Mallea Aguilar

    mas que esta na lei esta fora da graça, os adventistas nao son evangelicos e sim ELENGÉLICOS pois siguen a dotrina de uma falsa profeta a BRUXA ELEN G DE WHITE. os adventistas não guardan os 613 mandamentos que esta na biblia e sim os que lhes conveim, e tambem naceram nos estados unidos es adventistas como religion herética junto aos testemunhas e os mormons e os da ciencia crista e alan kardek dos espiritas,

  63. Pedro Asato

    Roque Oliveira Você acha que Jesus não comia? "E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
    E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens."
    Lucas 8:2-3 Não recebia salário, mas o sustento sim!

  64. Rogério Silva

    Não sou adventista mas entendo que é bem mais honesta que a posição de boa parte dos evangélicos. Pastor que prega dízimo também devia guardar o sábado.

  65. Rogério Silva

    Existem coisas que são passíveis de discussão e outras que não, mas a verdade é uma só. Cuidado com esse pensamento de que se existe mais de uma interpretação eu posso escolher a mais conveniente, é preciso ser honesto consigo mesmo e buscar a verdade, mesmo que doa.

  66. Rogério Silva

    Mais ou menos… a pessoa pode ser estimulada a ler a Palavra e entender que o dízimo realmente é lei e não é pra hoje (cadê a Casa do Tesouro dos dias atuais?). Mas no geral o texto realmente faz sentido, o "evangelho" light é tão ou mais perigoso que a Teologia da Prosperidade.

  67. Pedro Augusto Romeiro

    Fabio de Marco viu você disse no final "no meu entender" isto quer dizer que foi o seu modo de interpretar, não concordo com a interpretação do Roque Oliveira mas tem alguns que concordam com ele, até mesmo muitos pastores mais conservadores

  68. Afrodite Dpêches

    e o medo do povo parar de dar os dizimos.

  69. Maria Ignes de Medeiros

    tbem naocobrava batismo casamento mas mandou dar o dizimo e a oferta

  70. Rosana Silva

    para falar sobre um assunto ainda mais sobre a igreja do Senhor temos que pedi discernimento espiritual a deus

  71. Reginaldo Barbosa

    O que preocupa esses pastores é que na verdade os cristãos estão sendo despertados para a realidade para a qual a igreja foi instituída e estabelecida. Vivemos o período do conhecimento que foi profetizado por Daniel e, por esse motivo, muitos estão sendo libertos das cargas que a religião impôs. Cargas essas que convém dizer em sua maioria herdadas do catolismo romano. Eles colocam em ênfase outros fatores para justificar suas preocupações como a abolição das leis morais e que não precisamos obedecer o antigo testamento, mas o foco mesmo é sobre a questão dos dízimos. A preocupação deles é que se o povo entender que o dízimo verdadeiramente não é uma obrigação do cristão, pois este era uma obra da lei e que foi verdadeiramente abolida, logo, estes mesmos terão que procurar emprego e honestamente ganhar seu pão de cada dia, comendo-o com o suor do rosto como fazem os demais crentes.
    Se estes pastores entendem que algumas regras do antigo testamento devam ser observadas pelos cristãos, então, porque não ensinam que devemos nos circuncidar também como Deus ordenou a Abraão, sendo que o próprio Cristo também obedeceu? Heresia, segundo Paulo, é considerar que o sacrifício de Cristo na cruz não foi suficiente e para isso é necessário resgatar elementos da lei que foram abolidos pela morte de Cristo para inseri-los na doutrina cristã e, dessa forma, invalidar obra redentora no Calvário. A doutrina do dizimo é uma delas, onde se ensina que para o cristão ser abençoado, primeiro ele tem de pagar esse imposto compulsório. E, se não o fizer, ainda tem o devorador (que era um gafanhoto que muitos transformaram em demônios) que vem atacá-lo destruindo o que ele tem. Isso não é heresia?

  72. Presbitero Cido Lucilene

    SO SANGUE DE JESUS …. MEU DEUS HIPERGRAÇA? SO ESQUECERAM DE POR HIPERINFERNO TAMBEM QUE ADERI A ESSA TEOLOGIA …

  73. Presbitero Cido Lucilene

    O O SANGUE DE JESUS …. MEU DEUS HIPERGRAÇA? SO ESQUECERAM DE POR HIPERINFERNO TAMBEM QUE ADERI A ESSA TEOLOGIA …

  74. Solange G. Ferreira

    ainda bem que Deus me abençoou com uma igreja maravilhosa, que ministra a palavra Dele!verdade, graça e justiça pq Deus é tudo isso…

  75. Ronaldo Pereira Pereira

    bom dia para todos. essa noticia infelizmente tem algunhas verdades. doutrina praticamente sumiu. santidade não se fala mais. alguns cultos hoje e mais motivacionais. so se fala em prosperidade e a perfeita saúde. dinheiro e sinônimo de intimidade com DEUS. SO TEM UMA MENTIRA PASTOR PREGAR CONTRA O DIZIMO. alguns pastores não pregam contra o pecado por que ele vive em pecado enganando os membros e tirando tudo o que pode deles. cheios de processos. comprando varias coisas em nome de terceiros. televisão. radio. e por ai vai. outros respondendo processo por ser estelionatário. claro e evidende que tem homem de DEUS. e a maioria do povo por falta da leitura bíblica e presa fácil. ainda hoje pastores sobem monte para interceder pelos outros como se fosse sacerdote. sessão de descarrego no meu tempo isso era macumba. sal grosso para tirar olhado; tem emissora de televisão cristã que fala que existí fantasma. meus amados jesus morreu o veiu do templo se rasgou temos acesso ao pai. os montes perderam seu valor com o sacrifício de jesus. e a bíblia está ai para lermos. e outra coisa balaao tentou amaldiçoar o povo DEUS VARIAS vezes e não conseguiu, ele disse não posso amaldiçoar esse povo. não tem maldição. olho gordo.sal. temos DEUS E A BIBLIA. E VAMOS SEGUIR O PASTOR QUE ENSINA A VERDADE.

  76. Presbitero Cido Lucilene

    SO O SANGUE DE JESUS …. MEU DEUS

  77. Fabio de Marco

    Velho! o Grande erro é dizer que a bíblia depende de interpretação, pois Ela se auto interpreta, no máximo o que se precisa é "interpretar" (traduzir e saber o significado) a palavra não o texto e o contexto, pois fora isso é heresia pura, não confunda com revelações para exortação dada ao anjo da igreja, pois é isso seria um pecado contra a palavra de Deus, que é oque a reportagem se refere e no meu entender com toda razão.

  78. Fabio de Marco

    Nem todas.

  79. Carlos Noiram

    Seguindo o que diz, podemos fzer o que quisermos na vida e depois só se covnerter, ou seja, de nada valeria as leis biblicas…algum peso Deus pondera sobre tudo, inclusive sobre os convertidos…

  80. Fabio de Marco

    Roque Oliveira Você num sabe de nada………….kkkkkkkkkkk

  81. Carlos Noiram

    é o que sempre falei e o que vemos atualmente, todo mundo apronta tudo na vida e depois vem querer se converter, só que nesse caminho, destruiu familias, pessoas e vidas inteiras, ai acha que Deus é sempre benevolente pq se converteu, acredito em conversoes e conversoes, se é que entende…

  82. Fabio de Marco

    Este reportagem é benção, pois é um alerta aos que amam a Deus e vivem em Cristo Jesus, creio que no Brasil isso tudo já foi identificado através de 6 denominações de grande expressão midiáticas, que pessoalmente não gosto de acusa-las com enfase, pois creio que em suas fileiras tem gente salva e menciona-las é dar força para os inimigos da Igreja de Cristo, porem não sou eu que não vou concordar com o que foi dito, pois a Palavra de Deus é um todo, seus estatutos perpétuos e seus mandamentos nunca foram excluídos por Jesus, vivemos a Graça por Cristo, mais vamos dar conta de tudo que fazemos e deixamos de fazer. Ahhhh o item 6 desta é o único que ainda não foi excluído no Brasil, embora preguem o dizimo de maneira deturpada pois não pregam a prestação de contas da igreja e quando pregam nunca apresentam relatórios e gastam em prioridades fora da ordem bíblica.

    Não seja crente sem confrontar os ensinamentos de Deus com oque seu líder fala e vive.

  83. Lucas Schnabel

    Não é só as igrejas que sobrevivem de dinheiro, pq TUDO se localiza no capitalismo. Mas que a realidade hj em dia é essa, é sim! Tudo que tem "tesouraria", entra e sai dinheiro de alguma forma, tem giro de capital pra continuar se "movendo", tem funcionários assalariados é considerado uma empresa. Ou seja, igrejas se encaixam perfeitamente nesse quadro. Quem disser que não, é hipócrita ou cego.

  84. Anônimo

    Roque Oliveira você precisa estudar mais a biblia antes de sair atacando as mulheres. veja em Filipenses 4;3 o que paulo diz. e outra muitas mulheres antigamente e hoje, fazem coisas que muitos homens não fazem.

  85. Lukutama Daniel

    amem

  86. Ricardo de Assis

    Só igrejas cristãs sobrevivem com dinheiro? Responde ai

  87. Roque Oliveira

    É verdade. Que eu saiba, Jesus não recebia salários para pregar o evangelho.
    .

  88. Roque Oliveira

    A mulher não pode se manifestar nas igrejas (e nem nos blogs gospel).
    .

  89. Lucia Santos

    É MAIS SE VC NAUM SEGUIR O QUE ELE FALOU E USAR SÓMENTE OS SEUS TEXTO ISOLADOS É HERESIA E FORA DO CONTEXTO TODO DA BÍBLIA!

  90. Pedro Augusto Romeiro

    Nossa como você é rebelde

  91. Pedro Augusto Romeiro

    Alguns pastores não concorda e chamam isto de heresias, mas depende da interpretação que a pessoa faz da Bíblia, concordo com alguns dos temas apresentados na matéria e discordo de outros, quem falou que esses pastores são a verdade?eu sigo a Jesus que disse " Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai se não por Mim"

  92. Afrodite Dpêches

    e logico que isso nao significa oba oba

  93. Afrodite Dpêches

    infelizmente para os pentecostais a graça de deus nos basta.a lei morreu em cristo e ponto.

  94. Jonatas Santuz

    haha eai prove que toda e a religiosidade esta coerente com a pessoa de cristo! Como sempre pensemos que o sacrificio é uma mentira, pensemos q ele não ressucitou, apenas pensemos… duvido a religião pregar o relacionamento com PARAKlEtOS! super abundante graça, super abundante comunhão, super abundante salvação! JESUS NÃO É RELIGIÃO

  95. Rafael Batista

    Verdade Emerson … Em João esta escrito, que aquele que fala que conhece a Deus mas não guarda os seus mandamentos e mentiroso e nele não esta a verdade.

  96. João Hernane

    Essas heresias não são novas ……..Para quem é crentes a mais de 20 anos sabe bem que essas heresias não são de hoje.. vem piorarando ano após anos de 2000 pra cá

  97. Anônimo

    E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
    Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
    Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

    Apocalipse 3:1-3

  98. Anônimo

    E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
    Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
    Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
    Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
    Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha

    Apocalipse 3:14-18

  99. FerNando Mendonça

    Desnecessário incluir o ponto 6.

  100. Emerson Pereira

    Graças a Deus, em minha denominação (IASD) sempre aprendi sobre a Lei e a graça de uma forma bem equilibrada. A lei existe e deve ser obedecida e a salvação é unicamente pela graça de Cristo. Sou perdoado pelo sangue de Jesus e obedeço por amor (João 14:15).

  101. Marcelo Gomes

    entrei no saite vi que o artigo era muinto grande nao li nada e depois sai da pagina kkkkkk

  102. Raphael Rodrigues

    Artigo riquissimo, Parabens ! Bom para alertar os cristãos na essência !