Página Inicial » Internacional

Falsa notícia sobre renuncia de pastor causa polêmica nos EUA

Notícia falsa sobre Joel Osteen ganhou repercussão nas redes sociais dos Estados Unidos.

por Jarbas Aragão


O famoso pastor e autor Joel Osteen lidera a maior igreja dos Estados Unidos, a Lakewood, com 45 mil membros. Desde o início de abril circulam pela internet informações falsas que ele teria abandonado a fé cristã, negado sua crença em Jesus e na Bíblia e rumores que daria início a uma nova religião.

O vídeo que mostraria imagens de manchetes sobre o assunto de sites de notícias, como a CNN, Drudge Report, The Christian Broadcasting Network e Yahoo! foi assistido 160 mil vezes em 10 dias.  Uma página de seu site pessoal afirma “[...] Durante muitos anos, venho questionando a fé, o cristianismo e se Jesus Cristo é realmente o meu ‘salvador’, ou de qualquer pessoa. Agora acredito que a Bíblia é um livro de história altamente inconsistente, falível, imperfeito, que provavelmente foi alterado centenas de vezes. Não há nenhuma evidência que a Bíblia é a palavra sagrada de Deus. Na verdade, não há nenhuma evidência que “Deus” sequer existe… Após ganhar milhões de dólares vou começar minha própria religião”.

Considerado um choque para muitos, as declarações, o material do vídeo e os tuites de uma conta do Twitter no seu nome formam um dos mais elaborados golpes contra o pastor e, até certo ponto, todos os evangélicos. Afinal, nada disso é verdade. O site www.JoelOstenMinistries.com parece quase idêntico ao site verdadeiro, mas seu sobrenome está escrito errado, é Osteen e não “Osten.”  O vídeo do YouTube foi postado na conta do site Serviço de Notícias Cristãs, que na verdade não existe.

Embora bem feita, a falsificação foi criada por uma pessoa que não quer se identificar. Mas declarou ao Huffington Post que tinha dois objetivos bem definidos.  Primeiro, queria mostrar que as pessoas, em especial os evangélicos, acreditam em tudo que veem na internet, sem se preocupar em verificar a veracidade da informação. Além disso, o homem diz “Eu queria mandar uma mensagem ao pastor Joel, com a esperança de motivá-lo a falar sobre assuntos mais sérios, como os venenos que colocam em nossos alimentos e na água, os tratamentos alternativos para a cura do câncer, etc. Ele tem um púlpito que comunica com quase todo o planeta e não o está usando para fazer o bem, fica apenas dando esses sermões leves, recheados de clichês de autoajuda… Do ponto de vista cristão, entendo por que ele sofre cobranças por estar pregando o “evangelho da prosperidade”. Ahh prosperidade só se for para ele mesmo! ”

Um porta-voz da Lakewood Church, em Houston, Texas, disse que Joel estava ciente dos “falsos rumores.” Entrevistado nesta segunda-feira pelo canal ABC News, Osteen negou as declarações atribuídas a ele e explicou: “Não posso impedir que esse tipo de coisa aconteça, mas escolhi dizer: ‘Deus, está em suas mãos “. Eu vou seguir em frente, continuarei cheio de alegria e vou aproveitar este dia”.

No dia seguinte, após a matéria na TV esclarecer muita coisa, surgiu nas redes sociais uma “entrevista nova” ao site Notícias Cristãs do Texas, onde “Joel Osteen” confirma que renunciou a sua fé. Mais uma vez era um material mentiroso, criado pelo mesmo homem que começou tudo. Ele firma que pretende continuar criando confusão até ver Joel Osteen mudar seu discurso.

“Já tenho advogado pronto e estou preparado, espero que a igreja não fique muito agressiva”, disse ele ao Huffington Post.


Leia mais...


Comentários

Comentários

  1. Hugo Ribeiro

    Cara ver os comentários aqui é ridículo, por isso que o cristianismo esta como esta no Brasil, as pessoas lêem metade das coisas, usam frases fora do contexto e por ai vai. Notícia falsa existem aos montes, por isso sempre procuro várias fontes pra ver se é verdade

  2. Mayara Valentina

    Facetas do Jornalismo meu caro ;)
    TÍTULO É APENAS PARA CHAMAR ATENÇÃO PARA O TEMA PRINCIPAL ;)

  3. Moisés Oliveira

    Já sabemos que o brasileiro, em geral, não gostar de ler (principalmente livros); contudo, eu não sabia que até pequenos textos, a exemplo das reportagens, estavam inclusos nesse vício da não leitura. Além disso, há aqueles que leem, mas são desprovidos de capacidade de interpretação, reflexão etc. Essas são as pessoas que formam o nosso Brasil e votam nos governantes que pouco (ou nada) se importam com fatos que tornem a população capaz de analisar e pensar criticamente.

  4. Moisés Oliveira

    kakaka

  5. Moisés Oliveira

    Alô! Alô! Conseguiu ler os meus "alôs"? rsrsrss

  6. Dieison Henrique

    Gospel Prime mudou o titulo agora. Brincou hoje a tarde ein? O povo não le vai espalhando falsa noticia…

  7. Galvao Esdras

    EVANGÉLICOS ACREDITAM EM TUDO QUE ESTA NA INTERNET….

    BURRICE …TODO MUNDO…!!!!

    MAS A IDEIA É ESSA DA PROXIAM MENTIRA OS EVANGEEEEEELICOS… NAO REAGIRAM ..POIS AGORA SABE É MENTIRA

    A ASSIM VAI… + UMA MENTIRA + OUTRA MENTIRA ..E VARIAS MENTIRAS REPETIDAS … ACABAM FIXANDO NA IDEIA DAS PESSOAS COMO VERDADE

  8. A Voz Que Clama No Deserto

    Reportagens que vale apena ler.

  9. Edna Santana

    Não generalize, nem todos os evangélicos são assim.

  10. Sue Helen Oliveira

    Rafa Salles Em fala, oq tem de errado com o titulo ?

  11. Katia Nunes

    lê toda a matéria, pelo amor de Cristo!!!

  12. Katia Nunes

    mas esse homem que está perseguindo o pasto é um chato, que cara chato, quer que o pastor diga o que ele quer, coisas sobre terapia alternativa, ervas que curam, tá louco. manda ele procurar um terapeuta ocupacional, não um pastor, se nos EUA não tem aqui no Brasil tem, e dos bons. Cara louco!!

  13. Nerli Andrade Nunes

    Milagre! O titulo mudou!

  14. Nerli Andrade Nunes

    Cada vez mais me decepciono com o Gospel Prime! Eu já estou me cansando desse site. Não fui atendido quanto a um pedido para excluirem comentários que fiz.

  15. Jeeicy Rodrigues

    Arrumaram o TÍTULO !!

  16. Otávio Coutinho

    Pessoal, leiam a matéria antes de fazer qualquer julgame

  17. Mara Rúbia Oliveira

    Ajusta o título.
    Mantendo-o nos deixa a impressão que é uma jogada para acessados o site.

  18. Robson Souza

    A palavra de Deus diz que nos últimos dias muitos apostatarão da fé.

  19. Laertt Ramos

    verdade tem colocar melhor esse titulo pios ate eu acreditei que esse cara renunicou mesmo

  20. Geraldo Magela Leal

    Gente, antes de sairmos por ai "compartilhando" post que nem sabemos a origem, temos que verificar a veracidade da reportagem, pois estamos na época das "montagens". Nem tudo que parece é..E uma vez que a gente espalhar um boato, depois para desfazer é mais difícil. Não sejamos ingênuos, mas, mais maduros em nossos comentários.

  21. Martoni Costa

    É irmão, mas acredito que o problema maior não é a falta de discernimento não, mas a falta de abito de leitura mesmo. Ler precisa ser o mínimo que os crentes precisam praticar já que nossa fé vem das escrituras. Assim que se revela uma deficiência terrível em nosso meio, baixa capacidade de leitura e interpretação de textos rsrsrsrsrsrs

  22. Carvalho Ana

    por acaso vc leu a materia toda? pelo visto nao ne

  23. Carvalho Ana

    a materia é mentirosa acorde!!

  24. Matheus Oliveira

    Mariana Borges Nunes , Devemos é ler a matéria toda :)

  25. Jeeicy Rodrigues

    Realmente, mas a intenção da pagina é que o ser humano é incapaz de processar a informação completa, acreditando apenas no que está nas "entrelinhas" no caso no título e o que torna pior já começam a JULGAR..

  26. Jefferson de Andrade

    Muitos Cristãos são completos ignorantes! Se cegam pelo que veem e ouvem, e não busco se aprofundar para ver a veracidade de determinadas questões. Pelo amor de DEUS! Está na hora de BUSCAR CONHECIMENTO povo Cristão! Criticar, fundamentar, argumentar, e não apenas ser um "robô" na sociedade.

  27. Martoni Costa

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  28. Valmir Ferreira

    GospelPrime me lembra o antigo Noticias Populares com esta chamada…

  29. Conceição Mendes

    Amigos, a matéria diz claramente que alguém criou um PERFIL FALSO utilizando o nome do Pastor, leiam novamente a matéria, usando os pontos e vírgulas corretamente, então vocês entenderão melhor… ELE NÃO RENUNCIOU!

  30. Joelia Carneiro

    As pessoas inventam o que querem para poder lucrar em cima disso…

  31. Joelia Carneiro

    Por isso o mundo virtual mim assusta!!!

  32. Piter Adams

    é, realmente nós cristaos as vzs acreditamos em certas noticias q sao vinculadas nesse meio! as vzs temos q ter discernimento e sabedoria para saber o q é falso e o q e vdd`ro.e temos q fazer igual ao pastor fez se algum dia alguem tambem fallasse algo q ñ fosse vdd sobre nós, entregue nas mas de deus, q deus com certeza sabe o q fazer……graça e paz.maior e oq esta em nos, do q o q esta no mundo..

  33. Carvalho Ana

    materia mentirosa e esse fake mentiroso usado pelo propio demo pra atingir o pastor deveria se converter

  34. Carvalho Ana

    ja ouvi as pregaçoes desse pastor ele é uma benção e pelo amor de DEUS a amteria é mentirosa acordem!

  35. Andressa Pinto

    Não é ele criaram uma pg fake…. tem que ler a materia toda gente….

  36. Cleuza Veiga da Graça

    PAGINA FALSA !!!!

  37. Elda Anizio

    Ele não negou sua fé! Eu lí a matéria toda!

  38. Alan Celso

    O povo que comenta aqui nem lê a matéria toda e já sai comentando besteira. O PASTOR NÃO RENUNCIOU! ESTÃO ARMANDO PRA CIMA DELE!!! LEIAM A MATÉRIA TODA ANTES DE COMENTAR, PELO AMOR DE DEUS!

  39. Kalina Oliveira

    LEIA A MATÉRIA COMPLETA!
    Afff :S

  40. Felippe Negrão

    Leu a matéria inteira? Não passou de um golpe que uma pessoa fez contra ele… Ele não desistiu e não negou nada… afff

  41. Felippe Negrão

    Leu a matéria inteira? Não passou de um golpe que uma pessoa fez contra ele… Ele não desistiu e não negou nada… afff

  42. Rodrigo Pereira

    pq colocar esse titulo na matéria? confusão não é de Deus!

  43. Felippe Negrão

    Leu a matéria inteira? Não passou de um golpe que uma pessoa fez contra ele… Ele não desistiu e não negou nada… afff

  44. Kristjano González

    E por isso que o brasileiro é um analfabeto funcional, não entende nem aquilo que ler.

  45. Dayane Linaro Buono

    São rumores falsos, ele não fez nada disso

  46. Felippe Negrão

    Leu a matéria inteira? Não passou de um golpe que uma pessoa fez contra ele… Ele não desistiu e não negou nada… afff

  47. Felippe Negrão

    Leu a matéria inteira? Não passou de um golpe que uma pessoa fez contra ele… Ele não desistiu e não negou nada… afff

  48. Cleumar Castro

    voce nao entendeu a materia , nao é verdade é um site falso .

  49. Alan Celso

    Leia a matéria toda, ele não renunciou. É outro cara que está fazendo confusão com isso.

  50. Mirtes Dantas

    Tudo mentira,um cara que armou tudo isso pra destruir esse pastor!

  51. Dayane Linaro Buono

    Página falsa

  52. Paula Clarissa

    Ele não renunciou, leia a matéria completa… Foi um golpe, cara… Tem que ler tudo ://

  53. Rafa Salles

    ninguém lê a matéria inteira, e o pior, é o GospelPrime querendo chamar atenção com um título desse.

  54. Joelia Carneiro

    O Mundo virtual mim assusta…

  55. Luis Sena

    Ele não renunciou…a noticia é falsa!!! Leia mais uma vez com atenção…

  56. Lua Mota

    amigo pelo que a materia diz um fake esta se passando pelo pastor nao é real a materia. julgar maioria dos pastores como pertubados é algo muito serio vamos ter cuidado

  57. Helen G. Toniatto

    A falsa página do pastor e deu vírus '-' NÃO ABRAM!

  58. Renato Satriani

    calma gente nao se preoclpe qdo ele ficar frente a frente com JESUS Ele tbem o renunciará como filho , fato !!!

  59. Pierre Stark

    Lê o artigo todo Preguiçoso…..

  60. Jonathan Goudinho

    Redação do Gospel Prime, consertem esse título. Totalmente incoerente com o conteúdo da matéria. Leva muitas pessoas a uma compreensão completamente equivocada do que está sendo reportado.

  61. Jeeicy Rodrigues

    Ninguém Lê a matéria inteira !!

  62. Carla Moraes

    Considerado um choque para muitos, as declarações, o material do vídeo e os tuites de uma conta do Twitter no seu nome formam um dos mais elaborados golpes contra o pastor e, até certo ponto, todos os evangélicos. Afinal, nada disso é verdade. O site http://www.JoelOstenMinistries.com parece quase idêntico ao site verdadeiro, mas seu sobrenome está escrito errado, é Osteen e não “Osten.” O vídeo do YouTube foi postado na conta do site Serviço de Notícias Cristãs, que na verdade não existe. ISSO FOI UM GOLPE! AFF.

  63. Lua Mota

    uma pessoa se passa pelo dito pastor ou ele de fato renunciou? que absurdo! só achei a materia confusa, se isso for verdade é mesmo lamentavel

  64. Moises De Matos Gil

    "Primeiro, queria mostrar que as pessoas, em especial os evangélicos, acreditam em tudo que veem na internet, sem se preocupar em verificar a veracidade da informação."

    É só olhas os comentários abaixo do meu para ver que de fato ele conseguiu…

  65. Juliana Rosa

    to dizendo é o começo do fim!

  66. Tiago Mazzini

    odeio isso.

  67. Jeeicy Rodrigues

    ELE NÃO NEGOU SÃO RUMORES, LÊ A MATERIA INTEIRA

  68. Carla Moraes

    Não posso acreditar que a pessoa le a matéria e não entende, leia novamente!

  69. Gutierry Alencar

    depois tem gente que acha ruim quando o Bispo Macedo fala que a maioria dos pastores são pertubados.

  70. Lucia Rodrigues Pinto

    prestem atenção no final da noticia, a pessoa que disse isso não é o mesmo.

  71. Lennon Rubens

    Fui abrir a falsa página do pastor e deu vírus '-' NÃO ABRAM!

  72. Daiana Oliveira

    O Despertar da Essencia, vc leu a matéria toda?

  73. Max Welder Vitor

    jesus ta voltano

  74. João Mello

    Vai ser negado também no dia do Juízo,

  75. O Despertar da Essencia

    Lamentavel!