Página Inicial » Ciência & Tecnologia

Igreja substitui Bíblia por tablet

Cada fiel pode acompanhar a missa em um aparelho eletrônico

por Jarbas Aragão


Uma pequena igreja em Mickleover, na região central da Inglaterra, parece ter iniciado uma revolução tecnológica na Igreja Católica. Os participantes das missas na Igreja de Saint John usam aparelhos de última geração conectados por wi-fi para seguir o ritual milenar.

Apostando na familiaridade das pessoas com aparelhos eletrônicos, a pequena paróquia substituiu de vez a Bíblia por tablets, que se mostraram especialmente úteis aos mais idosos, que têm dificuldade em ler no papel.

A pequena igreja acredita que essa migração é uma tendência inevitável. Graças a doação de uma empresa de serviços de wi-fi, cada fiel tem agora seu próprio tablet para acompanhar os hinos e as leituras, quando necessário. Desse modo o templo não precisa desfigurar o altar com telões e projeções.

O padre Alun Rowlands, responsável pela mudança e pela paroquia, comemora: “Estamos muito animados com esse progresso e cheio de expectativa para ver como podemos usar melhor essas tecnologias.”

“O interesse da Igreja pela Internet é uma expressão particular do seu antigo interesse pelas mídias sociais”, diz o Vaticano, em seu manifesto recente sobre “A Igreja e a Internet”. Sem dúvida, as novas formas de comunicação causaram impacto nas práticas e tradições da Igreja Católica.

Joseph Ratzinger, quando era papa, incentivou o uso de redes sociais para evangelização. Seu substituto, o Papa Francisco, herdou a conta oficial do papado (@Pontifex) que usa quase diariamente. Com informações de BBC.



Comentários

Comentários

  1. Angelo da Silva

    Tarcizio Filho O problema do digital é a energia, por isso tenho os 2 dois..

  2. Tarcizio Filho

    Nada substitui o papel!

  3. Angelo da Silva

    Para quem não tem ainda: Biblia JFA app. Muito bom. Propaganda de graça pois o app é bom…

  4. Brunno Gonçalves

    Orlandino Belizario Farias Farias isso vc tem razao
    Mais vai de bom senso de cada um
    Hoje com a biblia de papel na mao todos prestam a atençao no pastor??

  5. Brunno Gonçalves

    vai de bom senso de cada um
    Eu apoio <3

  6. Natalia Vitoriano

    EU JÁ TO LENDO A BIBLIA TODA A PARTIR DO MEU SMARTPHONE . LEIO ANTES DE DORMIR ATRAVÉS DELE FICO ATÉ 2 DA MANHA LENDO E DURANTE O DIA USO O TABLET E A BÍBLIA EM PAPEL PARA REFORÇAR MEUS ESTUDO. E JÁ VEJO A DIFERENÇA EM MIM COMO CRISTÃ. DEUS TEM ME ABENÇOADO MUITO.

  7. Vane Garcia

    Excellent answer!

  8. Orlandino Belizario Farias Farias

    Eu digo "Perigoso" pelo fato de as pessoas deixarem o livro e terem o habito a abri-la e se desligarem do sermão ministrado pelo pastor, mosionario… e de estar navegando ou mandando mensagem para os amigos, olhando mensagem, então essas coisas tira a reverencia a Deus.

  9. Pinho Borges

    A Bíblia é a mesma. O que muda é a apresentação. Pedra em Moises, papiro em Paulo. papel em Gutemberg e agora eletrônica. Imagine ir a igreja com as tabuas da Lei.

  10. O Despertar da Essencia

    De boa, Mantendo-se as letras e os sentidos das Escrituras….

  11. Fernando D. Lima

    Marcos Torres: temos que acostumar, meu amigo, infelizmente! Hj as pessoas dão "opiniões" sem embasarem em uma ideia ou em alguma linha d pensamento… ou até msm não embasar em nada… somente dar opinião que tenha ao menos coerência. Não digo isso em resposta ao José Dos Reis… mas a tds que agem assim hj!

  12. Anônimo

    Mais também, com o tanto que eles roubam dos fieis, seria até uma vergonha, não haver tecnologia nas igrejas.

  13. Marcos Torres

    Não digo que tal igreja subistitui Bíblia por tablet. Antes Bílbia em papel por Bíblia em aplicativo para aparelhos eletrônicos. É a tecnologia!! Os frutos da ciência sendo usados em prol do reino de Deus. Muita coisa pode ser feita para o acesso e transmissão ampla da palavra de Deus. Inclusive à longas distâncias! Tenho minha bíblia em livro de folhas de papel. E sempre vou manter uma em casa. Mas também tenho um aplicativo da bíblia em meu smartphone. E ler nos aparelhos eletrônicos como tablets e smartphones trazem facilidade para o entendimento e a comprenssão da palavra de Deus. São uma mão na roda! Trabalhos que podem ser feitos com o uso da tecnologia para a propagação do evangelho são enormes.

  14. Marcos Torres

    Orlandino Belizario Farias Farias Que isso! Que perigo?? Você não tem um aplicativo da biblia ainda no PC? Ou um aparelho tablet ou smartphone para leitura da bíblia? hehehe

  15. Marcos Torres

    Jose Dos Reis Que que é isso!! kkkk Você não está com uma máquina fotográfica nessa foto?

  16. Eliane Santos da Silva

    nada melhor do que ler a palavra de Deus , e quem garante que os fiéis estão lendo a biblia mesmo ei! não troco a palavra de cristo por nenhum aparelho eletrõnico

  17. Jose Dos Reis

    O espirito do anticristo esta amando essas ideias! Está ficando do jeito que ele quer! Falta pouco Igreja do Senhor… Falta muito pouco!" Ora vem Senhor Jeus!!!!"

  18. João Hernane

    Nada ver….palavra de deus é a mesma de ontem hoje e sempre e amem..o que muda é pratissidade…As coisa mudam nesse mundo e a tecnologia tbm,mas quem é sabio ea sabedoria da palavra de deus e o valores que biblia ensina essa muda jamais ontem,hoje e sempre e amem

  19. João Hernane

    .palavra de deus é a mesma de ontem hoje e sempre e amem..o que muda é pratissidade…As coisa mudam nesse mundo e a tecnologia tbm, mas quem é sabio ea sabedoria da palavra de deus e o valores que biblia ensina essa muda jamais ontem, hoje e sempre e amem

  20. Silvia Cavalcante

    Nada pode substituir a Biblia Sabrada. Por maior que seja a tecnologia.

  21. Rodriguinho Hilario

    porque?

  22. Orlandino Belizario Farias Farias

    Isso é um grande perigo!