mundo
In God we trust: Corte Suprema recusa pedido de ateu para tirar referência a Deus do dólar
A Corte Suprema dos Estados Unidos recusou na segunda-feira (7) o pedido de um ativista ateu para que seja retirada das moedas e das cédulas do dólar a inscrição In God we trust (Confiamos em Deus). Como a Corte não colocou o assunto em apreciação, não há informação sobre a justificativa da recusa.
O advogado Michael Newdow, que é diretor da associação ateísta FACTS, entrou com um pedido de inconstitucionalidade com o argumento de que o Estado é laico e, além disso, a mensagem é discriminatória porque promove uma religião monoteísta.
A inscrição foi introduzida nas moedas nos anos 70 do século 19 e nas cédulas, nos 50 do século 20. Uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup em 2003 revelou que 90% dos norte-americanos gostam da referência a Deus em seu dinheiro.
O advogado já tinha obtido uma sentença desfavorável em uma ação em que contestou o Juramento de Lealdade que faz menção a Deus e que é obrigatória em escolas de alguns Estados.
Newdow informou que vai encaminhar à Corte Suprema um pedido de reconsideração. Ele disse saber que o seu pedido tinha poucas chances de ser apreciado pela Corte, mas o seu objetivo, com a ação, foi manter na imprensa uma discussão sobre da laicidade do Estado, na expectativa de que um dia, quanto a isso, a Constituição venha a ser cumprida.
A inscrição já tinha sido submetida a um tribunal de instância inferior, o de San Francisco, que a considerou constitucional porque não advoga nenhuma religião. Para o tribunal, a frase “Confiamos em Deus” é “cerimonial e patriótica”.
Para Newdow, decisões como essa confirmam que os ateus são hoje o que os negros e homossexuais já foram nos Estados Unidos: vítimas de ferrenha discriminação.
Fonte: Paulopes
-
mundo5 dias atrásCristãos de Gaza enfrentam cenário de incertezas e medo
-
música2 dias atrásPrima de Ana Castela, ministra de louvor morre aos 36 anos
-
igreja4 dias atrásPastor que barrou liberais na Igreja Batista morre aos 84 anos
-
política3 dias atrásSonaira rebate Padilha sobre gravidez precoce em igrejas
-
justiça4 dias atrásProfessor é condenado por sugerir guilhotina para filha de Justus
-
mundo4 dias atrásLuteranos na Noruega se curvam à agenda LGBT
-
mundo4 dias atrásPastor brasileiro opta por se autodeportar dos EUA
-
política4 dias atrásVereadora contesta e peça woke para crianças é cancelada
-
igreja perseguida4 dias atrásCristãos sob ameaça do Estado Islâmico em Moçambique
-
política3 dias atrásDaciolo anuncia intenção de disputar a presidência em 2026
-
igreja2 dias atrásFiel toma bronca de pastor por doar menos de US$ 2 mil
-
mundo2 dias atrásRei Charles e papa Leão XIV em encontro histórico no Vaticano