Página Inicial » Internacional

Maioria dos cristãos não entende o que é ser membro de uma igreja

Menos de metade dos fieis disse que foi convidado a ser membro de sua igreja

por Jarbas Aragão


Um novo estudo do Instituto de Pesquisas Grey Matter mostra que existe grande confusão e ignorância entre os cristãos sobre o significado de ser membro de uma igreja.

A pesquisa foi realizada entre adultos que afirmaram participar de uma igreja local. O estudo perguntou se essas pessoas foram convidadas ou não a fazer “qualquer tipo de adesão oficial à organização”. Apenas 48% disseram que foram convidados a fazer algum tipo de adesão oficial, 33% acreditam que isso não é importante, e 19% são não têm certeza.

A maioria das grandes organizações religiosas faz esse tipo de convite. As dez maiores denominações cristãs dos EUA oferecem algum forma de adesão oficial: Igreja Católica Romana, Convenção Batista do Sul, Igreja Metodista Unida, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Igreja Evangélica Luterana, Assembleia de Deus, Igreja Presbiteriana, Igreja Luterana – Sínodo de Missouri, Igreja Episcopal e Convenção Batista Nacional dos EUA.

Mesmo assim, entre os fieis dessas 10 denominações, apenas 44% dizem que sua igreja lhes pediu para serem membros, enquanto 39% disseram não terem sido convidados, e 17% não tem certeza.

A importância de uma “membresia oficial” é muito mais comum entre evangélicos do que entre os católicos romanos. Entre os membros de uma igreja protestante, 56% dizem que sua igreja exige que o fiel se torne um membro. Apenas um terço dos católicos acredita que isso é necessário.

Entre as pessoas que frequentam as nove maiores denominações não católicas dos EUA, 69% dizem que um convite para adesão oficial é oferecido, 9% afirmam não há necessidade de adesão oficial, e 21% não tem certeza.

Por outro lado, os evangélicos são particularmente propensos a acreditar na exigência que sua igreja faz de o fiel ser membro (72% contra 44% entre todas as outras confissões de fé).

Entre as pessoas entrevistadas, 78% afirmam serem membros de sua igreja, enquanto 21% frequentam, mas nunca se tornaram membros e 1% não tem certeza se é ou não membro.

Ron Sellers, presidente do Instituto de Pesquisa Grey Matter observa que muitas denominações continuam a medir seu tamanho segundo o número de membros, mas isso nem sempre é verdade.

“Menos de metade de todas as pessoas que frequentam templos religiosos acreditam que podem ser membros de sua igreja ou lugar de culto. Mesmo quando olhamos apenas para as maiores denominações protestantes que oferecem essa possibilidade, cerca de um terço dos que frequentam a igreja desconhecem que isso é uma opção. Quase quatro em cada dez pessoas que frequentam essas igrejas não pretendem ser membros. Temos que repensar o quão relevante são as estatísticas de membresia para medir a força de uma igreja nos dias de hoje?”.

Na análise de Sellers, muitos grupos religiosos não se preocupam tanto em estimular as pessoas a se tornarem membros ou enfatizar o quanto isso é importante. “As igrejas  locais  muitas vezes falam sobre os benefícios ou a importância de a pessoas que frequenta se tornar um membro, mas aparentemente as pessoas simplesmente não veem isso como algo necessário para a sua própria vida espiritual. Os grupos religiosos precisam entender o porquê isso acontece e começar a explicar a importância  dessa decisão. ”

“Não é de admirar que tantas pessoas estejam confusas. Algumas instituições religiosas têm várias maneiras de ver o fiel, falam em visitantes, frequentadores,  participantes, congregados, contribuintes, etc, mas não explicam muitas vezes com clareza o que é um ‘membro’  e algumas denominações não deixam claro  como pode ser feita essa adesão oficial”, conclui.

Traduzido de Greymatterresearch.com


Leia mais...


Comentários

Comentários

  1. Delcy De Carvalho Silva

    A diferença entre “frequentadores” e “membros” pode ser sintetizada numa só palavra: COMPROMISSO. Cristo é comprometido com a igreja. “… Cristo amou a igreja, e a Si mesmo se entregou por ela”. Ef 5:25. Ser membro de uma igreja não é como ser membro em um clube social ou outra organização. A maior parte dos membros de organizações são consumidores; a organização existe para servi-los. A Igreja de Cristo é uma comunidade completamente diferente – ser membro significa ministrar e servir, deixando de ser um consumidor para ser um provedor do amor de Deus e cuidar uns dos outros.Todo time possui uma lista de jogadores. Toda escola tem lista de chamada. Toda empresa tem folha de pagamento. Todo exército tem alistamento. Nosso país faz recenseamento e os eleitores têm o seu título. Ser membro identifica nossa família. A igreja primitiva mantinha uma lista de membros.(1 Timóteo 5:9). Jesus instituiu também o que chamamos de processo disciplinar. Mt 18.15-20). Portanto, aquele que tem o privilégio de viver a vida cristã em comunhão com outros louve a graça de Deus, do profundo de seu coração.

  2. Amanda Villaça

    por que temos que fazer carteirinha se na bíblia não fala isso, o pior é que quando viramos membro de uma igreja assinamos que concordamos com tudo o que ela diz e nem sempre todas as denominação agem correto, o pior e vestir a camisa de uma igreja e ate mesmo brigarmos, mais na verdade nos já somos membros do corpo de cristo quando aceitamos ele como nosso único salvador e seguimos os seus mandamentos..afinal o que Jesus manda é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a mim mesmo..e nem sempre nas igrejas é assim queremos ver mais união sem rótulos..e usar o dízimos para ajudar vidas e não grandes templos pois isso sim ta na bíblia.

  3. Bruno Farias

    Vou levantar um a questão: muitos nem entendem o evangelho de cristo pois os seus lideres não ensinam, eles deveriam ensinar que somos membros do corpo dos cristãos que são de fato convertidos em jesus onde ele é a cabeça, cristão que creem na sua morte e na sua ressurreição somos um corpo de cristão arrependidos, de cristãos que andam em novidade de vida e que reconhecem que pecamo todos os dias contra Deus. salvação é obra de Deus e não de pastores que chamam você pra levantar a mão e ir na frente. eles são falsos profetas. meu temor é que um dia vou me apresentar perante p julgamento de Deus e necessito ser mais parecido com cristo até chegar esse dia.

  4. Maria Caetano

    Ser membro e esta em comunhão , a cada dia ajudando aqueles , que esta em dificuldades em nosso derredor.Em Espirito e em verdade.

  5. Rosane Paulo

    Jesus é tudo na minha vida.

  6. Flavio Alexandre Vigneron

    TENHO ORGULHO DE SER EVANGÉLICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Flavio Alexandre Vigneron

    EU FAÇO PARTE DA IURD A 21 ANOS E SEI MUITO BEM O QUE É SER MEMBRO DA IGREJA, MEMBRO Ñ E SO SENTAR EM UMA CADEIRA E OUVIR A PREGAÇÃO , SER MEMBRO E GANHAR AQUELAS ALMAS SOFRIDAS E DESAMPARADAS AI NESSE MUNDAO

  8. Romilson Hillsong

    É O QUE MAIS TEMOS PELAS IGREJAS . "Crentes nominais"!!

  9. Jania Marta

    É só vinde á mim, vosso Reino nada. Querem que a Igreja tenha compromissos em distribuir cestas básicas em dia e que o salão da igreja esteja disponivel e limpo para os seus casamentos e de seus familiares.

  10. Debora Souza

    quem serve a deus é filjo de deus membros pessoas que estao na igreja que ja fazem parte dela

  11. Ronny Mesquista

    A verdade e que as pessoas hoje nao querem se torna um verdadeiro membro de sua Igreja,simplesmente para nao ter compromisso nem responsabilidade com a OBRA,querem ser "evangelicos"mas,nao querem fazer o "IDE"(Eliene Muraski)