Página Inicial » Ciência & Tecnologia

Moedas apresentam as imagens de Jesus mais antigas já descobertas

Descoberta arqueológica pode mudar história do cristianismo do século 1

por Jarbas Aragão


O arqueólogo e historiador Ronald Stewart está divulgando uma descoberta que pode mudar a maneira como a arqueologia vê a figura de Jesus. Ele acredita ter encontrado moedas datadas entre os anos 33 e 47 d.C. que trazem imagens da vida de Cristo.

O doutor Stewart explica que esse tipo de moedas cunhadas a mão eram parte de uma forma de arte popular, que teve início no tempo dos imperadores gregos, entre 336 e 300 a.C. O objetivo era fazer homenagens a pessoas importantes. Em geral, retratavam acontecimentos ​na vida de uma pessoa, com uma imagem do homenageado de um lado e o evento do outro. Esse tipo de objeto continuou sendo feito até o século 14.

As moedas encontradas por ele são de origem judaica. As imagens retratam uma série de eventos bem conhecidos da vida em Jesus, incluindo seus milagres e o julgamento perante Pôncio Pilatos. Portanto, de acordo com ele, são parte de uma série que ilustra “a vida, os milagres, a prisão, o julgamento, a execução e o sepultamento” de Jesus, conforme registrados nos Evangelhos. Calcula que seriam 50 moedas ao todo, por isso continua sua busca pelas que ainda faltam.

Ronald Stewart também é inventor. Para estudar essas moedas, usa um instrumento criado por ele mesmo para analisar desenhos macroscópicos. O aparelho fornece uma imagem 3D da moeda, que revela detalhes invisíveis ao olho humano.

Inicialmente, pensava-se que as moedas retratavam a vida de algum judeu importante, mas usando esse equipamento de alta tecnologia, Stewart foi capaz de obter mais detalhes sobre as ilustrações. Ele explica que só quem conhecia o relato dos Evangelhos pode entender as imagens. Como na época em que foram feitas, era grande a perseguição aos cristãos, possivelmente o artesão desenhou as moedas de tal maneira que só quem estava familiarizado com a vida de Jesus entenderia.

Trata-se de uma grande descoberta, pois a primeira imagem conhecida de Jesus foi encontrada na cidade síria de Dura Europos. Feita no ano de 235, retrata Jesus curando um paralítico. A primeira moeda conhecida que retratava Jesus era de ouro e só foi feita por volta de 692.

Stewart pretende colocar as que encontrou em exibição no ano que vem. Acredita-se que, se confirmada, sua descoberta será a primeira imagem de Cristo já retratada artisticamente. Não se tem notícia de qualquer desenho, pintura, ou escultura retratando Jesus feita nos primeiros dois séculos após a sua morte. Em grande parte por que os primeiros convertidos eram judeus e eles mantiveram a tradição religiosa de não fazer imagem alguma de Deus. Com informações Christian Telegraph.


Leia mais...


Comentários

Comentários

  1. Claudio Motta

    Engraçado é que fico lendo muitos católicos se achando donos da história de Jesus Cristo, como se a igreja fosse a dona da Bíblia.

    1° Lugar: O ANTIGO TESTAMENTO , não pertence a igreja católica e sim ao povo Judeu, pois trata-se da história deste povo. Para quem não sabe fique sabendo que Jesus e os apóstolos utilizavam o Antigo Testamento para anunciarem o evangelho.

    2° Lugar: O NOVO TESTAMENTO, contem apenas 4 evangelhos , 1 livro de atos e 22 cartas (incluindo Hebreus e Apocalípse) , esse patrimônio de escritos cristãos (NT), na verdade não foi produzido pelos católicos romanos e sim pelos seguidores de Jesus Cristo, que difundia várias cópias entre o povo convertido ao cristianismo do Oriente.

    Infelizmente ROMA destruiu muitos escritos na época em que ROMA perseguia a igreja cristã. Só com Constantino e por motivos políticos ele sessou 300 anos de perseguição, e foi daí que começou a bagunça, ele formalizou a igreja romana imperialista, tomou para sí os escritos e deteve as verdades do evangelho debaixo do seu governo, até que chegamos até 1517 de muita ignorância do ponto de vista Bíblico, vemos uma igreja corrompida, pois a mesma que tem a Biblia, não ensinava ao povo, pelo contrário escravizava o povo, obrigando-os a pagar INDULGENCIAS, VENDAS DE TERRENOS NO CÉU, ENTRE OUTROS ABSURDOS em nome de Deus!!!

    EVANGÉLICOS E CATÓLICOS VAMOS AMADURECER VAMOS LER A BÍBLIA, ISSO É O QUE IMPORTA, CONVERTAM-SE A DEUS E VIVAM PARA DEUS!

    FORTE ABRAÇO!

  2. Claudemir Brasil

    não duvido!

  3. Aldo Costa

    Afonso Celso Figueiredo, eu não entendo, se professamos a mesma fé, por quê estamos sempre em conflito? O apóstolo Paulo quando foi pregar em Roma, ele viu várias estátuas em homenagem aos deuses locais, e em um altar estava vazio, e ele questionou para qual deus era, responderam que esse altar era do Deus vivo, é nele que cremos, resumindo, vivemos pela fé, não precisamos de estátuas para direcioná-la. Um abraço!

  4. Rafa Dantas

    Se não existissem católicos não haveria pq Lutero e Reforma, e Talvez a Igreja de Cristo tivesse crescido plenamente na doutrina e alcançado todas as nações antes do séc 21. e no final de Tudo, aquele se adora um imagem, seja ela representação do que for, será condenado, pq Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa.

  5. Joselito Souza

    FICO FELIZ POR ALGUNS SELOS DE REVELAÇÃO ESTÃO SENDO ABERTOS PARA ULTIMA HORA DA IGREJA MILITANTE AQUI NESTA TERRA.

  6. Vera Wallen

    É INCRÍVEL COMO EXISTEM PESSOAS QUE AINDA SE DIZEM HUMANOS, VIVEM DISCUTINDO POR TUDO,SÓ ESTÃO PERDENDO TEMPO IRMÃOS, TANTA GENTE PRECISANDO DE SUA INTERCESSÃO E VC AI DESPERCEBIDO, VAMOS NOS UNIR POVO DE DEUS, SÓ DEUS PODE MUDAR, TRANSFORMAR, E AI TE PERGUNTO, QUEM SOMOS NÓS PARA SER DONOS DE TANTAS OPINIÕES, NOSSO DEUS DEVE FICAR MUITO TRISTE PELAS TANTAS LUTAS RELIGIOSAS. LEIA TIAGO 4 , FIQUEM NA PAZ IRMÃOS .

  7. Concurseiro De Plantão

    Irmão,

    "Não julgueis, para que não sejais julgados.
    Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
    E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
    Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
    Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão"
    Mateus 7:1-5

    Desculpe, mas, não sei o que é pior: acender uma vela, ou inventar coisas do tipo: toalhinha ungida, rosa da bênção, sacrifícios de fogueira "santa"… etc, etc. Antes de vc dizer o que os católicos vão fazer, porque não pergunta a si mesmo o que o seu pastor poderia fazer??
    Tem muitos aí enganando as pessoas com estorinhas de que tem coisas sagradas, ungidas em Israel… sei não, irmão. Acho que nem católico e nem os evangélicos têm MORAL para falar de alguém.
    Mesmo não tendo religião, reconheço que há pessoas sérias tanto em uma religião quanto na outra, mas no geral… está uma lástima.

    PS: Gostaria de saber por que os "cristãos" têm essa péssima mania de julgar os outros. Coisa que o próprio Jesus recomendou que seus seguidores não fizessem.
    Eu hein!

  8. Nerynno Sousa

    Afonso Celso Figueiredo vc está errado, idolatria é colocar qualquer coisa acima de Deus .. ta na cara que vc não entende nada de biblia ..

  9. Henrique John

    Gostei da resposta!

  10. Claudinéia Batista

    Cadê a imagem das moedas?

  11. Sandro Marques

    Afonso Celso Figueiredo outro exemplo:Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
    Colossenses 3:5

  12. Sandro Marques

    Afonso Celso Figueiredo "Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
    Êxodo 20:3-4

  13. Sandro Marques

    só se for no teu mundo imaginario bobão,o que temos que seguir é a biblia e não a uma doutrina que não tem nada a ver com JESUS,ONDE TEM DIZENDO QUE JESUS SE PROSTOU A ALGUMA IMAGEM DE SÃO PEDRO,SÃO JOÃO OU QUALQUER OUTRO SANTO QUE A INGREJA CATOLICA AFIRMA EXISTIR E FAZER MILAGRES?leia mais a bliblia antes de cometar qualquer coisa,viu?

  14. Sandro Marques

    Davi Albergoni e nem um catolico fanatico e idolatra ao se prostar a imagem nehuma

  15. Daniana M. Faria Nunes

    kkkkkkkkkkkkkkk

  16. Fabio Alex

    E se você crê, problema seu!

  17. Jesus Bordoni

    só falta inventarem uma imagem de DEUS…como sera que vai ser esse JESUS deles ,olhos azuis, barbudo cabeludo….esse segredo de DEUS o homem já mais vai descobrir….

  18. Mariana Fuzaro

    o q uma coisa tem a cer com a outra?

  19. Mariana Fuzaro

    Renan da Costa não precisa de provas bíblicas, as moedas provam.

  20. Mariana Fuzaro

    Cleilton Marques respeito é bom só para os evangélicos. O resto pode ser esculhambado à vontade.

  21. Mariana Fuzaro

    Alexandre Santos da Costa quer dizer que todas as pessoas que viveram durante os mil anos em que a Igreja Católica foi a única existente foram pro inferno? Que deusinho mequetrefe o seu hein, nem dá oportunidade de se salvar e cobra das pessoas que cumpram o que ele mesmo esconde delas, só para ter o prazer de atrormentá-las por toda a eternidade…

  22. Mariana Fuzaro

    Afonso Celso Figueiredo nem existiriam, porque Lutero saiu da católica, a única que existiu por mil anos.

  23. Henrique Leal Guedes

    Afonso Celso Figueiredo Perfeito!

  24. Wesley Bz

    ainda bem q são 50 moedas, pq se fosse 30, poderiam ser as amaldiçoadas de judas, afinal nunca vi ninguem colocar o nome de seu filho de judas..kkkk..sinal de q ninguem vai com a cara do cara..kkk

  25. Marcelo Massi

    Evangelista Wesley , a questão aqui nem é essa, o primeiro da lista fez uma crítica aos católicos e matéria simplesmente trata de um achado arqueológico.

  26. Evangelista Wesley

    Afonso Celso Figueiredo Estudo sobre imagens de escultura e idolatria
    Segue um breve estudo sobre o que a Bíblia diz a respeito de venerar,cultuar, prestar homenagem ou adoração a imagens de escultura, ídolos .
    Êxodo 20:3-4
    3 Não terás outros deuses diante de mim.
    4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Dt 4. 14-19 "Também o SENHOR me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir.
    Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
    Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;
    Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus;
    Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;
    Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. "
    Romanos 1:22-23
    22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,
    23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
    Isaías 45:20
    20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.

    Jeremias 51:17
    17 Embruteceu-se todo homem, de modo que não tem conhecimento; todo ourives é envergonhado pelas suas imagens esculpidas; pois as suas imagens de fundição são mentira, e não há espírito em nenhuma delas.

    "1- O QUE DEUS DIZ SOBRE A IDOLATRIA
    a) O ídolo não deve ser adorado (Ex 20.4-6).
    b) O ídolo traz maldição divina a quem o faz (Dt 27.15).
    c) O ídolo embrutece os que o fazem (Sl 115.8).
    d) O ídolo é mentira (Jr 10.14).

    2 – O QUE JESUS E OS APÓSTOLOS DIZEM A CERCA DA IDOLATRIA
    a) Devemos adorar a Deus em espírito e em verdade (Jo 4.24).
    b) Devemos conhecer o Pai como único Deus verdadeiros (Jo 17.3).
    c) Devemos conhecer a Jesus como único caminho e Porta (Jo 14.6; 10.9).
    d) Devemos orar apenas em nome de Jesus (Jo 15.16; 16.23).
    e) Devemos servir somente a Deus (At 17.25).
    f) Devemos nos guardar dos ídolos (I Jo 5.21).

    3-SETE MOTIVOS PORQUE DEUS ABORRECE A IDOLATRIA
    a) Porque Deus não compartilha a sua glória (Is 42.8).
    b) Porque só o sangue de Jesus nos leva a Deus (Hb 10.19).
    c) Porque nem Maria, nem os apóstolos e ninguém mais podem salvar
    (Hb 7.25; 7.28; 4.1; I Tm 2.5).
    d) Porque só Jesus é o caminho (Jo 14.6; At 4.12).
    e) Porque Jesus possui toda autoridade (Mt 28.18).
    f) Porque há um só Senhor (I Co 8.6; At 2.36; Lc 2.11).
    " Portanto, devemos fugir da idolatria (I Co 10.14); conforme a carta de Paulo, o apóstolo, aos gálatas (Gl 5.20), ele inclui a idolatria no grupo de pecados da feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões e heresias; também o apóstolo Pedro condena enfaticamente a idolatria (I Pe 4.3);
    No reino de Cristo e de Deus, os idólatras não têm herança (Ef 5.5).

    Desde o Velho Testamento Deus sempre chamou a consciência espiritual do seu povo contra a idologria: "(Ex 20:4-5) Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam."

    O próprio apóstolo Pedro condenou a adoração a santos, quando Cornélio prostou-se aos seus pés adorando-o, ele condenou tal atitude, é o que Atos 10.25-26, relata: "E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem."

    O apóstolo Paulo juntamento com Barnabé, rejeitaram rreceber adoração, está em Atos14: "11 As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós. 12 A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a palavra. 13 O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trouxe para as portas touros e grinaldas e, juntamente com as multidões, queria oferecer-lhes sacrifícios. 14 Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando 15 e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles;".

    Os anjos também se recusam a receber adoração idólatra:( Ap 22): "8 Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. 9 Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus."

    Maria, a mãe do Senhor Jesus, nas bodas de Caná da Galiléia, ao faltar vinho ela faz uma intermediação junto a Jesus, que está em Jo 2.3-5: "E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser." Maria achou graça diante de Deus (Lc 1.30), mas o seu relacionamento espiritual com Jesus era de uma mulher que se alegrava no seu salvador: "Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu salvador" (Lc 1.46-47). A salvação é para pecadores e é exclusiva em Deus por intermédio do Senhor Jesus.

    Leia atentamente a Palavra de Deus: (Sl 115:4-9) "Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo."

  27. Jesus Bordoni

    estão dizendo que a palavra de DEUS esta mentindo, quando vieram tentar o senhor JESUS com uma moeda com a imagem de césar dai a césar o que é de césar dai a DEUS o que é de DEUS.

  28. Anônimo

    estão querendo dizer que apalavra de DEUS esta mentindo quando vieram tentar o senhor JESUS. com uma moeda com a imagem de césar dai a césar o que é de césar dai a DEUS o que é de DEUS.

  29. Tania Sousa

    Tenho dó! Desse povo q coloca religião em primeiro lugar!

  30. Benilto Alves

    Afonso Celso Figueiredo "Só seria possível escapar da idolatria adorando um Deus do qual não se possa de forma alguma imaginar (ter uma imagem). Mas como saber, nesse caso, se é Deus?"
    Vc tenta fazer de Deus uma questão de filosofia quando o conhecimento de Deus se dá através da fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aqueles que o buscam creiam que ele existe…
    É impossivel ao homem atraves de sua mente limitada conseguir imaginar a Deus e Deus nem pede isso a nós pq ele sabe que pra nós isso é impossivel ao homem, não que chega a Deus mais é Deus que pela sua misericórdia chega até o homem e pela sua graça e pelo Espirito de Deus que conhece a profundezas de Deus e nos ensina comparando as coisas espirituais com as coisas espirituais enfim respondendo a sua questão é possível saber sim que adoramos a Deus sem recorrer a esculturas bobas que não falam, não ouvem, nem se mechem, é só fazer como fazia Davi, Elias, Eliseu, Paulo e todos essas pessoas que sabiam estar adorando ao Deus vivo, invisível mais real apenas por meio da fé, do Espirito, e da Santa Palavra de Deus, que é forma mais eficaz de se conhecer a natureza de Deus.
    Tem um Salmo talvez o 115 que diz quem adora imagens que, não falam, não ouvem, não veem acabam se tornando semelhantes a elas…
    Mas o Espirito testifica em nossos corações e nos diz que somos filhos de Deus.

  31. John John Machado

    A NOVA MODA EVANGÉLICA: MENTIRA COLETIVA EM BLOGS CRISTÃOS PELO MUNDO.
    SITE OFICIAL COM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DO ENTÃO ARQUEÓLOGO NÃO DIZ UMA PALAVRA SOBRE JESUS OU MOEDAS.

    Tem sido cada vez mais rotineiro o blog com cara de site, Gospel Mais, replicar as mentiras de blog evangélicos pelo mundo a fora. Além disso, FALSAS PESQUISAS em nome de cientistas reais, vivos e até mortos! TUdo para TENTAREM criar uma ponte entre ciência e bíblia. Algo logicamente impossível.

    Pois bem. DE CARA é possível estranhar o seguinte termo usado por "Tiago Chagas", Gospel Mais. "imagens representativas de Jesus ALARMOU ESTUDIOSOS DE TODO O MUNDO."
    Quando acharam o pitoresco e falso santo sudário, a notícia passou até no Fantástico e no Jornal Nacional. Em pesquisa sobre as tais moedas, NENHUM SITE OFICIAL DE NOTÍCIAS MUNDIAL relatou NEM MESMO uma noite mal dormida de QUALQUER pesquisador em relação a essas fantasmagóricas moedas.
    Nem CNN, BBC, scientific american, revista science… NADA. NINGUÉM.

    Gospel Mais citou "christian telegraph" como referência. E lá fomos nós.
    http://www.christiantelegraph.com/issue21852.html

    Este site disse que ESTE ABAIXO seria o que emitiu a notícia do arqueólogo. Pelo que notei, VÁRIOS outros sites evangélicos americanos apontavam a fonte como este mesmo link patético.
    http://www.independentarchaeologynotes.com/

    Agora me digam.. isso não tem cara de site de cristão maluco, QUERENDO plagiar alguém ou alguma coisa? Vocês acha mesmo que um arqueólogo PHD, só teria esse bloguezinho chinfrim, dando DESTAQUE a pseudo moedas com essa cara amassada de Jesus?

    Pois bem. Procurei então QUEM ERA Ronald Stewart. E encontrei ESTE site, não só com sua foto, mas com TODAS SUAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS OFICIAIS.
    E vejam só que curioso…. NEM UMA SÓ LINHA SOBRE MOEDAS OU JESUS.
    http://www.researchgate.net/profile/Ronald_Stewart/publications/

    CONCLUSÃO: MAIS UMA FALSA PESQUISA LANÇADA E COMPARTILHADA POR TODOS OS SITES CRISTÃOS.

    O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. Salmos 101:7

    O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna. Provérbios 17:4

    Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. 1 João 2:22

    OUTRAS MENTIRAS "CIENTÍFICAS" DO MEIO EVANGÉLICO.

    MICHIO KAKU: O FÍSICO TEÓRICO QUE TERIA DADO UMA ENTREVISTA AFIRMANDO QUE O UNIVERSO SÓ PODE TER SIDO CRIADO POR ALGUÉM "MATEMÁTICO". QUANDO NA REAL ELE FALA SOBRE "VIAGEM NO TEMPO".
    http://noticias.gospelmais.com.br/cientista-encontrado-evidencias-existencia-deus-63005.html

    MARGARET HUNTER: FALECIDA DESDE 2007, NOME DE PROFESSORA DE MATEMÁTICA FOI POSTO COMO RESPONSÁVEL POR FALSA PESQUISA SOBRE "LINHA DO TEMPO BÍBLICA".
    http://noticias.gospelmais.com.br/estudiosa-relatos-moises-genesis-coerentes-ciencia-62839.html?

  32. Denny Keyboards

    kkkkkkkkkk

  33. Neide Omena

    Tu tava lá foi!!

  34. Marcos Wilson Costa Almeida

    vc fala tanto e prova pouco..

  35. Sam Clever

    nooooooooooooooh!

  36. Maria Elizabeth Alves Sardinha

    overdeiro deus naõ gostaria ver os seus filihos si debatendo dessi jeito mais sim lovando a eli someti a eli

  37. Amadeu Santos Bispo

    AFONSOOOOO ,ESQUECE A IMAGEM E SINTA A PRESENSA DE DEUS….

  38. Marcelo Massi

    Thalita Pita , Sensata!

  39. Thalita Pita

    Aff, jura que vc ta discutindo com católicos ???
    Sou evangélica e pra te ser sincera evangélicos são tão ou mais idólatras de católicos.
    Não fique com raiva de mim, apenas se enxergue.

  40. Marcelo Massi

    Alexandre Santos da Costa , Lutéro apenas criou uma nova forma de idolatria, quem tem olhos que veja! E no mais, se não fosse o interesse político de se desvincular de Roma do então príncipe da atual Alemanha, na haveria reforma; estude um pouco antes de falar besteira. Você acha que não houve banho de sangue nas cidades reformadas?? Não era via de regra, mas muito sangue foi derramado! Se pegue na sua religião que eu me pego com Jesus, o Único!

  41. Mentirozo Web

    VERDADE SOBRE MOEDAS NO IMPÉRIO
    ROMANO 33 e 47 DC vejamos os imperadores Calígula Âncio, Itália , reinado 18 de Março de 37 a 24 de Janeiro de 41-Nomeou cônsul seu cavalo Incitatus. Ficou famoso por prostituir as esposas dos senadores, foi assassinado pelo pretoriano Cherrea , Cláudio Lugduno, Gália Lugdunense'(atual Lyon, França)reinado 24 de Janeiro de 41 a 13 de Outubro de 54-Conquistou a província da Britânia. Expulsou os judeus de Roma. Deixou-se dominar pelos libertos Palas, Narciso e Políbios, e por Messalina, sua esposa. Mandou matar Messalina e desposou Agripina, sua sobrinha. Foi envenenado por Locusta, a mando de Agripina;As moedas romanas, em circulação durante a maior parte da República e do Império Romano do Ocidente, incluíam o áureo (aureus, em latim), de ouro; o denário (denarius), de prata; o sestércio (sestertius), de bronze; o dupôndio (dupondius), de bronze; e o asse (as), de cobre. Estas denominações foram utilizadas de meados do século II a.C. até meados do século III d.C..A autoridade para cunhar moeda pertencia, primordialmente, ao governo central em Roma, que emitia moedas de metal precioso. As províncias romanas podiam cunhar moedas de bronze (de menor valor, portanto). Algumas províncias orientais cunhavam moedas de prata, mas apenas para circular em seu território e para atender uma necessidade local.

  42. Jane De Oliveira Calado

    Alexandre Santos da Costa ,boa falou tudo meu irmão

  43. Jane De Oliveira Calado

    Afonso Celso Figueiredo ,ah vai te catar rapaz,vcs é que passam a vida a tentar sabotar a fé dos outros ,sempre agarrados nessas porcarias dessas iamgens nojentas

  44. Jane De Oliveira Calado

    Alexandre Santos Da Costa, ahahahahha vc tem razão meu irmão gostei dessa , eles não precisam acender a vela eles simplismente já esqueçaram que só Jesus salva

  45. Mateus Costa

    Jose Carlos Flor, é uma pena que a grande maioria dos evangélicos é meramente evangélica como esse Alexandre,e a minoria realmente Cristã.Pena que a maioria é burra por não estudar as escrituras é cega por não querer se desvincular da religião e se aliar a Cristo.Não vale a pena discutir com gente que não tem conhecimento da palavra.Não dê vossas pérolas aos porcos.

  46. Herison Breno

    Alexandre Santos da Costa , meu irmão tenha compaixão, ele ñ sabem o que fazem.

  47. Luciano Germanotta

    Não na Bíblia por que não interessava mais que os primeiros cristãos usavam pinturas e ícones isso e fato

  48. Renan da Costa

    Provas BÍBLICAS?

  49. Ser Ana DC

    que nada que vai fazer isso é a igreja universal, tudo nas mãos deles vira amuleto.

  50. Luciano Germanotta

    Zero prá vcs protestantes kkkkkkk

  51. Luciano Germanotta

    E sempre vcs falavam que os primeiros cristãos não usavam imagem kkkk caiu por terra eles sempre usavam ícones e pinturas prá retratar jesus a igreja sempre foi católica

  52. Jufabio Ferreira de Costa

    Eles vao fazer um altar pra moeda, daqui uns anos vao achar uma cedula ou outra moeda com a imagem de aoarecida

  53. Davi Albergoni

    Muito me admira um homem que se diz convertido pelo evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo atacar seus irmãos católicos.

    As vezes fico me perguntando se a parábola do publicano e do fariseu está apenas na minha bíblia.

    Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
    O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
    Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
    O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
    Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
    Lucas 18:10-14

    Será que não estamos orando "graças a Deus que não sou como aquele católico, "idólatra e adorador de imagens"?

    Aos que se dizem evangélicos, que o evangelho transpareça. Evangelho que deixa transmitir intolerância e agressividade é, como disse Paulo, anátema e doutrina de demônios.

    Amigos, converta-mo-nos e tenhamos a ciência que sem a graça do Senhor nem evangélico, nem ateu, nem católico e nem Lutero tem chance alguma de salvação. Estamos todos no mesmo barco, o barco que só subsiste pela graça do Altíssimo!

    Enquanto ficarmos disputando e acusando irmãos de outras denominações, estaremos como os discípulos, que contendiam e depois não conseguiram expulsar um espírito mau.

    Pensem nisso. Que só o amor seja o nosso reflexo. Que as pessoas possam ver em nós apenas Jesus, e não um anti-católico ou anti-evangélico ou anti-qualquer-coisa.

  54. Paulo Francisco

    por que não tem na NET?

  55. Leo Ccpc

    Afonso Celso Figueiredo , não à argumento para a idolatria, idolatria é idolatria!!!!

  56. Karlalucas Amorim

    Alexandre Santos da Costa . Pelo amor de Deus deixa disto cara. Desagradavel vc hem !!!

  57. Cicero Junio

    Alexandre Santos da Costa e o cisco no teu olho como fica

  58. Alberto César Da Costa Maia

    Fora o discurso anti-católico, muitas vezes na boca de ex-católicos que querem mostrar serviço à nova religião e provar para si mesmos que a troca feita foi correta. Todo o estudo teológico dos evangélicos é feito em cima dos evangélicos sinóticos e quem estabeleceu o que era sinótico e o que era apócrifo foi a Igreja Católica. Portanto, esse discurso anti-católico tem muito de recalque e de política.

  59. Alberto César Da Costa Maia

    Engraçado como "ateu" vira ofensa na boca de evangélicos. E o mais interessante é que eles difamam os ateus, mas utilizam seus inventos. Bill Gates é ateu, dono da Microsoft e da maior entidade privada de filantropia; Mark Zuckerberg criador e dono do Facebook é ateu; Steve Jobs era budista (não acreditava em deus ou deuses), dono da Apple; várias tecnologias e remédios são inventados por cientistas ateus e usados por religiosos etc E eles não podem debater temas religiosos? Olha, quanta incoerência! O fenômeno religioso pode ser debatido por religiosos de forma teológica e também por ateus que se interessam pelo assunto, dando a ele um viés sociológico, filosófico etc

  60. Jackson Seixas Seixas

    Afonso Celso Figueiredo de fato a realidade ( dos objetos) sensíveis só pode existir através de nossa percepções e representações.Entretanto tais percepções não nos fornecem uma realidade perfeita mas sim distorcida. A realidade de Deus ( imutabilidade, eternidade,etc. ) não pode ser fruto de nossa representações ( que só pode ser captadas pelos nossos sentidos ). A realidade de Deus independe do circulo dos sentidos e da experiencia para existir. Nossos sentidos limitam-se apenas a nos fornecer a compreensão das coisas enquanto fenômeno e não da coisa em sim. Só quem pode Ser e conhecer todas as coisas em sua essência é Deus.Ademais, ter pensar DEUS através de imagens não é idolatria. Idolatria é prestar culto a tal representação quer seja metal ou física conferindo a elas as prerrogativas de Deus

  61. Teckas Pereira

    Danilo Hebrom Isso mesmo. Também concordo.

  62. Jose Carlos Flor

    Alexandre Santos da Costa ok…ja vi que sua tacanhice é muito grande…percebo que não foi capaz sequer de entender o que eu disse…nos meus comentários, aliás creio que não entende nem o que esrta escrevendo….ATEU? EU? REALMENTE NÃO VALE A PENA FALAR COM VOCE!!!!

  63. Alexandre Santos da Costa

    Jose Carlos Flor VAI SE CONVERTER AO EVANGELHO , NAO DEIXE SATANAS TE CONDUZIR . AQUI É DEBATE DE CRISTÃO NÃO DE ATEU QUE NUNCA PEGOU EM UMA BIBLIA . VÁ LER PRIMEIRO DEPOIS VOCE PODE FALAR COMIGO .

  64. Afonso Celso Figueiredo

    MARQUES SANTOS Você escreveu: "Veja bem o que vc disse, que os evangélicos não teriam assunto se não fossem os católicos, pelo amor de Deus, em momento algum você se refere a idolatria, muito menos a analogia. Lembra da historia de Lutero? Quando lemos a bíblia em Gênesis, Deus, após o pecado do homem ele disse que enviaria um que pisaria a cabeça da serpente. E esse foi enviado e pregou o evangelho. Foi batizado na idade adulta. A verdade, que tudo isso aconteceu foi por causa da propagação do evangelho, o assunto que nós temos é em função de Cristo e não de quaisquer religião. se existiram ou existem, isso não quer dizer temos assuntos por causas e sim por Cristo, e pela palavra de Deus.

    Respondo:

    1 Você não sabe reconhecer uma frase de efeito quando a vê? Ora, ora, ora… Sobretudo quando tem destinatário certo?

    2. Se você acha que eu não me referi a idolatria e nem à doutrina da analogia, então fica claro para mim que você não leu o meu segundo comentário. Volte lá e leia com atenção.

    3. "Sumens illud Ave, Gabrielis ore, funda nos in pace, mutans Evae nomen". "Recebendo aquele Ave da boca de Gabriel, funda-nos na paz invertendo (mudando) o nome de Eva" canta um antigo hino.

    Em Gn 3, 15 lê-se "Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar." É bastante curiosa essa sua interpretação de "um" que pisaria a cabeça da serpente ser Martinho Lutero.

    Mas o texto deixa uma questão: quem esmagará a cabeça da serpente, a mulher ou a linhagem da mulher? O consenso da quase unanimidade dos exegetas é que a "linhagem da mulher" que esmagará a cabeça da serpente é Jesus, nascido de uma mulher, o Deus-feito-homem que para se fazer homem nasceu de uma mulher.

    Como dizia outro Afonso, esse sim, sábio, El-Rei Afonso X, o Sábio, em suas Cantigas de Santa Maria:

    "Entr' ave e Eva, gran departiment' ha". (Em por
    tuguês medieval: Entre Ave e Eva grande diferença há". Como vê, para além dos exegetas, a compreensão de que a "linhagem da mulher" é Jesus nascido da Virgem Maria inspirou também a música.

  65. Teckas Pereira

    Afonso Celso Figueiredo Concordo consigo em certa parte, tudo pode ser idolatria se o homem assim o fizer e quiser, tudo que tenha mais valor que Deus, que se oponha é idolatria… Agora o ser humano é que tem de ter essa consciência, porque o evangelho de Cristo é precisamente levar o homem ao equilíbrio, à consciência. :)

  66. Alexandre Santos da Costa

    Jackson Seixas Seixas concordo para sentir DEUS em nossas vidas não precisamos de uma foto ou imagem para ter certeza que DEUS ESTÁ CONOSCO .ELE ESTA EM NOSSOS CORAÇOES

  67. Jose Carlos Flor

    Alexandre Santos da Costa Lutero – é SÓ MAIS um instrumento no processo todo TÃO IMPORTANTE COMO JUDAS SCARIOTES, OU COMO SIMÃO PEDRO OU SAULO DE TARSO – PAULO – tão relevante como CONSTANTINO,OU COMO WESLEY – EU E VOCE – todos não passam de instrumentos na realização daquilo que podemos chamar de A VONTADE SOBERANA DE DEUS!!!! ( AH, SE QUISER PODE INCLUIR AQUI O PAPA FRANCISCO!) – ATÉ MESMO O SERVIÇAL SATANÁS – POR ISSO A ELE FOI ORDENADO – PARA TRÁS…. consegue compreender isso?

  68. Sirene Afonso de Sousa

    Ninguém tem que provar que Deus é Deus; ele por se só prova que ele existe, pra que ficar falando de uma e de outra Religião??? De quem é de Deus de quem não é????? Se eu creio, amém…Se vc não crer problema seu…

  69. Marques Santos

    Afonso Celso Figueiredo: Veja bem o que vc disse, que os evangélicos não teriam assunto se não fossem os católicos, pelo amor de Deus, em momento algum você se refere a idolatria, muito menos a analogia. Lembra da historia de Lutero? Quando lemos a bíblia em Gênesis, Deus, após o pecado do homem ele disse que enviaria um que pisaria a cabeça da serpente. E esse foi enviado e pregou o evangelho. Foi batizado na idade adulta. A verdade, que tudo isso aconteceu foi por causa da propagação do evangelho, o assunto que nós temos é em função de Cristo e não de quaisquer religião. se existiram ou existem, isso não quer dizer temos assuntos por causas e sim por Cristo, e pela palavra de Deus.

  70. Rafael Garcez

    Afonso Celso Figueiredo Mais ou menos. Acreditar dessa forma é acreditar que os católicos criaram o Cristo e não foi bem assim. O evangelho chegaria aos dias de hoje pelas mãos dos muçulmanos, se fosse a vontade de Deus.

  71. Tania Charlene M. Barros

    As moedas encontradas por ele são de origem judaica. As imagens retratam uma série de eventos bem conhecidos da vida em Jesus, incluindo seus milagres e o julgamento perante Pôncio Pilatos

  72. Afonso Celso Figueiredo

    Jackson Seixas Seixas Por partes: 1. De fato Deus independe de nossas imagens (representações). Isso, entretanto, dá pano para as mangas: a realidade (inclusive Deus) existe independentemente de nossa percepção e de nossas representações? É uma questão com a qual se debateram alguns filósofos em seus piores pesadelos. Para mim, o melhor que podemos dizer é que a realidade só existe para nós por nossas precepções e representações. O que posso dizer a respeito do real para além de minha capacidade de percepção sensorial da capacidade de representação conceptual de meu intelecto?

    Se concordarmos que o real existe independentemente de nossas percepções e representações, de fato Deus independe de nossas imagens. Entretanto, nós dependemos de nossas representações. É só através delas que podemos pensar o real. Só podemos "conhecer" a Deus através das representações (imagens) que fazemos dele.

    Só seria possível escapar da idolatria adorando um Deus do qual não se possa de forma alguma imaginar (ter uma imagem). Mas como saber, nesse caso, se é Deus?

    2. Quando digo predicar um termo a respeito de Deus significa afirmar de Deus alguma coisa. Ao predicar a infinitude e a beleza de Deus, você atribui a ele esses dois conceitos. Esses conceitos dizem respeito primariamente às criaturas, e só secundária e analógicamente a Deus. Isso significa que esses termos dão uma imagem incompleta de Deus. Uma "falsa" imagem de Deus. Um ídolo. Não de barro, de pedra ou de madeira, mas um "idolo" conceptual. Como escapar disso, e adorar o Deus verdadeiro, que "habita em luz inacessível?" Ai, caímos outra vez: habitar, luz, acessível/inacessível são conceitos humanos.

    Como escapar do ídolo – compreendido em termos de imagem conceptual – feito por "mãos humanas"?

  73. Jackson Seixas Seixas

    Devemos crer no Deus que criou os homens e não no deus que os homens criaram!

  74. Jackson Seixas Seixas

    concordo com muitas das suas colocações. Todavia, é importante lembar que Deus em sua Essência Deus não é predicável nem tampouco trata-se de um fenômeno linguístico. Deus em absoluto independe de nossas imagens( representações conceptuais) para ser o o que é. Ora, é mais cômodo a razão e também mais lógico e factível aceitar que Deus simplesmnte É. Saber que Deus É, portanto não nos conduziria a uma idolatria de qualquer natureza e sim a um reconhecimento de sim infinitude e beleza!

  75. Afonso Celso Figueiredo

    Cleilton Marques Obrigado. Não tanto pelos parabéns, mas pelo teor de seu comentário.

  76. Afonso Celso Figueiredo

    O termo imagem pode ter vários sentidos. Por exemplo., 1. Representação gráfica, plástica ou fotográfica de ser ou de objeto. Ou a representação plástica da Divindade, de um santo, etc.

    Mas também podemos usar o termo "imagem" para designar a 2. representação conceptual de qualquer coisa, e, portanto, de Deus.

    Eu sei que o emprego dos termos imagem e ídolo em contexto evangélico quase sempre aponta para a proibição de imagens no sentido 1 acima. Entretanto, se você ler com atenção o meu post verá que transito imediatamente do sentido 1 para o sentido 2. É considerando o sentido 2 de imagem, como representação conceptual de Deus que digo que todos nós somos idólatras, porquanto adoramos uma "representação conceptual de Deus' construída por nós mesmos (um "ídolo construído por mãos humanas").

    Todas as "representações de Deus" (que, de fato, como você diz, ninguém viu), mesmo as da Bíblia, são representações elaboradas em termos de conceitos humanos. São, portanto, antropomorfizações de Deus.

    Transcrevo aqui, apenas para comodidade do leitor, o fim do meu segundo comentário:

    Todo termo comum predicável de Deus e da criatura, concerne primariamente às criaturas, e só secundária e analogicamente a Deus, pois só conhecemos a Deus por analogia com a criatura.

    É claro que para falar de Deus, ou para fazermos uma imagem (no sentido da representação conceptual) de Deus empregamos os mesmos termos que usamos para nos referirmos às criaturas. Contudo, a significação do termo se altera conforme se refira a Deus ou à criatura. Com relação a Deus sempre significa algo que transcende infinitamente a criatura. A distância que separa a criatura de Deus é infinita. Razão pela qual se denega ao homem qualquer conceito apto a transpor tal distância. Razão pela qual todas as imagens de Deus que fazemos são antropomorfizações de Deus. Razão pela qual todas as imagens de Deus (representação conceptual) que fazemos são falsas imagens de Deus. Feitas "por nossas próprias mãos"! (pus entre aspas porque tomo a expressão em sentido conotativo – "por nossas próprias mãos" aqui significa, por nós homens).

  77. Jose Carlos Flor

    Alexandre, aproveita o momento para aprender um pouco da história, um pouco sobre o sentido da idolatria nos tempos Biblicos de Moisés, e um pouco sobre o mesmo assunto pela ótica do próprio Cristo.. estou dizendo um pouco pois acredito que o seu cerebro não vai poder armazenar mais que um pouco só….se voce conhecesse História e deixasse de ser um crente de conhecimento mediocre, com certeza entenderia de inicio a relevancia dessa descoberta para o mundo Cristão, e não teria aberto sua fala aqui com essa idiotice, por outro lado PREGUE O EVANGELHO SEM DENEGRIR AS MANIFESTAÇÕES DE FÉ DE OUTRAS PESSOAS!…VA DIRETO AO PONTO – CRISTO É A EXPRESSÃO PERFEITA DO AMOR DE DEUS, O PAI, E NÃO O ACUSADOR DOS IRMÃOS! – são crentes como voce que impedem hoje um evangelismo eficaz, querem sempre ficar acusando o que acreditam ser defeitos na fé alheia, erros doutrinários dos quais não entendem! – Ah, aproveitando, a mão que digita aqui é tão pecadora como a mão de Lutero, tão pecadora como a mão que cunhou as moedas, tão pecadora como outras milhões de mãos que esculpem imagens…só não é tão pecadora como a sua mão…por essa razão as nossas mãos estão sob a GRAÇA DE DEUS REVELADA EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR EUNICO SUFICIENTE SALVADOR E não sob os OFICIOS DA LEI!!!

  78. Cleilton Marques

    Afonso Celso Figueiredo parabéns pela belíssima resposta. Agora, Alexandre Santos da Costa, por favor, tenha mais respeito pelos católicos, são pessoas que pensam como você que promovem a discórdia. DICA: RESPEITO É BOM…

  79. Jackson Seixas Seixas

    Afonso Celso Figueiredo porém Deus não tem imagem porque a Bíblia diz Que Deus nunca foi visto por ninguém!! Leia êxodo 33:20. A mente humana não possui capacidade de imaginar Deus pois Ele não tem limites físicos nem tampouco é algo determinado.

  80. Afonso Celso Figueiredo

    Marques Santos "[...] é por isso que a Bíblia que vocês não a conhecem [...]" -1. Vocês quem? 2. Como sabe que eu não conheço a Bíblia? De resto, eu não fiz nenhum comentário a respeito dela. Meu comentário se restringe ao conceito de idolatria e à doutrina da analogia. Acho que quem está passando vergonha é você ao me acusar de coisa que eu não fiz. O que sugere que você nem leu direito o que escrevi.

  81. Marques Santos

    Afonso Celso Figueiredo: Ainda bem que existiram e existem, é por isso que a bíblia que vocês não a conhecem diz, Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Hoje somos libertos e procuramos andar de acordo com a bíblia, não que andemos 100% por que isso é impossível, mas, tentamos. Procure conhecer a bíblia antes de fazer qualquer tipo de comentários. Leia e se informe das coisas para não passar vergonha quando escrever ou falar algo que não conhece.

  82. Afonso Celso Figueiredo

    Jackson Seixas Seixas Não, você não me decepciona. Suas observações não dizem respeito ao que afirmei acima.

  83. Jackson Seixas Seixas

    Afonso Celso Figueiredo desculpa decepciona-lo. Não sou evangélico porém sei que as história de Jesus não pertencem a igreja católica e nem tampouco as descobertas arqueológicas;mas a humanidade. Até mesmo o desenvolvimento teológico não pertencem a igreja Católica; mas pertencem a Agostinho, São Tomás de Aquino etc.. que por acaso ( e isto devido a uma questão política ) por ser a igreja católica a religião cristã predominante se apropriou dos saberes de tais homens ( que por acaso eram católicos).

  84. Eugênio Artioli

    Eis que aí não há idolatria, apenas amor ao próximo e, consequentemente, respeito às diferenças.

  85. Danilo Hebrom

    Davi Albergoni Pregamos o mesmo evangelho que Jesus pregou. Falamos das mesmas coisas que Jesus falou. Seguimos os passos de Jesus Cristo.

  86. Eugênio Artioli

    Quer mais idolatria que a que se faz com os pastores-artistas e os cantores gospel? Sou evangélico, mas não posso concordar com esse tipo de comparação e acabo sendo obrigado a concordar com o sr. Afonso Celso Figueiredo.
    E me desculpe sr. Alexandre Santos da Costa, endeusar mitos com Martin Lutero não seria igualmente idolatria?
    Jesus em momento algum fez tantas distinções entre os seres como fazemos nós os evangélicos, muito pelo contrário. Leia o novo testamento e veja que lindos ensinamentos Jesus nos traz e como Ele altera o velho testamento, mostrando que o Seu caminho e verdade é o amor ao próximo e não comparações efêmeras.

  87. Davi Albergoni

    Ainda bem que Jesus não era um evangélico intolerante…

  88. Phillipe Alcantara

    Alexandre Santos da Costa Martin Lutero tinha como proposta mudar a visão sobre as escrituras serem expostas para todos terem acesso, ele nunca criticou a maneira do qual igreja vivia isso já foi Calvino.

  89. Guilherme Ferreira

    Muito interessante!

  90. Maria Abrantes Pego

    novos canais TV Mundial
    Sky 175
    Oi 139
    Vivo 237
    Claro 133
    Ctbc 714
    Gvt 248
    Rede TV
    Parabólica 35

  91. Mario Jorge

    Custava colocar a imagem com zoooooooooom da moeda????

  92. Danilo Hebrom

    Afonso Celso Figueiredo. Idolatria é tudo aquilo que se coloca na frente de Deus. Idolatria não é só adorar uma imagens como os católicos adoram e fazem sem entendimento. Idolatria é tudo aquilo que se coloca na frente de Deus, por exemplo: Família, carro, trabalho, bicicleta, carro e etc… Deus diz através de sua palavra que não é permitido fazer imagem de alguma coisa que esteja nos ceus, na terra ou no mar. No novo testamento, o Apóstolo Paulo diz que toda imagem contém demônios, onde os mesmos recebem adoração daqueles que "rezam" por essas imagens. A igreja ainda vai cair em si um dia e vai começar a viver o Evangelho de maneira correta. Eu creio muito nisso.

  93. Afonso Celso Figueiredo

    Alexandre Santos da Costa Idólatras somos todos. O que é idolatria? Idolatrar é adorar um ídolo, isto é, uma imagem de Deus, muito mais do que o próprio Deus, ou um falso deus, muito mais do que o verdadeiro. A idolatria, nesse sentido, é "a religião dos outros". Dela só seria possível escapar adorando um Deus que não se possa de forma alguma imaginar (ter uma imagem). Mas como saber, nesse caso, se é Deus?

    Pode-se falar de idolatria, num sentido mais amplo, no caso de qualquer adoração de um objeto visível ou sensível, e mesmo de uma entidade qualquer, desde que se suponha que ela exista na terra. Adorar a Natureza, a Força, o Estado, a Sociedade, o Dinheiro, a Ciência, a História ou o Homem, é sempre idolatria.

    Todo termo comum predicável de Deus e da criatura, concerne primariamente às criaturas, e só secundária e analogicamente a Deus, pois só conhecemos a Deus por analogia com a criatura.

    É claro que para falar de Deus, ou para fazermos uma imagem de Deus empregamos os mesmos termos que usamos para nos referirmos às criaturas. Contudo, a significação do termo se altera conforme se refira a Deus ou à criatura. Com relação a Deus sempre significa algo que transcende infinitamente a criatura. A distância que separa a criatura de Deus é infinita. Razão pela qual se denega ao homem qualquer conceito apto a transpor tal distância. Razão pela qual todas as imagens de Deus que fazemos são antropomorfizações de Deus. Razão pela qual todas as imagens de Deus que fazemos são falsas imagens de Deus. Feitas "por nossas próprias mãos"!

  94. Alexandre Santos da Costa

    Afonso Celso Figueiredo ja pensou se DEUS não criasse martin lutero o inferno tava cheio de idolatra que troca JESUS POR IMAGEM FEITA POR MÃOS PECADORAS

  95. Afonso Celso Figueiredo

    Já pensou se não existissem os católicos? Os evangélicos não teriam assunto!!!

  96. Alexandre Santos da Costa

    ´ É CAPAZ DOS CATOLICOS DIZEREM QUE A MOEDA FEZ MILAGRE E ASCENDER VELA PARA A MOEDA E ESQUECER QUE JESUS É O VERDADEIRO E UNICO QUE FAZ .

  97. Marilene Ferreira

    kkkkkkkkkkkkkk quero verrrr

  98. Dyego Santos

    Imagem das moedas que é bom nada!!