Página Inicial » Brasil

Padre Fábio de Melo critica idolatria a Maria

Declarações de sacerdote irritaram católicos e alegraram evangélicos

por Jarbas Aragão


O padre Fábio de Melo é uma das maiores lideranças católicas do Brasil. Sacerdote, escritor e professor universitário, com pós-graduação na área de educação, ele exerce uma grande influência na igreja católica. Embora muitas vezes suas posições não são exatamente o que poderia se esperar de um padre conservador.

Recentemente participou do programa Altas Horas da Rede Globo, causando polêmica ao defender a união civil de gays, fazendo uma distinção do casamento religioso. Para ele, “são duas coisas diferentes”.

Na última semana um vídeo de uma pregação do padre foi colocado na internet e rapidamente se tornou popular nas redes sociais. Suas declarações que não chegam a dois minutos, atingem em cheio um dos dogmas da Igreja Católica e motivo de divisão há séculos entre católicos e evangélicos.

Fábio de Melo se diz com medo de o cristianismo ser “nivelado por baixo” no país e “a devoção mariana fora do seu lugar, tomando o lugar o Cristo”. Ele fez um apelo para a mudança de mentalidade, asseverando: “É Jesus que nos salva. É Jesus que nos resgata. É Cristo que nos liberta”.

Entre os comentários das redes sociais estão diversas críticas de católicos. “Este padre está falando por si, ele não está representando bem a igreja católica!”, disparou a internauta Beatriz Franco. Por outro lado, foi comemorada por evangélicos: “Ainda falta muito … Mas isso já é um grande sinal que as orações dos crentes em favor dos padres já está fluindo diante do trono de Deus”, escreveu o internauta Jairo Mello.

Assista as declarações do padre:


Leia mais...


Comentários

Comentários

  1. Selma Barbosa

    isso mesmo maria disse td so q tem uns e outros que não entedem isso

  2. Fabricio Freitas

    Minha fé me conduz ao bem e em virtude disso me aproxima de Deus, Santa Maria mãe do filho do homem sou seu devoto mãe de todos nós!

  3. Osvaldo Araujo

    Cada um tentando "criar " o seu DEUS de sua maneira e jeito.

  4. Charles-Erika Sousa

    Parece que o conceito esta mudando hein!

  5. Márcio Patrocinio

    Veja o significado de "veneração". Adoração. Só Jesus, o Cristo, é digno de todo louvor e adoração, ou veneração.

  6. Flavio Antonello

    A igreja católica romana foi criada por constantino todos sabem. a Igreja. Apostólica nasceu em Jerusalem no dia de Pentecostes. com referencia a Maria quem à chama de nossa senhora, esta negando a palavra de Deus que diz, primeiro timóteo c, 2;v5 A um só Senhor e e intercessor entre Deus e os homens o Cristo Jesus

  7. Rafael Gonçalves

    Deveria haver uma regra aqui para quando alguém utilizar palavras ofensivas o post ser excluído. Não é de hj que vejo essa falta de respeito.
    Eu iria comentar sobre a matéria e o vídeo, mas só de passar o olho em alguns comentários, achei melhor falar sobre a falta de respeito que está havendo aqui.

  8. Anderson Nascimento

    Geovana Dalcoquio isso mesmo,foi Jesus quem morreu por nós,Maria após ter concebido Jesus,ela teve relações sexuais com seu marido,teve portanto uma vida de uma mulher dona de casa,e teve mais 4 irmãos,portanto ela hj nem se estivesse viva não seria mais a "virgem" Maria que os católicos falam que ela é.leia este artigo e pegue a sua bíblia católica e leia estes versículos…De acordo com a Bíblia, Jesus teve quatro irmãos (Tiago, José, Simão e Judas) e também algumas irmãs (Mateus 12:46-50; 13:55-56; João 2:12; 7:3-10; Atos 1:14; 1 Coríntios 9:5; Gálatas 1:19). Por causa do mito de que Maria foi uma virgem perpétua, foi inventada a teoria que estes "irmãos" de Jesus são, de fato, apenas primos. Esta explicação é conveniente, mas contrária à evidência. Esta palavra "irmão" é usada 346 vezes no Novo Testamento e nunca significa "primo". Havia uma palavra para primo, usada em Colossenses 4:10, mas não é a que foi usada nos textos acima. É verdade que a palavra "irmão" é usada para a irmandade espiritual, mas todas as vezes que "irmão" é usada no Novo Testamento para uma relação de família física, ela simplesmente significa irmão. Se irmão significasse primo, em Lucas 8:19-21, Jesus estaria dizendo que sua mãe e seus "primos" eram aqueles que ouvem a palavra e a cumprem.

    Toda esta controvérsia é reflexo de uma tendência a dar a Maria uma honra indevida. Muitos pensam que Maria tinha e ainda tem uma influência especial sobre Jesus e que ela pode ser uma mediadora entre nós e Jesus. Mas veja quantas vezes, na Bíblia, Jesus mostrou que Maria não tinha uma capacidade especial para persuadi-lo. 1. Quando foi dito a Jesus que sua mãe e irmãos o estavam procurando, ele respondeu que considerava como sua mãe e irmãos verdadeiros aqueles que o obedecem (Mateus 12:46-50; Marcos 3:31-35; Lucas 8:19-21). 2. Quando a mãe de Jesus sugeriu que a falta de vinho na festa de casamento seria uma boa hora para declarar-se o Messias, ele recusou sua sugestão dizendo: "Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora" (João 2:4). 3. Quando uma mulher na multidão disse a Jesus: "Bem-aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram", Jesus respondeu: "Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam". Paulo concluiu em 1 Timóteo 2:5 que há "um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus".

    Maria parece ter sido uma mulher boa, uma discípula fiel (Atos 1:4). Mas não tem nenhum poder especial para persuadir Jesus e não foi uma virgem perpétua (Note também Mateus 1:25; Lucas 2:7). Jesus foi criado em uma família com mãe, irmãos e irmãs (Marcos 6:3).

  9. Manuel Mestre Custódio

    É assim mesmo! Só Jesus pode salvar! Ele é o Caminho a Verdade e a Vida.

  10. Lia Girão

    FELIZMENTE Jesus deu a vida por nós. Toda honra seja dada a ela.

  11. Bianca Barradas

    Para um católico falar isso irmão é um grande avanço, que continuamos orando para que o Espírito de Deus continue tocando nos corações .

  12. Bianca Barradas

    Isso foi um grande avanço, Glória a Deus! Jesus é quem salva, foi Ele quem morreu por nós e não Maria. Maria é um símbolo de santidade e fé, como ele disse: que posso ver Maria como um exemplo de santidade. Mas a adoração é para Jesus. Aos católicos que criticaram esse vídeo, é uma prova que andam adorando bezerros de ouro e não a Cristo Jesus, quando colocamos Jesus no lugar que é dEle, a criticas dessa forma, vocês são realmente cristão? Sigam a Cristo, esqueçam a religiosidade, isso não salva.

  13. Valcira Schmitt

    Geovana Dalcoquio .Depois ainda väo acusar de ser um Lutero na vida.Misericórdia.

  14. Valcira Schmitt

    Depois ainda väo acusar de ser um Lutero na vida.Misericórdia.

  15. Felipe Barbosa Santos

    a respeito de todas essa discussões um coisa o padre Fabio está certíssimo: É Jesus que nos salva. É Jesus que nos resgata. É Cristo que nos liberta”.

  16. Valdélia Cruz

    É muito triste em pleno século XXI as pessoas brigando por causa de religião. Não seria melhor pregar o amor de Cristo, e ser mais tolerantes às diferenças?

  17. Josué Elias

    Nina Pires , quem transformou água em vinho foi JESUS , o único que pode fazer transformação se chama JESUS ,Maria apenas fez um pedido ,e ela foi atendida , porque Maria era mãe na área material ,mas na área espiritual era serva ,e quem é servo transformado temente, fiel ,recebe o que pede
    MARCOS16: 17, agora deixo pra vc também o vesrsiculo15,
    SE VC QUISER TAMBEM, PODE FAZER MILAGRES MAIORES DO QUE ESTE , BASTA APENAS RECONHECER JESUS COMO UNICO SUFICIENTE SALVADOR DA TUA ALMA ,JOÃO 14;12
    AGORA MESMO VC SENDO USADO PELO SENHOR JESUS PARA FAZER MILAGRES CONTINUARA SENDO SERVO . tenha um ótimo dia

  18. Paulo Lima

    Não podemos nos enganarmos, precisamos orar, pedir sabedoria a Deus e anunciar a palavra do Senhor nosso Deus.

  19. Stfania Mendonça

    Esse padre é Muito sábio! E que o Cristo acima de tudo prevaleça!

  20. Paulo Lima

    Não podemos nos enganarmos, precisamos orar, pedir sabedoria a Deus e anuciamos a verdade de Deus!

  21. Bruno Mendonça

    “Este padre está falando por si, ele não está representando bem a igreja católica!”, disparou a internauta Beatriz Franco.

    Resposta: Muito pelo contrário, o padre está fazendo o certo em pregar somente á Jesus, pois o discípulo de Cristo não defende a religião dos homens, mas sim, ao Evangelho do Reino de Deus, pois assim nos exorta o Apóstolo Paulo: "Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor" [2 Coríntios 4:5a].

    GLÓRIA Á DEUS!!!

  22. Fábio Salgado de Carvalho

    Acho que as pessoas têm sérios problemas com interpretação. O padre Fábio de Melo não disse nada de mais. Se os protestantes estudassem só um pouco, saberiam que o próprio Lutero era devoto de Maria. Agora, não tem como discutir com quem não faz uso da caridade hermenêutica e quer entender o que quer e não o que o outro quer, de fato, dizer. Protestantes minimamente honestos como, por exemplo, o William Lane Craig ou o McGrath, sabem que não há idolatria alguma no Catolicismo enquanto doutrina e teologia. Disse o Craig: "A Igreja Católica não endossa de maneira alguma a adoração de estátuas de Jesus e Maria. A Igreja Católica se opõe à idolatria.". Há tanta idolatria entre os católicos quanto há entre protestantes. Era protestante, batista, e resolvi estudar para entender o que é realmente o Catolicismo. O resultado foi a minha conversão, cujo relato está no meu blogue:

    http://www.fabiosalgado.blogspot.com.br/2013/07/minha-segunda-conversao-como-um-ex.html

  23. Ricardo Sol

    Olha no meu ponto dr vista, temos que respeitar a Maria pois el foi uma mulher de Deus, mas nunca adorá-la. Adorá somente a Deus. Peço desculpas aos que a Maria idolatram, mas nunca fará nada por ninguém, pois o poder de libertar, curar, salvar, foi dado ao nosso Senhor JESUS Cristo. E este nome tem poder, creiam e serás liberto. JESUS eu te amo, e as palavras são poucas pra dizer, o que sinto por VC meu Rei e salvador.

  24. Dalva Costa De Araújo Cavalcante

    e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

  25. Wellington Bento

    Ele esta lendo a Biblia, gra¢as a DEUS, so falta deixar e verdade de cristo em primeiro lugar como a Biblia pede para todos nois que somos cristao

  26. Alfa Freitas Borges

    Protestante enxerga da forma que lhe convém. Manipuladores de informação. Pe. Fábio maravilhoso como sempre.

  27. Jorge Renato Bravo

    FALOU TUDO, E A HORA DA PROSTITUTA ESTA CHEGANDO COM GRANDE FUROR. "AGUARDEM"

  28. Rafael Aparecido da Silva

    E a mesma coisa q vc ir fazer uma consulta com o medico, imagine a mae do medico te consultando no lugar dele. Quem salva e o FILHO e nao a mae, so de vc saber os dez mañdamentos vai entender oq eu disse…sejam sabios…

  29. Karla Beatriz

    Glória a Deus!!! E Jesus Cristo que nos salva!!!

  30. Jaciel Ferreira

    ignorância pura, o que o padre falou, a igreja fala a anos, nada acima de cristo. não podemos colocar nada acima de cristo, e isso tem acontecido, porem abaixo dele temos intercessores e etc, isso ele deixa claro para quem entendeu.

  31. Wendell Karyelly

    Glória a Deus! falou só a verdade!

  32. Daniel James

    A MINHA OPINIAO E Q RELIGIAO NAO SALVA NINGUEM , O SIGNIFICADO DE RELIGIAO E RELIGAR, RELIGAR O QUE? O HOMEM A DEUS E PELO O Q EU VEJO HJ EM DIA EM DIA HA UMA INVERSAO DE VALORES GENERALIZADA ENTAO ESSAS BRIGAS SOBRE RELIGIAO NUNCA IRA CHEGAR A LUGAR NENHUM PQ CADA UM QUER DEFENDER A SUA RELIGIAO ENTAO NAO HAVERA UM BOM SENSO, E QUANTO AO CULTO A MARIA QUEM DIZ Q É PECADO NAO É NENHUM DOS EVANGELICOS E SIM A PROPRIA BIBLIA, E ESTA LA NA PROPRIA BIBLIA CATOLICA Q E A MESMA BIBLIA SENDO Q OS EVANGELICOS USAM AS MESMAS ESCRITURAS Q O POVO HEBREU USA, VEJA O LIVRO DE BARUC CAP: 6 O QUE DIZ LA, EU FUI CATOLICO 24 ANOS DA MINHA VIDA, ATE O DIA Q RESOLVI LER A BIBLIA, E NAO FOI NENHUM PASTOR Q ME FALOU NAO EU DESCOBRI LENDO AS ESCRITURAS SAGRADAS HJ EU NAO ME DEIXO LEVAR POR QUALQUER VENTO DE DOUTRINA – O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
    Efésios 4:14 HOJE EM DIA SOU EVANGELICO POR SER UM RELIGIAO Q MAIS SE APROXIMA DAS ECRITURAS MESMO ASSIM NAO E PERFEITA PQ, QUEM CRIOU A RELIGIAO FOI O HOMEM E O HOMEM E IMPERFEITO , MAIS QUANDO UM PASTOR FALA ALGO ESTRANHO VOU TESTIFICAR NAS ESCRITURAS PARA NAO ME DEIXAR SER INDUZIDO AO ERRO. Q DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VCS FIQUEM NA PAZ DE DEUS.

  33. Luciano da Conceição

    Alex Oliveira
    Tem um comentário que não foi redigido a você, desculpe!

  34. Luciano da Conceição

    Alex Oliveira.
    Você é unicista?

  35. Alex Oliveira

    Luciano da Conceição 2. Vamos ver um paralelo feito no Livro de Isaías e o Livro de Apocalipse. Mp Livro do profeta Isaías, lemos: Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Isaías 44:6 Agora Jesus diz em Apocalipse 22:13: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. (O verso 16 mostra que é o próprio Messias quem está falando isto)

  36. Alex Oliveira

    Luciano da Conceição, vou te responder no próprio Livro do Profeta Isaías. Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
    Eu, eu sou o SENHOR (Cristo é chamado de Senhor na Nova Aliança e nas Cartas de Paulo, e no livro do Apocalipse), e fora de mim não há SALVADOR (não existe outro salvador, apenas UM). Isaías 43:10-11.
    Se só há UM SALVADOR, porque foi Revelado ao Apóstolo Paulo que Cristo Jesus era SENHOR e também SALVADOR, se apenas existe UM? Vejamos o texto: Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no REINO ETERNO de nosso SENHOR e SALVADOR Jesus Cristo. 2 Pedro 1:11. Ué? Mas, Yahweh não é o único SALVADOR (agora existem 2), Ele não era o ÚNICO SENHOR? Agora existem 2…Mais textos que comprovam que Cristo nos salvou, sendo ELE SALVADOR de Todo Aquele que Nele Crer. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Filipenses 3:20…Antes crescei na graça e conhecimento de nosso SENHOR e SALVADOR, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pedro 3:18…Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 1 Timóteo 2:3…

  37. Luciano da Conceição

    Geovana Dalcoquio. Se você quiser me responder, me responda, quem é Jesus?
    Aí veremos quais são nossas crenças!

  38. Luciano da Conceição

    Geovana Dalcoquio, Quem aqui está atacando os Católicos? Quer dizer que o que ele diz é regra, um Padre que adora uma trindade inexisistente criada no Concilio de Nicéia no ano 325 depois de Cristo por Tertulianno! Atacar i´deias é uma coisa, pessoas outra, o que ele disse vai totalmente contra os ensinamentos de Cristo!

  39. Luciano da Conceição

    Geovana Dalcoquio. Quem disse que Maria é mãe do Cristo? Ela é mãe do Jesus homem ou Filho do Homem, expressão máxima da raça humana e profecia de Daniel capítulo 7:13. O Cristo é próprio YHWH
    ENCARNADO! Portanto Jesus é o Pai! Ela não tem nenhum estatus de Deus ou coisa no mínimo semelhante!
    Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.
    Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
    Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.

    Isaías 45:21-23

  40. Luciano da Conceição

    Antonio Carlos. Mas pediu que rezássemos com ela para que Cristo prevaleça entre nós! Agora eu te pergunto rezar com quem? O próprio Cristo nosso Pai disse: Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali eu estarei. Então vamos parar de papo furado!
    Dentro de uma semântica ele manda olharmos para a santidade de Maria como se ela estivesse viva junto ao pai. Biblicamente falando ela ressucitará com os mortos de igual modo em relação aos que dormiram no Senhor antes!

  41. Angelica Ito

    Não distorçam as coisas para um católico até que ele está enchergando êh de gloria em gloria.

  42. Angelo Merces

    Eder D. Luffy vc esqueceu da sua

  43. Andre Goffi

    bem como eu leio a BÍBLIA também sei que no evangelho de lucas, maria sobre a inspiração do espirito santo diz.: todas as gerações me proclamarão bem aventura porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso..(DEUS)…ou seja, a igreja católica venera com base de que somos parte dessas (gerações), seja, que também estamos de acordo a bíblia, mas engraçado que tem muitos evangélicos que estão praticamente adorando muitos pastores…só acho.

  44. Diego Silva de Freitas

    Geovana Dalcoquio Maria foi um instrumento de Deus, mas a minha bíblia e a sua não fala que ela subiu ao céu, e nem que ela é nossa intercessora, nenhuma criatura pode se equiparar com o Criador, Deus está acima de tudo e o nosso Advogado é o Senhor Jesus, não existe nenhum outro meio de nos achegarmos á Deus se não for por Jesus, recorrer á Maria é antibíblico, Deus condena á consulta a mortos, respeito muito sua opinião, resolvi dar a minha pq ja tive sua opinião um dia, mas mudou assim que comecei a ler a bíblia, te faço esse desafio, leia a bíblia para ampliar seus conhecimentos, mas leia mesmo como um perdido tenta decifrar uma mapa, pois assim vc aceitará essas palavras que traz libertação, cura e principalmente mudança de mente, falo á vc não para criticar-lo mas apenas pra expressar a minha opinião, cabe a vc julga-lo como importante ou não. Fica com Deus.

  45. Marcelo Alves

    Não vejo como critica a idolatria.Vejo sim um alerta, somente colocou Jesus Cristo no lugar em que ele sempre deve está nas nossas vidas, e nunca ser substituído por nada. “É Jesus que nos salva. É Jesus que nos resgata. É Cristo que nos liberta”.

  46. Osenhor Das Hostes

    CARO EDER, NO INFERNO TEM MUITO FOGO, E MUITOS ESTÃO NO MEIO DESTE FOGO POR TODA A ETERNIDADE PORQUE SE PROSTRARAM DIANTE DE UMA IMAGEM DE MARIA, JESUS E DE OUTROS SANTOS. LEMBRE-SE QUE POR TRÁS DE UMA IMAGEM SEMPRE TEM UM DEMÔNIO QUERENDO SE VENERADO.

  47. Nina Pires

    amar maria nâo è idolatrar,è amar a mâe de jesus que è nossa mâe, foi jesus quem falou para joâo….mulher eis ai o teu filho…filho eis ai a tua mâe, a muitas pessoas que idolatram o dinheiro, carro casa e depois vem diser que venerar e amar maria è idolatria?o que foi que maria fêz em bodas de canà?assim ela também intercede por todos nòs!

  48. Santos Nunes

    Vejam como de fato nossos amigos católicos adoram sim a maria, mesmo que não queiram reconhecer e nem admitir:

    O QUE É MARIOLATRIA?

    A idolatria é a forma pagã de adoração.

    1. Idolatria. O termo vem de duas palavras gregas: eidolon, “ídolo, imagem de uma divindade, divindade pagã” e latreia, “serviço sagrado, culto”.

    2. Adoração. Os dois principais verbos gregos para “adorar”, no Novo Testamento, são proskyneo, que significa “adorar” no sentido de prostrar-se; e latreuo, que significa “servir” a DEUS.

    Adoração à luz da Bíblia é Serviço sagrado, culto ou reverência a DEUS por suas obras.

    3. O culto a Maria. O termo “mariolatria” vem de Maria, forma grega do nome hebraico Miriã, e de latreia.
    Mariolatria É o culto ou a adoração a Maria estabelecidos pelo Catolicismo Romano ao longo dos séculos.

    Os principais elementos de um culto são:
    Oração (Gn 12., louvor (Sl 66.4), leitura bíblica (Lc 4.16,17), pregação ou testemunho (At 20.9) e oferta (Dt 26.10).
    Somente devemos adorar a DEUS.

    II. AS GLÓRIAS DE MARIA

    1. Maria no Catolicismo Romano. O clero romano vai além do que está escrito em relação à Virgem Maria.
    Segundo Alfonso Liguori no livro "As Glórias de Maria", canonizado pelo papa:
    “Nossa salvação será mais rápida, se chamarmos por Maria, do que se chamarmos por JESUS . . . A Santa Igreja ordena um culto peculiar à Maria”.

    2. A posição oficial do Vaticano. O clero romano nega terminantemente que os católicos adoram a Maria, o que é oficialmente confirmado pelo Vaticano.
    Dizem que Veneram-na:
    Conferindo com o marianismo dos católicos romanos, prova de maneira irrefutável que se trata de adoração.
    Se ajoelham diante de sua imagem, beijam a imagem, carregam em procissões sua imagem, ficaram cheios de fúria quando chutaram sua imagem, etc…
    O sentido não tem como fugir da verdade.

    III. MARIA NA LITURGIA DO CATOLICISMO
    1. As contradições de Roma. O Catolicismo Romano jamais admitirá que prega a divindade de Maria, da mesma forma que nega a adoração a ela.
    Maria é chamada , na reza Salve-rainha?
    De “Rainha do Céu”, o mesmo nome de uma divindade pagã da Assíria (Jr 7.18; 44.17-25).

    2. Orações a Maria. A Bíblia expressa ser somente DEUS onipotente, onipresente e onisciente (Jr 10.6; 23.23,24; 1 Rs 8.39).
    Os milhões de católicos estariam todos aguardando a vez de suas orações serem atendidas, numa fila interminável se Maria pudesse responder às orações de todos ao mesmo tempo, sendo que ela não é nem deusa e nem possui os atributos divinos de onisciência, onipresença e onipotência.

    3. Distorção litúrgica. A oração litúrgica dedicada a Maria e desenvolvida pela Igreja Católica Romana evoca: “Ave-maria cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto de seu ventre. Santa Maria, Mãe de DEUS, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte.
    A oração litúrgica dedicada a Maria e desenvolvida pela Igreja Católica Romana “Ave-maria" é uma abominação aos olhos de DEUS porque não é dirigida a quem de direito (1 Tm 2.5).

    4. Mãe de DEUS? A palavra grega usada para “mãe de DEUS” originalmente significa “portadora de DEUS”.
    É impossível que DEUS tenha mãe porque:
    A Bíblia diz que DEUS é eterno (Sl 90.2, Is 40.28).
    Não tem começo, nem meio e nem fim de dias.
    Ele existe por si mesmo (Êx 3.14).
    A Bíblia esclarece que Maria é mãe do JESUS homem e nunca mãe de DEUS (At 1.14).

    IV. OUTRAS TENTATIVAS DE DIVINIZAR MARIA
    1. “Cheia de graça” ou “agraciada” (v.28)?
    A forma grega da expressão “cheia de graça” vem de:
    Sua tradução correta é “agraciada, favorecida”, e não “cheia de graça”, como aparece nas versões católicas da Bíblia.
    A tradução “cheia de graça” não resiste à exegese séria da Bíblia sendo contrária ao contexto bíblico e teológico.
    Procede de um verbo grego que significa “outorgar ou mostrar graça”.

    2. O Dogma da Imaculada Conceição. Essa é outra tentativa de endeusar Maria, propondo que ela, por um milagre especial de DEUS, nasceu isenta do pecado original.

    3. O Dogma da Perpétua Virgindade de Maria. O clero romano defende a doutrina da perpétua virgindade de Maria, pois conclui que ela não gerou mais filhos além de JESUS.

    4. A família de JESUS. A Bíblia declara com todas as letras que José não a conheceu até o nascimento de JESUS (Mt 1.25).
    A Bíblia declara com todas as letras que José não a conheceu até o nascimento de JESUS (Mt 1.25).
    Os irmãos e irmãs de JESUS são mencionados nos evangelhos, alguns são chamados por seus nomes:
    Tiago, José, Simão e Judas (Mt 13.55; Mc 6.3).
    Veja, ainda, Mateus 12.47 e João 7.3-5. Afirmar que “irmãos”, aqui, significa “primos” é uma exegese ruim e contraria todo o pensamento bíblico.

    CONCLUSÃO
    As tentativas inglórias de fundamentar o marianismo na Bíblia fracassaram. As expressões: “O Senhor é contigo”; “bendita és tu entre as mulheres” (v.28) e “bendito o fruto do teu ventre” (v. 42), não são a mesma coisa que: “bendita és tu acima das mulheres”. Devemos esclarecer esses pontos aos católicos, com respeito e amor, mas discordando de suas crenças, com base na Palavra de DEUS. Muitos são sinceros e pensam estar fazendo a vontade de DEUS.
    A INTERCESSÃO DE CRISTO.
    (1) JESUS, no seu ministério terreno, orava pelos perdidos, os quais Ele viera buscar e salvar (Lc 19.10). Chorou, quebrantado, por causa da indiferença da cidade de Jerusalém (Lc 19.41). Orava pelos seus discípulos, tanto individualmente (ver Lc 22.32) como pelo grupo todo (Jo 17.6-26). Orou até por seus inimigos, quando pendurado na cruz (Lc 23.34).
    (2) Um aspecto permanente do ministério atual de CRISTO é o de interceder pelos crentes diante do trono de DEUS (Rm 8.34; Hb 7.25; 9.24; ver 7.25); João refere-se a JESUS como “um Advogado para com o Pai” (ver 1Jo 2.1). A intercessão de CRISTO é essencial à nossa salvação (cf. Is 53.12). Sem a sua graça, misericórdia e ajuda, que recebemos mediante a sua intercessão, nós nos desviaríamos de DEUS e voltaríamos à escravidão do pecado.

  49. Nina Pires

    é isso ai,parabèns pelas tuas palavras,a pessoas que nâo entenderam o que o padre quiz diser.

  50. Matheus Gastão

    Geovana Dalcoquio Êxodo 20:4 : Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

  51. Nina Pires

    o que foi que maria fêz em bodas de canà?

  52. Santos Nunes

    Um breve COMENTÁRIO.
    O culto a Maria é o divisor de águas entre católicos romanos e evangélicos. O clero romano confere a Maria a honra e a glória que pertencem exclusivamente ao Senhor JESUS. Essa substituição é condenada nas Escrituras Sagradas e, como resultado, conduz o povo à idolatria. Reconhecemos o honroso papel de Maria na Bíblia, como mãe de nosso Salvador, mas a Palavra de DEUS deixa claro que ela não é co-autora da salvação e muito menos divina. É, portanto, pecado orar em seu nome, colocá-la como mediadora, dirigir a ela cânticos de louvor.

    Na bíblia, a Palavra de DEUS diz:
    Hb 7.25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a DEUS, vivendo sempre para interceder por eles.
    CRISTO vive no céu, na presença do Pai (8.1), intercedendo por todos os seus seguidores, individualmente, de acordo com a vontade do Pai (cf. Rm 8.33,34; 1 Tm 2.5; 1 Jo 2.1).
    (1) Pelo ministério da intercessão de CRISTO, experimentamos o amor e a presença de DEUS e achamos misericórdia e graça para sermos ajudados em qualquer tipo de necessidade (4.16), tentação (Lc 22.32), fraqueza (4.15; 5.2), pecado (1 Jo 1.9; 2.1) e provação (Rm 8.31-39).
    (2) A oração de CRISTO como sumo sacerdote em favor do seu povo (Jo 17), bem como sua vontade de derramar o ESPÍRITO SANTO sobre todos os crentes (At 2.33), nos ajudam a compreender o alcance do seu ministério de intercessão (ver Jo 17.1).
    (3) Mediante a intercessão de CRISTO, aquele que se chega a DEUS (i.e., se chega continuamente a DEUS, pois o particípio no grego está no tempo presente e salienta a ação contínua), pode receber graça para ser salvo "perfeitamente". A intercessão de CRISTO, como nosso sumo sacerdote, é essencial para a nossa salvação. Sem ela, e sem sua graça, misericórdia e ajuda que nos são outorgadas através daquela intercessão, nos afastaríamos de DEUS, voltando a ser escravos do pecado e ao domínio de Satanás, e incorrendo em justa condenação.
    Nossa única esperança é aproximar-nos de DEUS por meio de CRISTO, pela fé (ver 1 Pe 1.5).
    (4) Note que CRISTO não permanece como advogado e intercessor dos que se recusam a confessar e abandonar o pecado e que se apartam da comunhão com DEUS (cf. 1 Jo 1.5-7,9; 3.10). Sua intercessão para salvar "perfeitamente" é somente para aqueles que "por Ele se chegam a DEUS" (7.25). Não há segurança nem garantia para quem deliberadamente peca e deixa de se chegar a DEUS por Ele (10.21-31; ver 3.6 ).
    (5) Posto que CRISTO é nosso único mediador e intercessor no céu, qualquer tentativa de ter anjos ou santos falecidos como mediadores e de oferecer orações ao Pai através deles, é tanto inútil quanto antibíblico

  53. Nina Pires

    jesus ama sua mâe maria, tambèm devemos amar, ela è nossa mâe,(idolatria )a muitas pessoas que idolatram o dinheiro,carro ,casas e depois vem diserem que amar e venerar maria è idolatrar.

  54. Santos Nunes

    As primeiras ornamentações e pinturas nos templos cristãos surgiram a partir do século III, a fim de representar o cenário e os fatos do texto bíblico. Já no século V, as imagens foram inseridas no contexto das gravuras existentes e começaram a ser usadas como meio de instrução aos analfabetos, uma vez que muitos freqüentadores dos cultos não tinham acesso a educação formal. Entretanto, no Concílio de Nicéia (787 d.C.), foi oficializado a veneração às imagens e relíquias sagradas. Quase cem anos depois, em 880, a igreja estabeleceu a canonização dos santos. Desde então, a Igreja Católica Romana ensina que para cada ocasião e dia da semana há um “santo protetor”. Em 1125, surgiram os primeiros ventos doutrinários concernentes a imaculada conceição de Maria – dogma definido em 1854. Em 1311, estabeleceu-se a oração da Ave-Maria e, somente em 1950, a assunção de Maria é transformada em artigo de fé. MUITOS DOGMAS DO CATOLICISMO por serem anti-bíblicos levaram séculos para serem "assimilados" – Veja como são introduzidos gradativamente:

    Dogmas (ou Decisões sem apelos de leigos).
    Observações sobre suas decisões.
    No Concílio de Éfeso, ano 431
    Declararam Maria como Mãe de DEUS.
    No Concílio de Latrão, ano 469.
    Determinaram que Maria não teve outros filhos.
    No Concílio de Nicéa, ano 787, instituíram o Culto à Maria (hiperdulia)

    A igreja foi hábil pedindo a uma mulher, a Imperatriz Irene, que presidisse o Concílio! Com esse estratagema conseguiram sensibilizar os bispos que aprovaram a nova devoção sancionada pelo papa Adriano I.
    O Dogma da "Imaculada Conceição" foi proclamada em 1854 pelo papa Pio IX,
    Por conta própria e sem consultar nenhum Concílio! – Esse papa verberou as liberdades de Consciência, de Culto, da Palavra e da Imprensa!
    Cem anos depois, em 1950 a velha Igreja Católica escorrega de novo, deixando a cristandade perplexa! –
    Baseando numa lenda infantil, de 15 séculos atrás, o papa Pio XII proclama a "Assunção de Maria !"Cogitam aumentar o peso de sua coroa proclamando- a "Rainha dos Céus, mãe de todas as graças”.Há entre eles quem deseje uma posição de Maria na Santíssima Trindade! – Abyssus, abyssum invocat!
    Imagem de Maria foi introduzida pela primeira vez nas igrejas no ano 450
    Para "CONTRABALANÇAR" com as formosas deusas pagãs que desfilavam nas procissões de Roma, inferiorizando o Cristianismo!…
    "Salve Rainha" no ano 1221
    O Catolicismo incentiva a devoção à Maria para sensibilizar e atrair o sexo feminino que mobiliza famílias e pessoas para as missas e "festas dos santos e padroeiros…"
    "Congregação Mariana" em 1563
    Instituída pelo jesuíta João Leunis
    Em 5 de março de 1967 na Capela Sixtina
    "Vamos a Maria, através dela chegaremos a JESUS!"
    A REZA "AVE MARIA" vem do ano 1317
    e difundida pelo papa João XXII anos 1316-34 , sugere Maria como Mediadora.
    O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi definido no ano de 1854.
    Santa Maria, mãe de JESUS, foi concebida sem pecado. Tal ensino está definido no Compêndio Vaticano II, pág. 105. As expressões "concebida sem pecado" e "imaculada" são comuns nas rezas e escritos romanos.
    pág. 1O9 do Compêndio Vaticano II
    Lê-se: "A Bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de Advogada, Auxiliadora, Adjutriz, Medianeira".

    ErdosEstudosSolaScripturaTTSeitasRomanismoCatolicismoRomano-Aislan.htm

  55. Marcela Menezes

    Gente, será que alguns protestantes não tem nada mais importante para se preocupar? Em vez de perseguir e criticar a doutrina do catolicismo, deviam procurar unir forças para lutar contra os males do mundo que são muito maiores! Oremos !!

  56. Geraldo Soares Soares

    Eder, encontre Jesus onde vc estiver, e verás quanto amor ele derramará no seu coraçao, removendo todo o odio.Isso nao é catolicismo.Os verdadeiros catolicos nao merecem essa imagem

  57. Lidia Domingues

    concordo com vc GETULIO LARGAM DO NOSSO PE COMO OS CATOLICOS ENCOMODA TANTO VCS EVANGELICOS,

  58. Josué Elias

    Atos 4,12:
    E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos
    JOÃO 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

    MARIA DORME NO SENHOR, COMO QUALQUER UM QUE MORREU SALVO EM CRISTO JESUS, OUTRA COISA MARIA NÃO INERCEDE POR NINGUEM , QUEM INTERCEDE POR NÓS É O PROPIO JESUS
    ROMANOS 8:34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

  59. Fono Fisio El Shaday

    Vms orar por isso!

  60. Fono Fisio El Shaday

    Concordo e oro por isso!

  61. Tião Sueli Tião Sueli

    na verdade deus fundou a igreja a sua palavra o cristianismo deus católico maçon e evangélico é o mesmo deus de todos ele ama a todos deus não tem religião mais lendoa palavra vc vai ver mais a igreja católica se conrrompendo ifelismente eu não queria isso , e no batismo criança na ostia, na idolatria apesar que a igreja católica é iluminartis adora é o sol pesquise!!!!!!

  62. Denise Azevedo

    As igrejas estão cheias de pessoas mas muitas de coracões vazios , sem olhar a Cristo o verdadeiro motivo de tudo , seja católicos ou evangélicos, ou que religião for estão esquecendo que Jesus veio e foi morto para salvacão de todos nos, e ele pediu que amassemos uns aos outros , mas esse amor que cristões dizem ter nunca vai se comparar ao verdaqdeiro amor de JESUS …

  63. Vanessa Ricardo

    Querido irmão, acrescento em tuas palavras o que o Profeta Isaías, considerado pelo cristianismo como o Profeta Maior da Bíblia, fala "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.(Isaías 42:8) . Falam que a Maria é que faz intercessão entre o homem e Deus, mas a palavra (Jesus) é clara quando diz o seguinte "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6) "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2:5).
    Fiquem na Graça do Senhor Jesus Cristo o único que morreu por nós na cruz

  64. Maria Engelmann

    Realmente, Maria NUNCA poderá toma o lugar do CRISTO, eu, como um católico conhecedor da doutrina ensinada pela Igreja, sei que Maria não deve ser o CENTRO, mas sim, CRISTO! As palavras do sacerdote, EM NADA, contradiz o que a IGREJA ENSINA………..apenas, está afirmando que muitos (como em qualquer lugar/ espaço /religião) chegam aos extremos……jamais troquei CRISTO por MARIA…..apenas respeito, amo a mãe do meu SENHOR.

  65. Celiane Santos

    Ele é um Padre sábio, só não entende isso quem é alheio e desconhece a verdade que Cristo nos deixou, "Ninguém vai ao Pai se não por mim", e a própria Maria sua mãe o respeitava como unico salvador. Então Parabéns Padre Fabio de Melo pela sua atitude. Se Deus quisesse que pessoas com santidade (Santos) tivessem o poder da salvação não teria enviado . Maria e bem aventurada e merece todo o nosso respeiro. Porem, Deus deu toda a honra, adoracao e glorias pro seu filhoJesus.

  66. Denise Assis de Oliveira

    Eder D. Luffy nao é pra pensar mais acho que quem não tem censo não pença porque esta cego e se alimentando das mentiras .se quer saber a verdade começe a ler a biblia de capa a capa que vc vai começar a entender e não vai mais criticar

  67. Saulo Duque

    Já já será excomungado rs

  68. Marilene Ferreira

    Idolatria. Apocalípse 22:15 Os que ficarão de fora da salvação. Veja também os 10 mandamentos.

  69. Getulio N. Corrêa Filho

    "Vocês tem que olhar para sua santidade e rezar com ela para que Cristo prevaleça entre nós"… (Pe. Fábio de Melo)
    Em algum momento o padre "atingiu em cheio os dogmas do Catolicismo"?

  70. André Estevam

    exodo cap20 e vers4"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Lv 26:1; Sl 97:7; 5 Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam

  71. Girlene Araujo

    Eder você falou igual aos fariseus quando se referiam a Jesus, criticando Ele quando se dizia filho de Deus, se você tivesse nascido naquela época com certeza seria um deles…

  72. Cleiton Lourenço Campos

    Padre Fábio receba a conversão em nome de Jesus.

  73. Geovana Dalcoquio

    E me responda se vc for capaz e quem deu seu sim para ser templo do espirito santo para que ''JESUS'' viesse ao mundo e infelizmente morrer por nossos pecados

  74. Rodrigo Fernando

    Geovana Dalcoquio sabem exatamente o que fazem, tentam manipular o povo com sua religião fútil.

  75. Felipe Santos

    “É Jesus que nos salvou. É Jesus que nos resgatou. É Cristo quem nos libertou". Somente ele é Deus ele é o Senhor o todo poderoso.

  76. Daniel Ferreira

    imundo e vc eder se converta a jesus vc precisa se liberta.

  77. Jorge Nascimento Oliveira

    SÓ ME LEMBRO DE LUTERO.

  78. Geovana Dalcoquio

    MISERICORDIA SENHOR ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM

  79. Geovana Dalcoquio

    Antonio Carlos não mesmo veneração por ''MARIA'' ser mãe de ''CRISTO'' POR FAVOR NÃO DISTORSAM AS COISAS PENSEM ANTES DE ATACAREM UM CATOLICO QUE NÃO FAZEM APOLOGIA COM SUAS CRENÇAS OBRIGADA

  80. Jones Botelho

    sou, cristão, mas a real realidade do protestantismo atual esta em decadência,, com muitas faltas e variações, o que a IGREJA CATÓLICA ROMANA errou no passado os protestantes de hj TEM ERRADO,,, PRINCIPALMENTE OS DE FACHADA ,, OS ERROS SÃO MUITOS SIMILARES, atualmente,,,…mas no meio disto e dos acontecimentos,, os que SÃO DE CRISTO SE MANIFESTARÃO. JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA,, TAMBÉM O ALFA E O OMEGA.

  81. André Estevam

    q falta de respeito comentando desse jeito, aposto q nossos irmãos católicos na grande maioria não agem assim, veneração é a mesma coisa q adorar,, será q são os protestantes q distorcem a bíblia, a começar pelo batismo, quando bebê não se batiza porque nenhuma criança tem a capacidade de crer

  82. Geovana Dalcoquio

    Padre Fabio deMelo por favor volte e de uma explicação para as pessoas entenderem que nós católicos não idolatramos ''MARIA'' mas sim veneramoos pq foi pelo sim de ''MARIA'' QUE ''JESUS'' se fez carne e abitou e morreu por nós

  83. Orquestra Shekinah

    concordo! Deus pode salva-lo!

  84. Anderson Nascimento

    Afinal,quem morreu por nós foi Jesus e não Maria,só existe um mediador entre Deus e os homens,a saber :Jesus

  85. Marli Rheded

    Deus seja louvado na vida deste homem!!

  86. Eder Portigas Ace

    É pra rir?

  87. João Batista da Silva

    Sobre a critica dos católicos de ele não está representando bem a igreja católica, eu diria que o sacerdote foi chamado para representar a Jesus Cristo, não simplesmente a dogmas humanos, isso serve pra todas as religiões, inclusive
    protestantes, afinal Cristo é o cabeça da igreja, e mais ninguém !!

  88. Antonio Carlos

    Ele disse que Maria está sendo colocada fora do lugar dela,sendo colocada no lugar de Cristo.

  89. Bruno Meneguci de Oliveira

    "rezar com ela para que Cristo prevaleça entre nós!" O que será que Pe. Fábio de Melo quis dizer com isso. Seria uma real crítica à idolatria, ou uma manipulação dela??? Deus abençoe ele.

  90. Nerli Andrade Nunes

    Era exatamente o que eu iria comentar. Concordo contigo, irmão.

  91. Rodrigo Fernando

    O cristianismo está definhando, já não podem mais enganar a ninguém e estão tentando se unir depois de tantos anos se separando. Digno de risos!!!

  92. Luciano da Conceição

    Ele não criticou nada! Observem ele dizendo: Vocês tem que olhar para sua santidade e rezar com ela para que Cristo prevaleça entre nós! Rezar com quem? Ta maluco? Onde ele critica idolatria?

  93. Mateus Rodrigues Vieira da Silva

    Manipulação da informação… o cara está fazendo uma crítica ao exagero e não ao dogma…

  94. Ivan's Sttudio

    Jesus tá libertando esse moço.

  95. Ilton Charllys

    Padre Fábio de Melo já é convertido. não precisa ser evangelico para isso.

  96. Ilton Charllys

    ''um dia a se converter e adorar somente a Jesus Cristo'' como assim ?

    se converter é virar evangelico???

  97. Edvaldo Manoel da Silva

    O ESPÍRITO SANTO O TOCOU. GLÓRIA A DEUS.

  98. Ana Zélia Dos Santos De Albuquerque Ferreira

    Mto bom!

  99. Rafael Ribeiro Ferreira

    E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas
    Apocalipse 18:4

    Saiam dela antes que seja tarde!

  100. Ricardo Brito

    ja pensou se ele vem um dia a se converter e adorar somente a Jesus Cristo … Acho que Deus esta abrindo os olhos dele da cegueira espiritual …gloria a Deus