Página Inicial » Brasil

Arquidiocese de Goiânia afasta padre que usava a Bíblia nas missas

O padre Luiz Augusto, que reunia milhares de pessoas, foi afastado sem explicação oficial

por Jarbas Aragão


Em um país que já se acostumou a ver padres como Marcelo Rossi e Fábio de Melo atraírem multidões é de se estranhar que o sacerdote Luiz Augusto Ferreira da Silva, 51, da paróquia Sagrada Família em Goiânia seja punido por ser popular.

Chamado de “evangelizador das multidões”, em sua igreja recolhia mensalmente cerca de R$ 450 mil em dízimo (a maior arrecadação de Goiás). Além das missas concorridas, o padre liderava projetos sociais que faziam distribuição de cestas básicas, acolhi moradores de rua e ajudava dependentes químicos com parte da arrecadação. Padre Luiz levava alimentos, brinquedos e celebrava missas para as pessoas que moram em meio ao lixo depositado diariamente no aterro sanitário de Aparecida de Goiânia.

Depois de 15 anos na Sagrada Família, Luiz Augusto, teve de restringido o seu contato com os fiéis por imposição da Arquidiocese de Goiânia. Transferido de paróquia duas vezes por ordem de dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia, está agora proibido de celebrar missas para o público e de participar de programas de rádio e de TV.

Segundo a reportagem da revista ISATOÉ desta semana, não há um motivo claro para essa decisão.  “Trata-se de um caso de nítida perseguição a esse sacerdote, um líder nato que arrebanha multidões, mas causa inveja e ciúme”, disse à revista a odontopediatra Soraya Sebba Chater.

Ela conta que foi criada uma comunidade virtual de apoio ao padre e uma passeata em favor do padre com seis mil fiéis, além de um abaixo-assinado apoiado por cinco mil pessoas pedindo a permanência do pároco na Sagrada Família.

Entre os insatisfeitos está  Maria Dulce Loyola Teixeira, 60, que relata a indignação dos fiéis em um blog. Ela disse: “O público se manifesta, canta, há uma grande euforia nas pregações do padre Luiz Augusto. E os superiores dele veem nisso um excesso”.

Ainda segundo a  revista, um dos motivos para a censura é a liturgia empregada pelo sacerdote, pois ele usa a Bíblia e não os tradicionais folhetos em suas cerimônias. No site A Redação,a leitora Jessika Vitória, que afirma conhecer o padre e seu trabalho, deixou o seguinte comentário “Só porque ele não usava folheto na missa e fazia uso da Bíblia era perseguido”.

Um sacerdote funcionário do Tribunal Eclesiástico de São Paulo, declarou: “Eu acredito que o afastamento dele deve ter partido de uma regra disciplinar do próprio bispo local.”

Segundo a arquidiocese, Luiz Augusto  está passando por um processo de “correção da postura pastoral”, que incluem aconselhamentos com o bispo auxiliar de Goiânia, dom Waldemar Passini Dalbello.

Em sua defesa, o padre afirma apenas que “Sinceramente, não vejo motivo para eu seguir afastado… Passei pela Canção Nova (comunidade), onde padres celebram normalmente. Vejo o mesmo na Shalom. Eu não escolheria vir para cá, quando fui transferido da Sagrada Família, se soubesse que aqui eu não poderia celebrar… Se a arquidiocese tem a intenção de me corrigir, me ajudar, tudo bem. Mas seria falso se dissesse que estou contente”.

Com informações A Redação e Isto É


Leia mais...


Comentários

Comentários

  1. Marlan Alves Santana Batista

    Vi isto num post de um grupo "evangélico x católico". Um protestante postou esta noticia. Um cara, dizendo ser amigo do referido Padre negou o afastamento do mesmo. O cara que postou não aceitou de jeito algum. É comum a rotatividade de Padres. Isso é feito para que o padre não tenha um sentimento de pertença em relação a paróquia que administra. A Igreja não tem dono, é de todos. Aqui em nossa cidade por exemplo um padre permanece, em regra, 5 anos em um paróquia da diocese.

  2. Wagner Aparecido

    Ele pode ter sido afastado não por usar a Bíblia, porque no Catecismo da Igreja mesmo fala que na Celebração da Palavra e na Celebração Eucarística a Palavra de Deus é lida (1a leitura geralmente do Antigo Testamento), Salmo, segunda leitura (das cartas apostolicas) e o Evangelho). Ele deve ter sido afastado por celebrar de forma diferente daquela que está no Canon da Igreja Romana, ou seja, a missa-show. Lá fala que a celebração tem que ser a mesma que é preconizada no mundo inteiro.

  3. Nadson Anderson

    Ao invés de nos apresentar um Deus que é amor, eles preferem baixaria, acusações, calunias. É triste saber que praticam o oposto do que Jesus ensinou!

  4. Marlan Alves Santana Batista

    esperar o que de um site protestante.

  5. Orly Pereira

    … pelo visto o referido padre é muito envolvido com movimentos sociais e não nega que milita na politica partidária. É como o caso do cara que toma todas na noitada, e depois culpa a azeitona da empadinha por sua ressaca.

  6. Silvander Honorato

    Cleber De Souza Cunha Arrasou em tudo o que voce disse. Parabéns! Seria bom se todos os católicos tivessem este conhecimento… se os protestantes também tivesse-no, deixariam de ser protestantes e se tornaria Católicos.
    Este site é apenas para caluniar. Estão mais interessados em descredibilizar uma religião com mais de 2000 anos, fundada pelo próprio Jesus e se basear em argumentos de umas seitas que tem o que? 500 anos?
    Chega a ser engraçado, pra não dizer ridículo o que estes protestantes desesperadamente fazem kkkkk

  7. André Vieira

    Rita Maria E quais partes não são explicadas por favor? Pois não sei se a escola dominical te ensinou, quem reuniu os livros da Bíblia e deixou ela prontinha 1200 anos antes do primeiro evangélico aparecer na Terra, foi a Igreja Católica.

  8. André Vieira

    Deixa de ser burra Maria. A Bíblia é usada em toda SANTA MISSA na leitura do Evangelho.

  9. André Vieira

    Título mentiroso, o texto sequer afirma que o motivo é esse. A BÍBLIA é utilizada em todas as missas na leitura do EVANGELHO na SANTA MISSA. O portal protestante que fez a notícia deveria se informar melhor sobre a Liturgia da SANTA IGREJA.

  10. Ana Paula Valle

    A BÍBLIA É UM LIVRO CATÓLICO… ELA É FILHA DA IGREJA CATÓLICA. A IGREJA A PRESERVOU POR 12 SÉCULOS, ATÉ VIR UM CIDADÃO (MARTINHO LUTERO) E DETURPÁ-LA E ARRANCAR DELA 7 LIVROS, PARA DAR APOIO AS SUAS TESES.

  11. Ana Paula Valle

    MENTIRA!! POIS O FOLHETO CATÓLICO É TODO DA BÍBLIA!! ESTE CARA DEVE TER FEITO OUTRA COISA!

  12. Cleber De Souza Cunha

    E na boa, a pessoa tem que ser ou ignorante ou desonesto intelectualmente, pois não há um só documento ou escrito da Igreja de Cristo que ensine a IDOLATRIA, pois nem toda imagem é ídolo…

  13. Cleber De Souza Cunha

    Rita Maria Duas coisas a se considerar: 1. Se alguém vai à missa três anos seguidos todos os dias, a escuta a Bíblia por completo. Depois disso fica difícil não repetir, né…
    2. Não é o Papa que determina a interpretação da Bíblia, e sim a Tradição. Tradição essa que vem dos apóstolos, dos Santos Padres, chegando até os dias de hoje. Não importa onde você vá, a missa celebrada nas Igrejas Católicas terá a mesma leitura, o mesmo tema discutido. São Bilhões de pessoas em harmonia. Agora vá a uma protestante qualquer. Em cada uma há uma leitura, um tema, um assunto diferente, e cada pastor prega a Bíblia usando sua própria interpretação, o que é condenado, pois as escrituras não são de interpretação pessoal. E de fato, a Tradição pertence a Igreja, como diz o apóstolo São Paulo, a Igreja de Cristo é "coluna e sustentáculo da verdade" (1Tm 3, 15). Agora se a verdade pertence a Igreja de Cristo (só havia uma Igreja na época que São Paulo escreveu a carta a Timóteo) co que direito as variadas denominações protestantes interpretam a Bíblia?

  14. Cleber De Souza Cunha

    Falou o protestante que nunca foi à uma missa!

  15. Cleber De Souza Cunha

    Todos que leem a bíblia, praticam os mandamentos e se comprometem em estudar a tradição, a patrística, a história da Igreja se tornam católicos tradicionais fervorosos. Curioso, não?

  16. Cleber De Souza Cunha

    Essa sem dúvida é a matéria mais sem sentido que já li na minha vida!!! Desde quando Padre usa folheto???? Ele o lecionário durante a missa, quem usa o folheto são os fiéis…

  17. Bruno Lima

    Quero crer que essa notícia foi dada por ignorância e não pelo simples motivo de difundir a mentira numa coisa que não existe.

    É da bíblia as passagens que são lidas na missa. Cada parte da missa é de alguma forma inspirada na bíblia.
    Se ele foi afastado da Igreja católica, certamente o motivo não foi esse.

    Vocês tem o compromisso com a verdade ou com a calúnia?
    O que vocês ganham ao postar notícias tendenciosas e mentirosas que só aumentam a discórdia e a divisão?

    Lembrem-se bem de quem o Pai da Mentira e da divisão, agindo dessa forma vocês estão fazendo apenas o que ele quer.

  18. Renato Dias Neto

    Este é o problema da maioria eles são católicos e não CRISTÃOS isso também é idolatria! É simples,segundo a bíblia sagrada em (1Jo3.9,10) "Qualquer que é nascido de Deus,não vive na PRÁTICA do pecado;pois sua semente permanece nele; e não pode viver pecando,porque é nascido de Deus.Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo:qualquer que não pratica a justiça(palavra de Deus)e não ama a seu irmão não é de Deus." Esse é o selo da única igreja de Deus os frutos do seu espírito.Não adianta irmos aos domingos nas missas mais continuarmos vivendo como o mundo vive,falando mentiras,cobiçando os outros,apresentando o corpo como instrumento de sensualidade,ajuntando riquezas na terra e se esquecendo daqueles que nada tem para si.Essa não é a igreja do Senhor e sim aquela que faz a diferença neste mundo tenebroso!A igreja somos nós acorda no céu não terá repartições nem nome de denominações, pois uma só é a igreja do Senhor e é a dos que realmente se converteram ao evangelho de Cristo e que andam em novidade de vida!

  19. Renato Dias Neto

    Maria Marta Arruda Este é o problema da maioria eles são católicos e não CRISTÃOS isso também é idolatria! É simples,segundo a bíblia sagrada em (1Jo3.9,10) "Qualquer que é nascido de Deus,não vive na PRÁTICA do pecado;pois sua semente permanece nele; e não pode viver pecando,porque é nascido de Deus.Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo:qualquer que não pratica a justiça(palavra de Deus)e não ama a seu irmão não é de Deus." Esse é o selo da única igreja de Deus os frutos do seu espírito.Não adianta irmos aos domingos nas missas mais continuarmos vivendo como o mundo vive,falando mentiras,cobiçando os outros,apresentando o corpo como instrumento de sensualidade,ajuntando riquezas na terra e se esquecendo daqueles que nada tem para si.Essa não é a igreja do Senhor e sim aquela que faz a diferença neste mundo tenebroso!A igreja somos nós acorda no céu não terá repartições nem nome de denominações, pois uma só é a igreja do Senhor e é a dos que realmente se converteram ao evangelho de Cristo e que andam em novidade de vida!

  20. Paulo Cesar

    Maria Marta Arruda quem,abandona,a,igreja,catolica,é,porque,encontrou,a,verdade

  21. Paulo Cesar

    Paulo De Gregorio mas,nao,leem,kkkkkk

  22. Jose Aparecido L Coutinho Coutinho

    Na verdade acho que esse Padre está acordando e vendo como pregar a verdadeira Palavra de Deus, isso encomoda muita gente principalmente aqueles que não querem que seus fieis vejam a verdadeira Palavra em sua essencia, sem simbologias e eresias

  23. Heloisa Prado

    Por que o padre ainda continua nessa igreja? Deus está mostrando que é hora dele testemunhar que a ICAR é CONTRA tudo o que Jesus veio ensinar: Que Ele é O CAMINHO, A verdade e A vida e que NINGUÉM vai ao Pai (Deus) a não ser por ele. Ô padre passe a ser ex e caia fora, os que o ouvem irão junto.

  24. Eric Fernando

    Vai chegar o tempo em que o poste irá urinar no cachorro …

  25. Maria Marta Arruda

    Maria Silva,voce é evangélica?Que pena nem todos são perfeitos!!!

  26. Maria Marta Arruda

    Tá falando besteira Marcos.Quem abandona a Igreja Católica é porque nunca foi Católico.

  27. Andreia Dos Santos Machado

    Rita Maria É ISSO MESMO BEM ASSIM..

  28. Marcos Crecchi

    Católicos não estudam nem conhecem bíblia, senão já teriam deixado o catolicismo romano!

  29. Ricardo Nogueira

    Mateus 5:22 Eu (JESUS), porém, vos digo que todo aquele que se ENCOLARIZAR (ficar nervoso) contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: TOLO (idiota), será réu do fogo do inferno.

  30. Mariane Telles

    Paulo De Gregorio tem bíblia, nos 5 versículos repetidos da folha litúrgica de cada missa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  31. Mariane Telles

    Anthony Vianna duvido. se fizerem isso, a igreja acaba. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  32. Mariane Telles

    Odair José Alves " SE VC NAO SABE FOI A IGREJA Q COPILOU A BIBLIA". E DAÍ? graças a Deus que alguém compilou as escrituras , e veja bem, COMPILOU, não foi a ICAR quem escreveu, somente fies do que se chama pelo nome ICAR hoje que compilaram. antes de ficar batendo no peito se sentindo romanista, vai ler um pouco mais da bíblia e não do livrinho de catecismo!

  33. Maria Souza

    se o padre usa a biblia esta correto e e porque conhece a mesma, JOAO 5,39 DISSE eXAMINAI AS ESCRITURAS POIS CUIDAIS TER NELAS A VIDA ETERNA E SAO ELAS QUE TESTIFICAM DE MIM, disse o Senhor jesus.

  34. Anthony Vianna

    C TODA MISSA TEM BÍBLIA EU DESAFIO LER ISAÍAS 45;20 DURANTE…

  35. Maria Silva

    todos que leem a biblia e praticam os mandamentos de Jesus abandonam o catolicismo .OOH GLORIA!!

  36. Odair José Alves

    já fiz a denuncia na pag. da arquidiocese, alguém poderia ligar pra lá pra avizá-los?

  37. Juarez Junior

    guiados e so profanados em prol do reino de Lucifer !!!!!!!!!!!!!

  38. Juarez Junior

    Apoiado meu amigo esse bando de inbecis ……… filho do cão !!!!!!!!!!!!

  39. Willow Totu

    Essa página curte uma difamação !

  40. Odair José Alves

    Seus trouxas.. o Padre foi fastado por seu envolvimento na Política… A IGREJA não permite que Sacerdotes poiem ou se vinculem a Partidos e Poíticos.. QUE DIFERENÇ DAS IGREJOLAS D EVCS HEIN? QUE QUEREM TOMAR DE ASSALTO BRASIILIA.

  41. Odair José Alves

    MALDITO MENTIROSO, SE VC NAO SABE FOI A IGREJA Q COPILOU A BIBLIA, E NUNCA VI UM DEMONIO SE MANIFESTAR EM CULTO DESTINADO Á DEUS, VC PODERIA ME MOSTRAR EM ALGUMA PASSAGEM BIBLICA?

  42. Odair José Alves

    SÓ EXISTE UMA VERDADE NO PROTESTANTISMO. O NOME PROTESTANTE. ISSO É TUDO MENTIRA.

  43. Ministerio Apostolico

    A paz do Senhor Jesus aos irmãos em cristo – um bom dia de salvação para os admiradores da palavra de Deus.
    Satanás treme com o nome de Jesus – la em Apoc. 2:12-13,14,15,16 ali naquela igreja a idolatria a deuses pagãos era terrivel inclusive ao imperador agora e ao papa são os NICOLAITAS de hoje a palavra de Deus esta ai o aviso esta dado – a verdadeira escritura se cair na s mão daquele povo dentro do vaticano e só demonios se manifestando. (sinagoga) lei ai na bíblia.
    fiquem com Deus, e que ele tenha misecordia deste povo.

  44. Leandro Miranda

    Que coisa hein! Expulsar um soldado por usar a arma de forma legítima?

  45. Leandro Miranda

    Que coisa heim, expulsar um soldado por usar a arma de forma legítima?