mundo
Pesquisa revela que orar diminui agressividade e raiva das pessoas
Descobrimos que a oração realmente ajuda as pessoas a lidar com sua raiva, afirma pesquisador
Três estudos mostraram que orar pode ajudar a diminuir a raiva e a agressividade das pessoas. A pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas que foram provocadas por comentários ofensivos por um estranho mostravam menos raiva logo depois se orassem por outra pessoa enquanto eram provocadas.
De acordo com o coautor da pesquisa, Brad Bushman, os benefícios da oração identificados nas pesquisas não dependem de intervenção divina e provavelmente acontecem porque o ato de orar mudou o jeito de as pessoas pensarem sobre uma situação negativa.
“Descobrimos que a oração realmente ajuda as pessoas a lidar com sua raiva, ajudando-as a mudar o modo como veem as coisas que as deixaram bravas e a encará-las de uma forma menos pessoal,” disse Bushman.
Os resultados da Universidade dizem também que o poder da oração não depende se a pessoa é religiosa ou frequenta o templo ou a igreja com frequência, pois a oração ajudou a acalmar as pessoas, independentemente da religião na qual elas acreditam ou com que frequência vão ao templo ou igreja ou ainda se oram (ou não) todos os dias.
A pesquisa não avaliou em nome de quem essas pessoas estavam orando, esses três primeiros estudos apenas examinaram os efeitos da oração sobre a raiva e a agressividade.
Bushman realizou a pesquisa em conjunto com Ryan Bremmer, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e com Sander Koole, da Universidade VU de Amsterdã, na Holanda. Embora os três estudos tenham abordado o assunto de formas diferentes, todas elas revelaram os benefícios de orar, explicou o pesquisador. Os resultados da pesquisa só valem para orações benevolentes defendidas pela maioria das religiões.
Orações vingativas ou cheias de ódio, em vez de mudar o modo como as pessoas encaram uma situação negativa podem alimentar ainda mais a raiva e a agressividade. De acordo com Bushman, “quando as pessoas estão enfrentando sua própria raiva, elas devem levar em conta o velho conselho de orar pelos inimigos”.
Fonte: Good Prime
Com informações R7
-
igreja3 dias atrásTeólogo atribui surgimento de pastoras ao feminismo
-
igreja perseguida2 dias atrásTuristas são proibidos de entrar com Bíblias na Nicarágua
-
política3 dias atrás‘Vamos ter calma’, diz Malafaia após queda da Magnitsky
-
eventos & conferências3 dias atrásRick Warren e Hernandes Dias Lopes no The Send 2026
-
igreja1 dia atrásNo culto, pastor metodista se assume como ‘mulher trans’
-
brasil2 dias atrásBatistério público foi inaugurado no Rio de Janeiro
-
igreja perseguida2 dias atrásPastor que sobreviveu a atentado é assassinado
-
livros2 dias atrásLivro concluído por Charlie Kirk antes da morte será lançado
-
mundo3 dias atrásSaúde de Jordan Peterson preocupa, diz filha ao pedir orações
-
israel2 dias atrásAustrália: atentado contra judeus deixa 16 mortos
-
mundo3 dias atrásPolícia prende muçulmanos que planejavam atentado no Natal
-
séries de TV3 dias atrásFelipe Simas diz que teve receio de testemunhar conversão