mundo
Pesquisa revela que orar diminui agressividade e raiva das pessoas
Descobrimos que a oração realmente ajuda as pessoas a lidar com sua raiva, afirma pesquisador
Três estudos mostraram que orar pode ajudar a diminuir a raiva e a agressividade das pessoas. A pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas que foram provocadas por comentários ofensivos por um estranho mostravam menos raiva logo depois se orassem por outra pessoa enquanto eram provocadas.
De acordo com o coautor da pesquisa, Brad Bushman, os benefícios da oração identificados nas pesquisas não dependem de intervenção divina e provavelmente acontecem porque o ato de orar mudou o jeito de as pessoas pensarem sobre uma situação negativa.
“Descobrimos que a oração realmente ajuda as pessoas a lidar com sua raiva, ajudando-as a mudar o modo como veem as coisas que as deixaram bravas e a encará-las de uma forma menos pessoal,” disse Bushman.
Os resultados da Universidade dizem também que o poder da oração não depende se a pessoa é religiosa ou frequenta o templo ou a igreja com frequência, pois a oração ajudou a acalmar as pessoas, independentemente da religião na qual elas acreditam ou com que frequência vão ao templo ou igreja ou ainda se oram (ou não) todos os dias.
A pesquisa não avaliou em nome de quem essas pessoas estavam orando, esses três primeiros estudos apenas examinaram os efeitos da oração sobre a raiva e a agressividade.
Bushman realizou a pesquisa em conjunto com Ryan Bremmer, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e com Sander Koole, da Universidade VU de Amsterdã, na Holanda. Embora os três estudos tenham abordado o assunto de formas diferentes, todas elas revelaram os benefícios de orar, explicou o pesquisador. Os resultados da pesquisa só valem para orações benevolentes defendidas pela maioria das religiões.
Orações vingativas ou cheias de ódio, em vez de mudar o modo como as pessoas encaram uma situação negativa podem alimentar ainda mais a raiva e a agressividade. De acordo com Bushman, “quando as pessoas estão enfrentando sua própria raiva, elas devem levar em conta o velho conselho de orar pelos inimigos”.
Fonte: Good Prime
Com informações R7
-
vida cristã1 dia atrásMalafaia cita fala de Gamaliel para defender o The Send: “Se é de Deus, permanece”
-
igreja2 dias atrásPetição por demissão do pastor Tassos Lycurgo, professor da UFRN, gera grave conflito
-
capa2 dias atrásPontífice cita Madre Teresa ao discursar contra o Aborto e em favor da paz, no Vaticano
-
capa2 dias atrásTrabalho evangélico em comunidade de Belo Horizonte atrai diferentes públicos
-
capa2 dias atrásPastor Rick Warren enfatiza propósito espiritual em evento para jovens no Brasil
-
brasil15 horas atrásMalta e Feliciano rebatem fala discriminatória de Peninha contra evangélicos e Nikolas
-
capa16 horas atrásHernandes Dias Lopes destaca engajamento missionário como resposta cristã no The Send
-
capa19 horas atrásPeninha é acusado de fazer discurso de ódio contra evangélicos: “Não devem votar”
-
capa19 horas atrásConteúdos de fé em filmes e séries têm impactado ateus e agnósticos, diz estudo
-
capa20 horas atrásLíderes alertam sobre o perigo ilusório da “crise silenciosa” no casamento