fé
Religião e divórcio: Igrejas e líderes investem em aconselhamento de casais
Pesquisas apontam o crescimento de separações e também apontam que nenhuma religião consegue impedir que o divórcio aconteça
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em 2009 o Brasil oficializou 26.464 divórcios, que aconteceram por muitos motivos como problemas pessoais, financeiros, violência e outros.
De olho nas crises conjugais e nos efeitos que elas trazem não só para o casal, mas também para os filhos, inúmeras igrejas estão investindo em programas especiais para aconselhamento de casal.
Esses ministérios tentam inverter o crescimento do número de separações até mesmo entre evangélicos, pois pesquisas recentes informavam que nenhuma religião evita divórcios, apontando que em 2006 23,9% das mulheres evangélicas (pentecostais e tradicionais) estavam divorciadas ou separadas (dados do estudo do Núcleo de Estudos de População da Unicamp).
Apesar de a Bíblia ser contrária ao divórcio, vemos muitos cristãos e até mesmo pastores e cantores que já se divorciaram, comprovando essa pesquisa divulgada em 2010 que atesta que a fé não segura casamentos.
Para impedir que esses números continuem crescendo, principalmente entre os já convertidos, a Igreja Universal do Reino de Deus colocou na programação da IURDTV e também da Rede Record o programa Escola do Amor (The Love School) apresentando pelo bispo Renato Cardoso e por sua esposa Cristiane Cardoso. Eles falam sobre os problemas do dia a dia que podem atrapalhar a relação e como controlá-los e superá-los.
O pastor Josué Gonçalves direcionou seu ministério para os casais e apresenta o programa Família Debaixo da Graça que oferece mensagens para relacionamentos e também livros e ministrações específicas. A preocupação com os relacionamentos é tanta que o pastor está construindo uma Casa de Recuperação de Casamentos que vai abrigar casais que precisam de uma ajuda para permanecerem juntos e unidos.
Cláudio Duarte, pastor da Igreja Batista Monte Horebe em Campo Grande, Rio de Janeiro, também tem um ministério voltado para casais. Suas ministrações e livros tratam de diversos temas que servem como aconselhamento para casais em crises.
Baseados em ensinamentos bíblicos, esses pastores pregam sobre amor, companheirismo, intimidade sexual, relação com filhos e até mesmo sobre vida financeira, mostrando aos casais que é possível superar as crises e manter uma relação sadia e duradora de acordo com a Bíblia.

-
pastoral5 dias atrás
Hernandes Dias Lopes alerta para sinais que indicam risco de suicídio
-
música4 dias atrás
Ao lamentar morte de Charlie Kirk, cantor perde 30 mil seguidores
-
mundo4 dias atrás
Cristão iraquiano é assassinado a facadas na França
-
política4 dias atrás
Anistia será pautada, avisa Motta a Lula
-
mundo4 dias atrás
Amizade de mais de 30 anos termina com morte de pastor
-
missões5 dias atrás
Assembleia de Deus anuncia maior iniciativa missionária
-
brasil4 dias atrás
Cabeleireira Débora cumprirá pena em prisão domiciliar
-
brasil3 dias atrás
Flávio Bolsonaro sobre câncer do pai: ‘Já venceu batalhas mais difíceis’
-
política3 dias atrás
Em carta aberta a Bolsonaro, Nikolas defende anistia
-
política3 dias atrás
Flávio diz que Moraes age como terrorista e cobra anistia
-
igreja2 dias atrás
AP Valadão: morte de Charlie Kirk impulsiona avivamento
-
brasil3 dias atrás
‘Não quero ir para o céu’, diz Lula