mundo
Escritora cristã analisa a saga Crepúsculo de acordo com o evangelho
O livro mostra que as mulheres são vítimas de violência e que o personagem principal tem características de um homem agressor
Autora evangélica escreve livro baseado na trilogia Crepúsculo (Twilight) que é sucesso entre os adolescentes do mundo todo, em O Evangelho de acordo com Twilight: Mulher, Sexo, e Deus, Elaine A. Heath resolveu analisar com a luz da palavra de Deus o que o filme que conta a história de uma jovem que se apaixona por um vampiro pode trazer de negativo na vida das mulheres e das adolescentes.
Heath é professora associada de evangelismo na Perkins School of Theology, da Universidade Metodista do Sul e na sua visão tanto os livros de Stephenie Meyer como os filmes baseados nessa literatura trazem questões espirituais e sociais perigosas.
“O aspecto mais alarmante dos livros é a violência do gênero sistemático e o gênero estereotipando o que é negativo… especificamente sobre mulheres e jovens”, disse Heath para o Christian Post. Ela acredita que as principais características femininas na série são vítimas da violência, mas porque isso é misturado com romance e tentativas de justificação, a violência com as mulheres se torna “normalizada” para a audiência.
Sobre o personagem Edward Cullen, a professora diz que seu comportamento é de agressor. “Edward tem muitas características de homens que batem e seu comportamento e seu controle (perseguindo, exigindo saber onde ela estava), todas essas coisas diferentes que ele faz para intimidar e controlá-la, as coisas que homens e garotos abusivos fazem para as mulheres”.
Para a autora cristã, há lições boas e ruins para serem aprendidas na série Crepúsculo, a boa, segundo ela, é o tema de reconciliação, pois no final o personagem de Bella consegue trazer paz entre as espécies de humanos em guerra, vampiros e lobisomens. Outro tema importante discutido na saga é a salvação.
“Eu acho que isso pode ser bem útil em descobrir uma relação não saudável e questões do gênero que estão em nossa cultura, isso pode nos ajudar a ter grandiosas conversações espirituais e críticas de problemas sociais”, disse ela.
Muitas mais questões sociais e teológicas são abordadas no livro de Heath, na qual ela incluiu uma série de questões para ajudar a encorajar o diálogo sobre questões importantes que ela aborda.
Com informações The Christian Post
-
cosmovisão4 dias atrásPastores: Kivitz cumpre ‘estratégia do diabo’ contra a Igreja
-
política4 dias atrásFim da linguagem neutra é celebrada por evangélicos
-
política3 dias atrásLagoinha e outras igrejas na mira da CPI do INSS
-
mundo3 dias atrásJustiça proíbe mãe de levar filha a culto após exigência do pai
-
esporte4 dias atrásKaká prega em Encontro de Homens sobre ‘o poder de Deus’
-
mundo4 dias atrásPadre cita Francisco ao celebrar missa com bandeira LGBT
-
cinema4 dias atrásAriana Grande diz ser praticante de bruxaria e ocultismo
-
testemunhos4 dias atrásBíblia resiste a 1000°C em queda de avião da TAM
-
internet2 dias atrásMocellin diz que Anderson Silva está a serviço do catolicismo
-
testemunhos4 dias atrásPastor raptado descobre o que muçulmanos queriam ouvir
-
evangelismo4 dias atrásDuas mil conversões no local onde Charlie Kirk foi morto
-
entrevistas2 dias atrásLuciano Subirá diz que Deus mandou não reagir a difamação