Página Inicial » Internacional

Titanic 100 anos – A banda realmente tocou o hino “Mais perto quero estar” no naufrágio?

A testemunha contou em seus relatos para a Sociedade Histórica do Titanic que ouviu sim a canção, mas antes de entrar no bote

por Leiliane Roberta Lopes


Neste sábado completa 100 anos que o navio Titanic naufragou. A história tem diversas versões e emocionou o mundo ao ser adaptada para o cinema, que essa semana estreou a versão em 3D no Brasil.

Há alguns pontos interessantes nessa história, entre eles se a última música tocada pela orquestra foi ou não a canção evangélica “Mais perto quero estar”. Um dos momentos mais bonitos do filme de James Cameron é quando os músicos se negam a parar de tocar mesmo sabendo que o barco está afundando.

Contudo não é possível dizer que a canção foi ou não a última tocada por aqueles músicos, dirigidos por Wallace Hartley, que acabaram morrendo. Uma das testemunhas que se salvou chegou a testemunhar que ouviu o hino antes dele abandonar o barco, sendo salvo por um dos botes. Sendo assim não dá para afirmar que essa foi a última canção tocadas por eles.

Mas de fato, o hino que traz uma mensagem tão profunda e forte, serviu para acalmar aquelas pessoas que viam a morte em sua frente. Na catástrofe morreram mais 1.500 pessoas entre homens, mulheres e crianças.

Diante do naufrágio, os músicos da orquestra do Titanic continuaram tocando seus instrumentos no salão de primeira classe tentando acalmar os passageiros. No final eles se dirigiram para a cobertura do navio e ali ficaram, tocando canções até o barco se afundar por completo matando os nove músicos que se tornaram heróis nessa história.

Com informações O Globo e Hype Science