29/06/2015 - 15:37

Após quase 50 anos, acaba proibição de bíblias em Cuba

Mais de 80 mil exemplares chegaram à ilha no último mês


Após quase 50 anos, acaba proibição de bíblias em Cuba Acaba proibição de bíblias em Cuba

Após a reaproximação dos Estados Unidos e Cuba, surgiu uma oportunidade rara para os missionários. Há quase 50 anos Bíblias não eram encontradas nas livrarias cubanas. Um cristão tinha acesso a elas apenas pela rede de igrejas subterrâneas. Agora essa situação mudou.

Este mês, a International Missions Board (IMB), maior agência missionária dos Estados Unidos, enviou 83.000 bíblias para a ilha caribenha. Há relatos que existem extraoficialmente cerca de 1200 igrejas evangélicas em Cuba. O regime comunista dos irmãos Castro proibia a abertura de templos “não registrados”.

O IMB relata que este é um tempo de crescimento dos evangélicos.  A nação comunista proibiu a distribuição da Bíblia abertamente em 1969.  Até recentemente as bíblias que chegavam até os cubanos precisavam ser contrabandeadas e seguidamente eram apreendidas pelas autoridades. Centenas de missionários já foram presos e extraditados por tentarem levar literatura bíblica escondida desde a década de 1960.

Segundo David Isais, que faz parte da Comissão Bíblia de Cuba (CBC), o ministério Revival Fires [Fogo do Avivamento] pretende entregar pelo menos 250 mil bíblias em Cuba este ano. O seu objetivo é que as ofertas possibilitem atenderem o pedido de 1 milhão feito por pastores cubanos. Isais explica que o governo está fazendo um programa experimental que pode ser interrompido a qualquer momento se a distribuição “criar muitos problemas”.

A Comissão Bíblica de Cuba serve como “ligação” entre o governo e as igrejas em Cuba há mais de seis décadas. Para ele é um grande alívio essa liberdade. Algumas igrejas têm apenas uma ou duas bíblias para toda a congregação e muitos pregadores cubanos precisam dividir um mesmo exemplar para estudar e pregar.

A CBC firma que foram autorizados a colocar bíblias não só nas igrejas, mas também em escolas, prisões e bibliotecas. Sua expectativa é que a ampla distribuição da Palavra de Deus gere um avivamento entre os cubanos. Com informações CBN e Joplin Globe



Leia mais...

Campanha espalha Bíblias

Campanha espalha Bíblias "esquecidas" em Belém

Como Pregar Sem Timidez em 4 Simples Passos

Como Pregar Sem Timidez em 4 Simples Passos

Pastor promove curso para incentivar a leitura

Pastor promove curso para incentivar a leitura

Homem é socorrido com Bíblia na mão após acidente

Homem é socorrido com Bíblia na mão após acidente


Comentários

Deixe um comentário

13 Comentários em "Após quase 50 anos, acaba proibição de bíblias em Cuba"

avatar

Ordenar por:   novos | antigos | mais votados
Ev Hermes Gonçalves
Ev Hermes Gonçalves
2 meses 25 dias atrás

Receber um Papa é uma coisa amigo,permitir que a bíblia palavra de DEUS seja utilizada livremente é outra coisa; E é sobre isso que nós estamos discutindo aqui, não vamos confundir as bolas !!!

Ester Gonsalves grassi
Ester Gonsalves grassi
2 meses 22 dias atrás

Jesus esta voltando ! E tudo será cumprido

RECORD
RECORD
1 ano 25 dias atrás

Faça milagres em cuba senhor!!!

Toninho
Toninho
1 mês 23 dias atrás

O milagre já foi feito. A liberação da palavra de Deus naquele País

Ev Hermes Gonçalves
Ev Hermes Gonçalves
2 meses 25 dias atrás

Glórias a DEUS Pai todo Poderoso, essa vitória é do povo de DEUS !!!!

marcos borba
marcos borba
1 ano 1 mês atrás

Glórias a Deus.

Toninho
Toninho
1 mês 23 dias atrás

Só espero que esses espertalhões gospel, não aproveita a oportunidade para plantar a teologia da prosperidade. Teologia completamente anti Bíblica.

Ramirez
Ramirez
1 mês 22 dias atrás

Essa também é a minha preocupação!

Marcio
Marcio
1 mês 29 dias atrás

Graças à Deus

Ramirez
Ramirez
1 mês 23 dias atrás

Entrar Bíblia por um lado e excelente e glorifico a Deus, porém por outro lado isso pode também dar entrada aos falsos pregadores e falsos profetas com seus falsos ensinos, estorquindo os incautos cubanos com suas heresias. É preciso vigiar nesse ponto pois quando alguém fala a palavra “avivamento” em determinado lugar as pessoas (evangélicos) na grande maioria da vezes confundem tudo. É preciso pastores e missionários sérios e comprometidos com a verdadeira Sã doutrina pra que não se venha ventos estranhos de “doutrina” nas igrejas cubanas.
Lembre do filme o livro de Eli com Denzel Washington.

Ev Hermes Gonçalves
Ev Hermes Gonçalves
2 meses 25 dias atrás

Gostaria de estar lá como missionário, adoro desafios como esses adoro !!

pk_grind
pk_grind
1 ano 19 dias atrás

Nunca foi proibida e Cuba já recebeu dois papas, sendo um país com 65% da população cristã.

Fabio
Fabio
1 mês 23 dias atrás

Papa se caracteriza por uma religião especifica que é ramificada do cristianismo. A Biblia é a palavra de Deus, sem religião, dogma, costumes, religiosidade. Simplesmente a palavra de Deus, se recebe o papa e a biblia é proibida eu não preciso te dar nenhuma conclusão dos fatos! Faça suas ligações e interpretações

wpDiscuz