Anúncio ateu em árabe e hebraico chama Deus de mito

Campanha com outdoors visa tirar ateus "do armário"


Ateus agora atacam judeus e muçulmanos

Uma “guerra” de mensagens em outdoors está sendo travada a anos por ateus e cristãos. Agora, a associação  Ateus Americanos decidiu voltar sua atenção para muçulmanos e judeus, fazendo mensagens ateístas em árabe e hebraico.

Os ateístas irão lançar a campanha hoje na região de Nova York,  com outdoors que trazem a seguinte mensagem “Você sabe que é um mito … mas você tem uma escolha”.  As mensagens perto da ponte de entrada da ilha estão em inglês e árabe, usando a palavra Allah. No Brooklyn, o texto está em inglês e hebraico, com o termo Jeová.
Dave Silverman, presidente da Ateus Americanos, disse que o objetivo é alcançar os ateus que vivem em comunidades de muçulmanos e de judeus, que acreditam não terem escolha por estarem cercados pelos seus parentes e amigos devotos.



“Se há ateus nessas comunidades, queremos chegar até eles. Deixamos claro que eles não precisam viver dessa maneira, se não quiser”, diz Silverman. Ele também anunicou que haverá uma convenção nacional dos ateus americanos, em Washington no próximo mês.

Os ateus, proporcionalmente, são um dos grupos que mais crescem nos Estados Undios. Silverman reconhece que os outdoors poderão causar protestos. “As pessoas religiosas vão ficar chateadas”, diz ele. “Mas essa não é nossa preocupação.”

“Nós estamos tentando apenas divulgar nossa existência para os ateu dessas comunidades. O objetivo não é provocar, mas sim fortalecer o movimento ateísta nas comunidades muçulmana e judia.”



Mohamed Elfilali, diretor executivo do Centro Islâmico, riu quando soube do outdoor em árabe.  Ele está surpreso que alguém esteja gastando dinheiro com isso. “Não é a primeira nem será a última vez que as pessoas dizem esse tipo de coisas sobre Deus ou religião”, diz Elfilali. “Eu respeito a opinião das pessoas sobre Deus, obviamente, eles têm seus direitos… Infelizmente, há uma necessidade de dividir a sociedade ao invés de construir pontes”, diz ele.

O rabino Serge Lippe, da sinagoga Brooklyn Heights, deu uma resposta similar. “Nos Estados Unidos estamos cercado de ideias. As pessoas acham que podem colocar esses horríveis outdoors inadequados para expressar suas idéias.”



Lippe, contudo, reconheceu que há muitos judeus agnósticos e ateus. Uma pesquisa recente do Instituto Gallup afirma que 53% dos judeus se considera não-religioso.

“Haverá mais outdoors desse tipo”, afirma  Silverman. “Não vamos nos limitar a muçulmanos e judeus, vamos colocar essa mensagem em várias comunidades diferentes, para fazermos os ateus sairem do armário”.

Em outros anos, os Ateus Americanos fizeram uma campanha de Natal com um outdoor que dizia “Você sabe que é um mito”. A Liga Católica, na ocasião, contestou o outdoor colocando outro que dizia: “Você sabe que é real. Neste momento, celebre a Jesus.”



Traduzido e adaptado de CNN




Deixe seu comentário!