Página Inicial » Internacional

Arqueólogo apresenta “novas provas” da travessia do Mar Vermelho

Tecnologia foi fundamental na busca pelos vestígios após mais de 3 mil anos

por Jarbas Aragão


O professor de hebraico antigo e arqueólogo Michael Rood está lançando um DVD em que promete mudar o entendimento da narrativa bíblicade Êxodo, em especial da travessia do Mar Vermelho. Tudo está documentado em um filme de aproximadamente duas horas, disponível em DVD e Blu-Ray, mas por enquanto apenas em inglês.

Ele fez gravações de vídeo subaquáticas no local historicamente identificado como o ponto de travessia. E diz que encontrou formações de corais que se parecem com as rodas das carruagens egípcias, além de ossos humanos e outras evidências do relato do Antigo Testamento.

Rood afirma: “Ateus zombaram da simples menção disso, religiosos modernos negam sua veracidade, especialistas afirmam que os locais tradicionais estão errados. Mas você verá [em vídeo] as evidências científicas e arqueológicas que ficaram preservadas em corais e pedras como testemunho para esta geração da travessia do Mar Vermelho e dos eventos no verdadeiro Monte Sinai”.

Durante meses, Michael Rood e uma equipe internacional de cientistas e exploradores documentaram os achados arqueológicos que consideram um dos mais importantes da história da raça humana. Eles vasculharam o antigo “Yam Soph” (o moderno “Golfo de Aqaba” também conhecido como “Mar Vermelho”), usando câmeras submarinas robóticas que mostram um grande campo de batalha submarino, onde o que sobrou do exército de Faraó ainda permanece incrustado no fundo do mar.

Segundo o arqueólogo, do exército que perseguiu o povo de Deus, estima-se que cerca de 20.000 carruagens foram destruídas naquele dia. Algumas formações de corais encontradas ainda hoje mostram, com a ajuda da tecnologia, que se tratam de vestígios de rodas com quatro pontos de sustentação, que são idênticas aos desenhos encontrados em tumbas egípcias do mesmo período.

E mais, as rodas estão cobertas por uma fina camada de ouro, algo pouco comum, que lhes concedem uma identidade única. O coral, por natureza, não se desenvolve sobre o ouro, o que permite que mesmo depois de tanto tempo os vestígios sejam facilmente identificáveis.

Além disso, ao longo da história, rodas de quatro, seis e oito raios foram usadas, mas as encontradas pela equipe são da 18 ª dinastia, ou seja, de 1.446 aC, quando acredita-se que o êxodo ocorreu.

Traduzido e adaptado de WND e Ark Discovery


Leia mais...


Comentários


  • Vinicius

    Amigo Giuliano,

    Vamos por partes:
    * A ciência nunca explicou e nunca vai explicar a criação do mundo e o surgimento do homem. O que ela afirma e que é aceito por todos os cientistas é que o universo não exista anteriormente, ele teve um início bem como que ele possui “um prazo de validade”. Sendo assim, conforme a Lei da Causa e Efeito, nada vem do nada, tudo tem uma causa e esta causa tem um efeito. Portanto, se o universo precisa de uma causa para passar a existir, então essa causa deve ser além do universo – que é o tempo, espaço, matéria e energia física. Essa causa deve ser algo parecido com o que os cristãos chamam de “Deus”. Até mesmo Richard Dawkins, um dos maiores defensores do ateísmo no nosso tempo, admitiu em um artigo da revista Time que “pode haver algo incrivelmente grande, incompreensível e além do nosso presente entendimento.” E o que pode ser isto, se não Deus?
    * Você sabe a diferença de uma Teoria (exemplo: teoria da evolução e teoria do Big-Bang) e de uma Lei (exemplo: Lei de Newton)?
    Pelo jeito não, então vou explicar: uma Teoria ela nunca pode ser comprovada se ela é correta, por isto o seu nome “Teoria”. Já uma Lei, ela era uma Teoria que foi comprovada a sua veracidade, por isto vira “Lei”.
    Desta forma, eu te pergunto: a ciência é extremamente desenvolvida, o homem é super inteligente e capaz, sendo assim, como ainda não conseguiu explicar a origem do mundo de uma forma concreta e correta? Por que não tem como explicar o poder de Deus! Ele criou tudo do nada. Ele nos deu tudo.
    Se não fui claro anteriormente, é isto que eu quero que tu ou que qualquer cientista me prove: como o mundo surgiu, como o homem chegou aqui, como os animais chegaram aqui, como as plantas, flores, árvores, como tudo chegou aqui. Nunca vão conseguir e se tentarem, não vai passar de uma Teoria que nunca chegará a ser Lei. É humanamente impossível entender o poder de Deus e como Ele criou tudo.
    * Eu nunca vou conseguir te provar por meio científico a existência de Deus, por que como te citei anteriormente é humanamente impossível isto. Como eu sei que Ele existe? Por que eu sinto, quando peço coisas a Ele, coisas que não tem como explicar acontecem. E não sou de nenhuma igreja pentecostal, destas que fazem milagres ali na frente. Eu não creio nisto, acho que estes “curandeiros” são oportunistas utilizando no nome de Deus para ganharem dinheiro. Vou te dar um exemplo do que eu creio: meu tio estava com um câncer nas vias biliares, que NUNCA teve cura, e os médicos davam meses de vida a ele, falando que não tinha como fazer cirurgia em função do estado que já estava. Meses se passaram, e depois de muita oração, em um petscan (exame utilizado para ver como está a doença), os médicos falaram que não sabem como, o câncer estava diminuindo e que era possível fazer a cirurgia e que NUNCA em LUGAR ALGUM DO MUNDO aquilo foi visto.
    Meu caro, isto é a mão de Deus, é Deus agindo pro aqueles que o amam. Você nunca vai sentir isto, nunca vai provar o poder de Deus, se não abrir o teu coração à Ele, esta é a única forma.
    Mas como você quer algo parecido com ciência, vamos lá, tente ver estes vídeos:
    https://www.youtube.com/watch?v=CIwVcUDFoAw
    Estes falam do assunto desta reportagem:
    https://www.youtube.com/watch?v=6xkthL7z2HE
    https://www.youtube.com/watch?v=BltxqxuKCOM

    Finalizando: sobre tua pergunta, eu não estou disposto a mudar de opinião, por que crer em Deus é algo que me faz bem, pois Deus cuida daqueles que o amam e que o seguem. Sendo assim, por que eu largaria algo que me faz bem? E você, tem algo a perder se tentar abrir o teu coração para Deus? Tem algo a perder se ir em uma igreja? Eu tenho, perco algo que me faz bem, você até que me prove o contrário perderá apenas o teu orgulho.

    P.s.: eu não estou escrevendo as coisas aqui bravo contigo ou com as tuas alegações, não quero que pense isto.

    Deixo meu abraço e meus votos de que Deus te abençoe.

  • Giuliano Gasparini

    Caro Vinicius.

    É claro que eu estou colocando em cheque as afirmações da reportagem! Elas não têm qualquer validade! Onde está a pesquisa? Onde estão os objetos? Por que apressar a conclusão de forma a validar exatamente a hipótese desejada? Isso é altamente não-científico! Onde estão as provas? O que estas provas realmente provam? Por que não se pode contestar algo totalmente sem lógica? Ora, esta “pesquisa” é uma aberração científica, pois não tem nada de científico! Onde está o artigo? Qual o currículo para um “professor de hebraico” querer fazer antropologia? Convenhamos!

    Ao contrário do que insistes em afirmar, eu estou SEMPRE disposto a mudar de ideia. Tanto que já a mudei muitas vezes. Isso sim não percebo em ti: vontade de olhar para as próprias certezas e revê-las à luz do que as evidências mostram. Eu não sei como ser mais claro que isso: me mostre evidências de que existe um deus e eu mudo de ideia. Quanto a ti: estás disposto também? Estás SINCERAMENTE disposto a reconsiderar tuas crenças?

    Quanto às Teorias da evolução e do Big Bang, por favor, por favor,por favor,por favor,por favor,por favor,por favor,por favor,por favor, aprenda o que é teoria científica. É justamente o OPOSTO do que estás dizendo! Tanto a evolução quanto o big-bang acumularam quantidades estrondosas de evidência! De onde tiraste a ideia de que não foram comprovadas? Elas foram sim!

    Tente entender: filmes, documentários e outros materiais não-científicos não costumam ter o rigor necessário para eu os levar a sério. Eu procuro por procedimentos replicáveis ou verificáveis que mostrem a existência de um deus. Documentários e filmes cairão, de novo, no mesmo patamar: evocarão apenas testemunhos e crença. E essencialmente não se pode confiar em provas testemunhais (raramente a justiça as considera).

    Desafias qualquer um a explicar o que? Desfie-me. Apenas, por favor, seja intelectualmente honesto.

  • Vinicius

    Giuliano,
    O meu conceito foi criado lendo os teus ataques em todos os comentários, sempre querendo colocar em dúvida a existências e as provas citadas na reportagem, provas estas encontradas por um pesquisador.
    Além disso, não sei o que vieste fazer aqui, se tu tem tanta certeza da inexistência de Deus.
    Acredito eu, que assim como a maioria dos ateus, você não discute sobre a existência ou não de Deus. Mas sim, tenta impor as tuas ideias e filosofias. Se tu tem tanta certeza de que Deus não existe, guarde isso pra ti, e não ataque quem crê nele.
    Sinceramente, não te vejo disposto a mudar de ideia. Eu estou disposto a fazer qualquer pessoa mudar da ideia, pois Jesus disse “ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. Todavia, trona-se impossível dialogar, pois só te vejo atacar e em momento algum pedindo indicação de livro para estudar ou algo do tipo. Além disso, se tu realmente tivesse, teria ido olhar o filme que te indiquei.
    Se tu não acredita em Deus, como você explica a criação do mundo? Foi uma explosão? Como você explica o surgimento do homem? Viemos do macaco?
    A TEORIA do Big-Bang não foi comprovada, por isso não passa de uma TEORIA, bem como a TEORIA do evolucionismo.
    E por que não foi comprovada? Por que fomos criamos por Deus e o poder do Pai é tão grande, que é impossível a natureza humana entender. Eu desafio qualquer cientista, qualquer pesquisador ou estudioso a explicar estas coisas sem utilizar vãs TEORIAS e filosofias.
    Por mim a discussão termina por aqui. Continuo somente após você pelo menos assistir o filme que te indiquei e/ou pedir alguns documentários, livros ou algo do tipo. Por que se não, nossa conversa não irá a lugar algum e apenas comprovará que tu não estás de estar disposto a MUDAR DE IDEIA como falaste, mas sim de querer nos fazer engolir algo que para nós não faz sentido algum, pois mesmo que pra ti seja idiotice, para nós Deus é uma realidade, que nos faz bem e nos ajuda nos momentos mais difíceis.

    Um forte abraço e que Deus te abençoe.

  • Giuliano Gasparini

    Caro Vinicius.
    Acho que criaste um conceito totalmente equivocado de mim. Vim aqui por pesquisar esta matéria, comentei algo, e logo fui retratado como alguém com menos virtudes, por ser descrente. Não quero discutir por discutir. Quero crescer intelectualmente, mas eu percebo que é virtualmente impossível fazer um debate por aqui, sem ser destrinchado psicologicamente como alguém inferior.

    Eu NÃO disse que tenho vontade de sentir amor deste deus. Por favor, leia corretamente. Não posso querer sentir amor por um ser que não dá NENHUM SINAL de existir. Ah, existe? Que sinais ele dá, além de sentimentos íntimos que podem ser facilmente delírios auto-induzidos?

    Por favor, defina arrogância. Eu estou aqui disposto a MUDAR DE IDEIA e só vejo pessoas incapazes disso, mas capazes de distribuir uma verdade enlatada e indiscutível. Quem está sendo arrogante, portanto?

    Este debate certamente não levará a lugar nenhum. É um debate assimétrico: tu possui a “verdade” incontestável e eu estou procurando a verdade, seja ela qual for; desde que não sejam apenas sentimentos que se opõem a evidências claras, como criacionismo, arca de noé e outras baboseiras.

  • Vinicius

    Meu caro amigo Giuliano,

    Quando falei do amor entre pai e filho, apenas usei-o como metáfora e como exemplo para falar da existência de Deus.
    Vi que você não quer acreditar e veio até aqui apenas para discutir por discutir. Como já te falaram anteriormente, é tolice continuar esta conversa, tendo em vista a tua arrogância e incredulidade.
    Não estou encerrando esta discussão por ter medo de ver que minha religião é uma farsa, mas sim por que ela (discussão) não levará a lugar algum, uma vez que eu tenho certeza que Deus existe e para ti Ele não faz sentido algum.
    Para finalizar, como você disse que sente vontade de sentir o amor de Deus, te sugiro assistir o filme Deus Não Está Morto (God Is Not Dead), você o acha no Netflix, quem sabe vendo-o, se você realmente tem um pingo de vontade de conhecer a Deus e de sentir o seu amor, poderá semear uma semente no teu coração.

    Abraços, que Deus te abençoe.

  • Giuliano Gasparini

    Qual a relevância de provar o amor entre meus pais e eu? Qual a relevância de falar em amor?
    Não estou falando que não exista o “amor de deus”, mas que o próprio suposto deus não dá provas de existir.
    Digamos que eu sinta vontade de sentir tal “amor por deus”. Como eu posso estar tão seguro de que isso não é uma espécie de delírio auto-induzido? Uma espécie de hipnose, de parcialidade que induzo a mim mesmo, sem perceber?
    Quando dizes que tenho o coração duro, entendo que para eu não ser assim, preciso acreditar exatamente nas coisas sobrenaturais que tu acreditas?
    Existe alguma manifestação deste tal deus que não esteja dentro da cabeça do crente? Se não houver, como podes diferenciar este deus de um fenômeno puramente psicológico?
    Como vês, tua alegoria com o ar não funciona, então precisaste recorrer ao âmago do pensamento, onde ninguém mais pode tocar. Isso é obviamente uma fuga, para que ninguém possa te contestar.

    Por último: eu tenho vontade de sentir amor, mas não por um fantasma que vive na cabeça dos outros, apenas por tradição e conforto psicológico. Diferente de um crente, eu também tenho vontade de ter conhecimento, e me proponho a ter dúvidas, tendo isso como algo saudável na vida de um ser humano. O crente tem um intelecto, mas acha vergonhoso usá-lo, preferindo acreditar cegamente em algo que apenas ouviu falar.

  • Vinicius

    Giuliano,
    Você vê e pode me provar o amor que teus pais ou teus filhos sentem por você?
    Qualquer coisa que você for me mostrar, eu poderei dizer que é combinado, ou que é uma farsa.
    O amor de Deus, a sua existência é igual. Eu não vejo, bem como não consigo provar por meios científicos de uma forma que vai convencer quem não sente isto. Porém, quem sente, quem tem fé, sabe quão grandioso e belo é isto, bem como, sabe como é bom sentir ser amado e amparado por Ele.
    Sendo assim, meu caro, quem não tem vontade de sentir este amor, não quer se deixar tocar pela Palavra ou que precisa de provas para tudo, nunca vai conseguir crer em Deus.
    Sinto muito que existam pessoas assim, com o coração tão duro quanto uma pedra, assim como fico feliz por ter tantas pessoas que creem no mesmo Deus e tem a mesma fé que eu.
    Jesus disse: bem aventurado aqueles não viram e creram.
    Forte abraço e que Deus te abençoe.

  • Giuliano Gasparini

    O ar existe e eu posso provar facilmente isso:
    – ele propaga ondas
    – Ele pode ser liquefeito
    – Possui características de pressão e densidade
    – Pode-se extrair energia de sua energia cinética (vento)
    Nada disso há para o tal deus, que não mostra sinal algum de existir.

  • pedro

    muito bom sabe q vc creem em Deus mesmo sem ver, assim como cremos q o ar existe e tambem nao vemos mas sentimos,e so curvar nossas cabeças e falar com o pai e logo vera q nao esta sozinho

  • Giuliano Gasparini

    Caro Joseilson.
    Já vi vários desses programas bíblicos, onde supostamente encontram-se “provas” das passagens bíblicas. Já fui atrás das várias alegações e quase sempre são falsas, ou não são bem como se diz no vídeo. O fato é que a bíblia é um livro mitológico, assim como tantos outros. E há uma multidão de crentes que sentem necessidade de vê-lo confirmado, nem que para isso se necessite dar um “jeitinho” nas evidências. Uma grande prova disso são essas pesquisas furadas que dizem ter achado a arca. Acham uns gravetos no chão e logo induzem à conclusão de que houve uma arca. Outra grande demonstração dessa tendenciosidade (que considero até inconsciente) encontramos nos defensores do criacionismo, que insistem em tentar diminuir as evidências retumbantes da evolução biológica. Tudo para manter as aparências da fé, que precisa ser sentida como verdadeira.

  • Joseilson

    Bem meu caro, não fazer sentido pode valer para os dois grupos! Há uns programas interessantes, sem gritaria, sem cobranças, nem de dinheiro! Há até um programa arqueológico! Vale a pena dá uma olhadela!

  • Giuliano Gasparini

    Quais perseguições, AleCassia?
    Afirmas que há evidências de relatos biblicos: por favor, me forneça tais evidências, pois as desconheço.

  • Giuliano Gasparini

    Caro Joseilson
    Nunca é uma tolice conversar. Tolice mesmo é não se permitir trocar de opinião e se negar a um diálogo como este. Nós dois sabemos por que crentes não gostam de debater religião: eles sabem, lá no fundinho, que descobrirão que sua religião não faz sentido. E então apenas creem, sem questionar.
    O canal Novo Tempo é de uma instituição científica?

  • AleCassia Aguiar

    Esta passagem trata-se de uma profecia para os dias de hoje e vindouros. O mundo quer calar a palavra de Deus. Perseguições e mais perseguições estão ocorrendo em todo o mundo. A Igreja de Jesus está cada vez mais “calada”.Mesmo assim a Arqueologia (pedras) está clamando…no último século muitas evidências bíblicas estão sendo descobertas, e comprovando os relatos bíblicos.

  • Joseilson

    Meu Caro, eu lhe compreendo. Desejo tudo de bom para você e sua família! Foi uma tolice esse nosso diálogo, como se alguém mudasse a opinião de outro e sabemos que as coisas não funcionam assim. Espero que você tenha acesso a alguma forte evidência sobre a Bíblia, quem sabe assim você não passa a crê. Assista ao canal Novo Tempo.

  • Giuliano Gasparini

    Se vc me informar um museu onde tais peças foram achadas, eu vou crer no seguinte:
    Acharam algumas peças sob o mar. Apenas isso. Encontra-se peças sobre o leito do mar o tempo inteiro. Isso não prova que toda a bíblia é verdadeira, apenas porque algumas peças lhe parecem fazer referência!
    Seria como, por exemplo, achar ossos de baleia e tirar a conclusão de que o livro Moby Dick é verdadeiro!
    Entende isso?

  • Joseilson

    Se eu informar um Museu no Cairo ou em outro lugar e houver uma referência ao Êxodo, você vai crê?

  • Giuliano Gasparini

    Como assim, calar-se? Calar-se diante do que?

  • Giuliano Gasparini

    Por que eu não fui educado? Por chamar uma “pesquisa” de merda? Mas é o que é! Me passe a referência dessa pesquisa! Me passe o local onde estão documentadas as descobertas! Me passe o nome do museu ou universidade onde as peças encontradas estão guardadas. Como se vê, é uma FARSA. E em relação a empulhadores como esses, não há lugar para respeito!

    Me diga qual a verdade. E me dê uma fonte com credibilidade, para checar tal verdade.

  • Joseilson

    Bom, para começar você poderia ser mais educado. Em segundo, eu encontro pessoas que tem as mesmas dificuldades suas, fazem tudo pelas escolhas do não crê. Se fizerem o mesmo esforço para descobrir a verdade serim os mais fervorosos cristãos! A Graça é a possibilidade de acesso ao sagrado sem méritos próprios. A chance de chegar a Deus por que tudo que precisava ser feito, Cristo já fez por nós!

  • Giuliano Gasparini

    Por que eu iria para lá, para ver o óbvio? Não existe nada dessa merda de “pesquisa”. O que é a “porta da graça”?

  • Joseilson

    Você já foi lá? Por certo que não! Vai e comprove! Ainda há tempo e a porta da graça está aberta!

  • Giuliano Gasparini

    Existiram? Onde estão?

  • Giuliano Gasparini

    Quem tem fé realiza o exercício de ignorar a realidade.

  • Giuliano Gasparini

    Que pesquisas?

  • AleCassia Aguiar

    E, respondendo Jesus, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. Lucas 19.40.

  • http://facebook.com/robsonferreiraoficial Robson Ferreira

    Fortalece ainda mais minha fé em Deus. As maravilhas do Senhor realmente existiram. Aleluia!

  • Helder Levi

    Quem tem fé não precisa dessas ”provas”

  • lazaro

    Meu Deus que belas pesquisas q encontaram isso significa muita coisas pra nos como cristã e para Deus parabéns pra todos leluia!!!!