MENU

Arqueólogo acredita ter encontrado a tumba da “parteira de Jesus”

Há diversos achados arqueológicos com as inscrições "Santa Salomé"


Oren Gutfeld
Oren Gutfeld em escavação. (Foto: Oren Gutfeld)

O Dr. Oren Gutfeld da Universidade Hebraica de Jerusalém compartilhou suas descobertas arqueológicas durante o Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica, que ocorre esta semana em São Paulo. O erudito israelense realiza suas pesquisas de pós-doutorado na Universidade de Michigan-Ann Arbor, EUA.

O arqueólogo já escavou em Jericó, Massada e Heródio e, atualmente, trabalha com sua equipe em Qumran, um sítio arqueológico muito famoso, onde foram encontrados os manuscritos do Mar Morto.

Leia mais

Entre as descobertas, Gutfled destacou em sua apresentação a tumba da mulher que teria sido a “parteira de Jesus Cristo”. “No local há inscrições importantes que indicam claramente a identificação ‘Santa Salomé’. E não há muitas ‘Salomés’ no período do segundo templo”, disse.

Pelas características, sua tumba era monumental. “Foi um local tão importante que foi usado para romarias no período bizantino”, observou. Em cada uma das 22 inscrições analisadas havia um termo que especificava que ali havia sido enterrada uma mulher importante.

“Havia tantas inscrições dizendo a mesma coisa que eu fiquei curioso. As menções vêm do cristianismo oriental, que a considera uma santa”, disse Gutfeld que é judeu.

O PhD em Arqueologia Clássica compartilhou que existe até mesmo um mosaico e um afresco com o nome dela. Existem outras evidências que o especialista considera relevante.

“Encontrei também algumas inscrições que diziam: Salomé, mãe dos dois pescadores. E ainda: Salomé, a parteira que viveu na região de Belém. Amiga de Maria, mãe de Jesus”, revelou.

“Tudo indica, pelas evidências, que estamos falando de Salomé, a mulher que estava presente no momento do nascimento de Jesus. Eu não posso dizer com certeza, mas sei que as pessoas que fizeram essas inscrições tinham essa convicção”, concluiu.



Assuntos: , , ,


Deixe sua opinião!