MENU

Arqueólogos descobrem medida para ofertas no Templo de Salomão

Medida de peso foi achada em Jerusalém esta semana


Beka
Beka. (Foto: Eliyahu Yanai, City of David)

Um peso de pedra minúsculo extremamente raro datado do período do rei Davi foi descoberto em escavações feitas em Jerusalém esta semana. O texto de Êxodo 38:26 fala sobre o “beka”, que equivaleria a “meio siclo, conforme o siclo do santuário”.

A peça apresentada à imprensa nesta quarta-feira (21), pesa cerca de 5 gramas. O shekel bíblico pesava 11,33 gramas. A peça em questão traz inscrita em hebraico antigo a palavra “beka”. Estava em meio ao “entulho” retirado de escavações nas fundações do Muro Ocidental.

Leia mais

Embora outras peças de pedra semelhantes foram descobertas em Israel no passado, nenhuma delas tinha essa inscrição exata. O arqueólogo Eli Shukron, que dirigiu as escavações em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel, explica que esta “beka” era uma medida de peso do período do Primeiro Templo usado por peregrinos para calcular seu imposto de meio shekel antes de subir ao Monte do Templo para fazer sacrifícios.

Direto da Bíblia

Como não havia moedas ainda, a pedra era usada como medida para determinar a quantidade de prata a ser ofertada. Segundo Shukron a peça descoberta agora mostra que o uso da escrita espelhada indica que seu artesão também criou “selos” oficiais do palácio.

“Aparentemente, o artesão ficou confuso quando gravou a inscrição no peso e usou erroneamente a escrita espelhada, como estava acostumado a fazer. A partir desse erro aparente podemos aprender sobre a regra geral: os artistas que gravaram pesos durante o período do Primeiro Templo foram os mesmos artistas que se especializaram em criar selos usados para assinar documentos oficiais”, disse Shukron em um comunicado à imprensa.

O líder da escavação explica que “quando o imposto de meio shekel foi trazido para o Templo durante o período de Salomão, não havia moedas, então eles usaram lingotes de prata. Para calcular o peso dessas peças de prata, colocavam-nas em um dos lados da balança e, do outro lado, colocavam o peso de Beka. O Beka era equivalente ao meio-shekel, que era exigido de todas as pessoas a partir dos 20 anos de idade que subiam ao Templo”.

O termo “beka” era bem conhecido. “Era é usado tanto na Bíblia quanto em outros escritos. Você não precisa fazer muitas perguntas, basta abrir a Bíblia. Verá que o beka é descrito na Bíblia e para o que era usado”, disse ele.

Assista!



Assuntos: ,


Deixe sua opinião!