MENU

Arqueólogos descobrem novas cavernas em Qumran

A expectativa é que sejam encontrados mais pergaminhos do Mar Morto


Arqueólogos em Qumran
O arqueólogo Ahiad Ovadia cava cuidadosamente na caverna 12 perto de Qumran. (Foto: Casey L. Olson e Oren Gutfeld, Universidade Hebraica)

Arqueólogos estão animados pela descoberta de mais duas cavernas no local onde já foram encontrados os Manuscritos do Mar Morto. Os textos são importantes por serem os mais antigos do mundo e por confirmarem relatos bíblicos.

A coleção de pergaminhos hebraicos e aramaicos é de dois mil anos atrás e foi encontrada por um pastor beduíno, em penhascos perto do Mar Morto, há 70 anos. Até agora são 900 manuscritos e cerca de 50 mil fragmentos descobertos em 11 cavernas. É possível que eles tenham sido escritos em algum momento entre 150 a.C. e a destruição do Segundo Templo durante a conquista romana em 70 d.C. pelos essênios.

Leia mais

Especialistas esperam encontrar mais pergaminhos adicionais da antiguidade. Vários objetos já foram desenterrados em Qumran, recentemente, e indicam essa possibilidade.

“Nessa caverna que foi roubada por beduínos, há 40 anos, já encontramos potes, invólucros e possíveis fragmentos de pergaminho”, revelou o arqueólogo Randall Price à National Geographic.

Sua referência menciona as duas cavernas conhecidas como 53b e 53c, que ainda não foram escavadas com profundidade. “Nossa esperança é que, se continuarmos cavando, vamos atingir nosso objetivo”, acrescentou Price que está liderando a escavação em Qumran, juntamente com Oren Gutfeld, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Os dois fizeram parte de uma equipe no ano passado que descobriu a Caverna 53, a décima segunda caverna desse tipo a ser encontrada na região. Embora não tenham sido encontrados pergaminhos, os pesquisadores encontraram um pergaminho em branco e frascos idênticos aos encontrados em outras cavernas.

Price disse ao site Live Science que eles ainda não examinaram toda a cerâmica encontrada na caverna 53b e, portanto, ainda não sabem se os pergaminhos foram armazenados lá.



Assuntos: , , ,


Deixe sua opinião!