MENU

Brasileiro cria desenho animado totalmente em Libras

A ideia do diretor surgiu logo após ele sentir dificuldades em se comunicar com uma jovem surda


Min e as mãozinhas
Min e as mãozinhas. (Foto: Reprodução / Youtube)

O diretor Paulo Henrique dos Santos, que trabalha com animação há sete anos, decidiu criar um desenho inteiramente em LIBRAS (língua brasileira de sinais). Ele teve a ideia quando precisou se comunicar com uma pessoa surda, mas não conseguiu.

A surdez atinge quase 10 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Infelizmente, ainda faltam alternativas na indústria cultural infantil para esse público.

Os vídeos do produtor mostram que crianças surdas têm as mesmas necessidades daquelas com audição preservada. O conteúdo educativo e divertido visa alcançar o público de 3 a 6 anos.

O primeiro vídeo “Min e as Mãozinhas” foi lançado no Youtube, no dia 7 de novembro, em homenagem ao Dia do Surdo. O episódio piloto faz parte de um planejamento que inclui outros 13 para a primeira temporada. Em cada deles será ensinado cinco sinais de libras.

“Cada um tem a sua língua. O gato fala ‘gatês’, o elefante fala ‘elefantês’, e por aí vai. Mas com tantas línguas diferentes, é difícil entender o outro’, diz a animação. O diretor já participou da produção de desenhos como “Turma da Mônica” e “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Você pode apoiar o projeto em apoia.se/mineasmaozinhas

Assista!



Assuntos: ,


Deixe sua opinião!