MENU

China projeta sistema para fazer chover nas montanhas do Tibete

A tecnologia foi inicialmente desenvolvida como parte do programa de modificação do tempo das forças armadas chinesas.


Montanhas do Tibete
Montanhas do Tibete

Quem tem o poder sobre a natureza e as estações do ano, você sabe? Parece que nem todos tem a mesma resposta para essa pergunta. Prova disso é que a China está investindo em um projeto de engenharia que promete fazer chover artificialmente na região das montanhas do Tibete.

Chamado Tianhe, que traduzido significa “rio no céu”, o sistema tem como objetivo resolver o problema da região que sofre muito com mudanças climáticas.

Leia mais

Inicialmente o projeto nasceu no Programa de Modificação de Clima das Forças Armadas da China com o objetivo de causar catástrofes climáticas em países inimigos. A empresa que responde pelo projeto é a Corporação Aeroespacial de Ciência e Tecnologia da China, também responsável pelo Programa Espacial Chinês.

Na região se encontram as principais nascentes do país. O objetivo da iniciativa seria aumentar o volume das águas, causando um irrigamento das terras da localidade.

O sistema projetado envolve uma rede com milhares de câmaras de combustão que irão produzir iodeto de prata, uma espécie de nuvem de gelo.  O sistema teria a capacidade de aumentar as chuvas na localidade em até 10 bilhões de metros cúbicos por ano. Isso, de acordo com o governo, refletiria e maneira positiva na economia local.

O projeto é polêmico e tem gerado desconfiança em relação aos impactos ambientais que a inovação pode causar. Estudos detalhados ainda serão feitos para medir as consequências do Tianhe na região. E você, concorda com o governo chinês? Acredita que a iniciativa terá o poder de solucionar o problema climático na localidade? Deixe sua opinião.

Com informações de South China Morning Post



Assuntos: ,


Deixe seu comentário!


Mais notícias