Conheça as maiores igrejas evangélicas do mundo

Igreja do Evangelho Pleno de Yoido é frequentada por 480 mil fiéis semanalmente.


Conheça as maiores igrejas evangélicas do mundo

A organização cristã Leadership Network, que faz avaliações periódicas da situação das igrejas no mundo, fez recentemente um levantamento sobre os maiores templos evangélicos do mundo.



Se nos anos 1980, quando o conceito de megaigreja surgiu, o tamanho mínimo de uma “mega” era 3 mil membros, hoje esse número aumentou exponencialmente. Entre as maiores igrejas norte-americanas, os números variam entre 30.000 e 40.000 pessoas por semana nos cultos. Contudo, o banco de dados compilado pelo pesquisador Warren Bird, mostra que algumas tendências estão em crescimento.

  • 62% possuem vários locais de culto (multisite) – eram 46% cinco anos atrás
  • 30% possuem uma igreja on-line, que oferece mais do que transmissão dos cultos
  • 57% servem a ceia todo culto, ou várias vezes por mês, como parte de louvor
  • A maioria dos membros “concorda totalmente” que sua igreja tem uma missão e propósitos bem claros, algo raro nas igrejas menores.

Os pesquisadores afirmam que a maior igreja do mundo continua na Ásia, mais especificamente na Coreia do Sul. Não há rival em tamanho para a Igreja do Evangelho Pleno de Yoido, em Seul, que possui 480.000 pessoas frequentando toda semana.


  Programa que ensina a Bíblia vira febre na Internet


Fundada em 1958 pelo pastor Paul Yonggi Cho, continua ligada às Assembleias de Deus da Coreia. Desde 2008 ela é liderada pelo pastor Young Hoon Lee. Ela começou na sala de estar na sala dos fundadores e hoje possui diferentes locais de culto, inclusive fora da Coreia. Todos eles são interligados, mas pertencem ao mesmo ministério.



Para efeitos de comparação, a segunda maior megaigreja da Coreia é a Onnuri Community Church, de linha presbiteriana, com 75.000 pessoas frequentando semanalmente. Ao total, existem 38 megaigrejas no país.

Contudo, o economista e pregador Zhao Xiao afirma que, por ser considerada ilegal, pouca gente sabe que a maior igreja do mundo estaria na China. Ele afirma que há uma igreja na China que compreende de 100.000 congregações, onde cada congregação é formada por uma média de 50 pessoas. Logo, o número total de membros ultrapassa cinco milhões. Como ela não tem um templo oficial, acabou não sendo contabilizada no levantamento a Leadeship Network.



Na África, os investigadores relatam que a maior igreja da região é o Ministério de Vida Cristã Profunda. Sediada na Nigéria, é uma igreja pentecostal que não está ligada a nenhuma denominação. Ela congrega 75.000 por semana. Ao total, são 25 megaigrejas nigerianas.

Berço do movimento missionário mundial do século 19, a Europa vive um declínio na frequência das igrejas. Uma exceção é a Igreja da Fé, localizada na Hungria. Liderada pelo pastor Sandor Nemeth, o templo pentecostal tem uma frequência média semanal de 8.000.

No continente americano, os Estados Unidos lideram no número de megaigejas, que passa de 200. Contudo, o maior templo é da Lakewood, que congrega 42 mil. Já na América Central, com população bem menor, destaque para a Missão Cristiana Elim, em El Salvador, com frequência semanal de 50.000.  Ela já abriu quase 100 igrejas-filhas nos Estados Unidos, Canadá, Guatemala, Honduras, Peru, Espanha e Austrália.

Mesmo assim, o maior templo evangélico do continente é a “Cidade Mundial”, da Igreja Mundial do Poder de Deus, com frequência de 150 mil pessoas. Já o maior em espaço construído é o Templo de Salomão, pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus, com a capacidade de reunir 10 mil por culto. Erguido em uma área de 35 mil m², equivalentes a cinco campos de futebol, tem uma área de pavimentos de 100 mil m² – quatro vezes o tamanho do Santuário de Aparecida, o maior templo católico. Os dois tempos ficam no Brasil, mas não há levantamentos de quantas são as megaigrejas brasileiras.

Do outro lado do mundo, vem da Oceania o famoso ministério da Igreja Hillsong. Com sede na Austrália, sua frequência média semanal passa de 30.000. Segundo o site da denominação, suas igrejas em todo o mundo reúnem mais de 100.000.

Existem Hillsongs nos EUA, na Inglaterra, França, Suécia, África do Sul, Rússia e Ucrânia. Em breve uma filial brasileira deve ser inaugurada em São Paulo. Com informações Christian Post




Deixe seu comentário!