Crianças do mundo inteiro são alcançadas pelo Samaritan’s Feet

Ministério calça e inspira crianças e jovens a realizarem seus sonhos.


Crianças do mundo inteiro são alcançadas pelo Samaritan’s Feet

Você está descalço nesse momento? Muitos acharão a pergunta sem sentido, mas a organização da sociedade civil Samaritan’s Feet do Brasil leva o assunto a sério. Fundada em 2003, Samaritan’s Feet é uma organização mundial, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a ousada missão de calçar todas as crianças necessitadas do mundo.

Hoje, a organização está presente em 88 países, envolvendo mais de 70 mil voluntários e fazendo parte da história de mais de 6,6 milhões de crianças.



Segundo dados de 2016 do Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, 385 milhões de crianças no mundo vivem em famílias com renda média de R$ 70,00 mensais. Dessas, 22,6 milhões estão no Brasil. “Esse é o público alvo da nossa organização. Existimos para servir a essas crianças, para calçar seus pés e inspirar nelas a possibilidade de um futuro melhor”, destacou Wesley Oliveira, diretor executivo da Samaritan’s Feet no Brasil.

Todos os recursos da Samaritan’s Feet provêm de contribuições voluntárias de pessoas físicas e jurídicas, organizações, eventos e produtos licenciados. Os recursos são utilizados para a produção de calçados e meias que serão destinados aos projetos e ações voltadas a garantir os direitos da infância, sobrevivência, desenvolvimento, educação de qualidade, acesso à prática esportiva e proteção para crianças e adolescentes no Brasil e no mundo.

“Em 2016, impactamos duas mil crianças e jovens brasileiros de onze diferentes instituições, com o apoio de 500 voluntários e a parceria de cinco empresas do setor calçadista – Ortopé, Andaraki, Ous, Puket e MerkatorFeiras e Eventos –, que entenderam que calçar os pés de crianças socialmente vulneráveis é uma causa que merece e precisa ser compartilhada e apoiada por todos”, ressaltou Oliveira.



As entregas não são coletivas. “Não fazemos distribuição no varejo. Nossas entregas são individuais e personalizadas. A criança não ganha um calçado; ela é calçada por alguém”, explicou o diretor executivo da organização. Isso acontece na cerimônia de lava-pés que acontece a cada entrega de calçados.

O início

A história da Samaritan’s Feet começou com um menino nigeriano chamado Emmanuel “Manny” Ohonme que, aos nove anos, recebeu seu primeiro par de calçados das mãos de um “bom samaritano”.



Emmanuel Ohonme
Emmanuel “Manny” Ohonme.

Aquele simples tênis mudou suas perspectivas de vida. O tempo passou, Manny teve a oportunidade de jogar basquete nos Estados Unidos e, anos mais tarde, tornou-se bem-sucedido no ramo da tecnologia industrial.

Mas nunca se esqueceu das crianças de seu país, nem daquele bom samaritano que o encorajou a acreditar em seus sonhos. Baseado nisso, ele fundou a Samaritan’s Feet Internacional com o objetivo de entregar calçados para as crianças mais necessitadas do mundo.

Como ajudar

Todos podem ajudar como voluntários em ações, prestando serviços, participando de eventos e por meio de doações financeiras. Empresas e outras organizações podem investirem projetos específicos e tornarem-se mantenedoras da Samaritan’s Feet no Brasil, por meio de dedução do imposto de renda do lucro real, marketing relacionado a causa, patrocínio de eventos, voluntariado corporativo ou financiamento direto. Acesse samaritansfeet.org.br.




Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.