7/11/2014 - 17:12

Escolas são proibidas de ensinar o criacionismo e precisam defender direitos dos gays

Novas diretrizes estimulam professores ingleses a “desafiar” crenças religiosas dos alunos


Escolas são proibidas de ensinar o criacionismo e precisam defender direitos dos gays Escolas são proibidas de ensinar o criacionismo

Escolas inglesas não poderão mais ensinar sobre o criacionismo e terão de promover desde as primeiras séries “o respeito pelos direitos dos homossexuais”. Caso contrário, poderão ter de fechar suas portas. O movimento liderado pela Secretária de Educação Nicky Morgan fez uma “inspeção” em dezenas de escolas confessionais (cristãs, judias e muçulmanas) e anunciou que se trata de um plano para diminuir o radicalismo religioso na Inglaterra.

A justificativa é que essas escolas não preparam seus alunos “para a vida na Grã-Bretanha moderna”. As instituições que não se adequarem estão sujeitas a multas e a terem suas licenças de funcionamento revogadas.

A chamada “Lei de Igualdade” foi instituída este ano no Reino Unido, exigindo uma maior aceitação de homossexuais e transgêneros, bem como pessoas de outras religiões e raças. Morgan afirmou à imprensa ser “fundamental” que as escolas “promovam ativamente” em seu currículo os valores britânicos, incluindo o respeito mútuo e a tolerância com pessoas de diferentes crenças.

O debate vai mais longe quando se leva em conta que no mês passado a Secretária de Educação entregou uma declaração ao Parlamento Britânico onde condena a propagação de pontos de vista religiosos dentro das escolas.

Ela mencionou um relatório que indicaria como é “radical” o ensino do criacionismo e comparou-o com o extremismo religioso islâmico. Sendo assim, existe uma pressão para que não se mencione nenhuma outra possibilidade além da teoria da evolução nos livros escolares. A partir deste ano a maioria terá um módulo sobre Evolucionismo no nível primário (5-6 anos).

O anúncio do governo que as escolas que “promoverem pontos de vista extremistas” não mais receberão incentivos financeiros gera uma situação bastante delicada. Historicamente, a maioria das escolas da Inglaterra foram fundadas pelas igrejas, que mantém graus diferentes de influência até hoje.

Pela atual legislação inglesa, isso decretaria o fim de muitas das escolas confessionais cristãs, já que a maioria das igrejas do país não teria condições de sustentá-las. As escolas muçulmanas são bem mais recentes e não dependem do governo, por isso teriam mais independência em seus currículos.

Não está claro que as histórias bíblicas como um todo estão proibidas, mas a situação está causando muito debate na sociedade inglesa. Entre as novas diretrizes, há orientações para que “em nome da igualdade” os professores “desafiem” as crenças religiosas dos alunos, além da proibição da comemoração na escola de festas religiosas como Natal e Páscoa.

Embora muitos celebrem as medidas como um avanço, a maioria ainda se mostra contrária a que o governo interfira na maneira como as escolas religiosas ensinem seus alunos. Em 2012, uma pesquisa realizada com profissionais do ensino fundamental e médio do país mostrou que cerca de 30% dos professores de ciências da Grã-Bretanha acreditava que o criacionismo deveria ser ensinado juntamente com a Teoria da Evolução. Com informações de The Guardian e Prophecy News Watch



Leia mais...

Lei pode forçar igrejas a terem banheiros transgêneros

Lei pode forçar igrejas a terem banheiros transgêneros

Ativista quer formar um país independente só para gays

Ativista quer formar um país independente só para gays

Como Pregar Sem Timidez em 4 Simples Passos

Como Pregar Sem Timidez em 4 Simples Passos

Encontro criacionista no Paraná terá 13 cientistas brasileiros

Encontro criacionista no Paraná terá 13 cientistas brasileiros


Comentários


Deixe um comentário

11 Comentários em "Escolas são proibidas de ensinar o criacionismo e precisam defender direitos dos gays"

avatar

Ordenar por:   novos | antigos | mais votados
Patricia
Patricia
1 ano 10 meses atrás
Cada vez mais vejo as escrituras se cumprirem como se cumpriu o velho testamento apontando Jesus no novo testamento! como se cumprirá em apocalipse Jesus voltando Como senhor reis dos reis. Vejo hoje quanta incredulidade e pessoas vazias tentando se agarrar em seus diplomas e formas de pensar que distorcem tudo que é verdade! muitas pessoas disseram e dizem que a Biblia não passa apenas de livro de contos. Mas quero apenas dizer que se elas pudessem sair da onde estão nesse exato momento o mundo tremeria diante do Senhor Jesus! mas calma haverá um tempo onde o desespero será… Leia mais »
Calaivos
Calaivos
1 ano 10 meses atrás

Escolas inglesas=Educação.

Missionário Silva
Missionário Silva
1 ano 10 meses atrás

Contra a Biblia sagrada não existe argumentos. Só lembrando Evolução realmente não passa de teoria. Fica na Paz do Senhor Jesus!

Abbadon Azazel
Abbadon Azazel
1 ano 10 meses atrás

Um exemplo a ser seguido pelo mundo, já que o Criacionismo nunca passou do campo da hipotese (pois nao existem evidencias que o transformem em uma teoria comprovada).

A Teoria da Evolucao é sustentada por milhoes de provas e evidencias, já consolidada como um fato comprovado.

E os gays merecem e devem ter os seus direitos respeitados, pois sao seres humanos como todos nós.

Valderi Silva
Valderi Silva
1 ano 10 meses atrás
Proibir o ensino da idéia do outro. Nada mais útil quando não se consegue nem provar a sua própria idéia. Um medo, um receio. Ou o temor de se perder os bilhões de financiamento público e privado revertidos aos estudos de uma calda fossilizada de milhões de anos, da qual se supões que era de um tubarão que virou réptil, ou um réptil que virou pássaro. Ou das mandíbulas encontradas de milhões de anos que são tidas como a ligação entre uma espécie que teve centenas de milhares de indivíduos a outra espécie tão numerosa quanto. Evolucionismo, ou Darwinismo. Tudo… Leia mais »
eu mim
eu mim
1 ano 10 meses atrás

uai…e quando eles nao respeitam a ideia do criacionismo nao estao sendo preconceituosos e desrespeitando a opiniao dos outros? dos pais dessas criancas. a escola tem que ensinar matematica ingles e ciencia, nesse caso, deixar a familia instruir os filhos de acordo com suas conviccoes.

Abbadon Azazel
Abbadon Azazel
1 ano 10 meses atrás

O Criacionismo nao é considerado cientifico, por nao conter elementos que o comprovem que é veridico em suas alegacoes.

É considerado pseudociencia, no mesmo nivel que a Astrologia, Alquimia, Rabdomancia, Quiromancia, Adivinhacao, etc.

Leonardo Santos
Leonardo Santos
1 ano 10 meses atrás

Jairoluix.. se vc acredita que veio do macaco amigo, isso ai problema de familia..o kingkong morreu lembra? Se acredita que tu veio de uma bactéria.. tu ja és um verme msm!
Agora saiba dividir as coisas! So existe um grande, unico e verdadeiro salvador, que é Deus. Se Deus verdadeiramente não existe, quero ver daqui 7 dias tu em pé, agora se Ele existe tu vai se prostrar neguinho.. buscai ao Senhor enquanto ainda se pode achar! Conte os dias!

Valderi Silva
Valderi Silva
1 ano 10 meses atrás

Jairoluix é apenas um papagaio de pirata. Não resiste a uma boa retórica e debate. Vem, defeca, e vai embora rapidamente. Igual aos demais quando enfrentam nomes de peso tais como WL Craig, Platininga, etc.

Carla Maria
Carla Maria
1 ano 10 meses atrás

Crentes são extremamente agressivos e violentos.

Luan henrique
Luan henrique
1 ano 10 meses atrás
Que Ignorância , proibir o criacionismo nas escolas, e ensinar somente uma teoria sem provas solidas como verdade e impor para as crianças a todo custo , o radicalismo teista extremista impondo regras sem fundamento em cima dos que acreditam em Deus ,uma algema pcicológica e ideológica, . acho uma loucura, ainda por cima colocar o Cristianismo como uma Religião extremista comparando com o islã, deve ser loucura isso , ditadura maluca contra as religiões dos outros, dezde quando a crença em um Deus faz mal para alguém? crer em um Deus ou não é uma escolha de cada um?… Leia mais »
wpDiscuz