21/06/2012 - 21:26

EUA: 50 anos sem oração oficial nas escolas

Ao longo dessas cinco décadas outras leis similares afastaram ainda mais a religião dos alunos


EUA: 50 anos sem oração oficial nas escolas EUA: 50 anos sem oração oficial nas escolas

Em junho completa 50 anos desde que a Corte Suprema dos Estados Unidos declarou que a oração oficial nas escolas era algo inconstitucional.

O decreto foi assinado em 25 de junho de 1962, marcando a primeira de uma série de decisões que afastaram o Estado da Igreja. Desde então os funcionários estaduais não podem mais fazer orações ou promover rezas nas escolas públicas.

A acusação partiu de famílias que tinham filhos estudando nas escolas públicas de New Hyde Park, em Nova York, elas alegavam que a oração voluntária ao “Deus Todo Poderoso” contradizia suas crenças religiosas.

Grupos opostos à oração nas escolas rabínicas se juntaram aos pais e passaram a pedir para que o Estado interviesse e cancelasse a obrigatoriedade.

A oração que gerou toda essa polêmica dizia: Deus todo poderoso, reconhecemos a nossa dependência de Ti e pedimos tuas bênçãos sobre nós, sobre nossos pais, nossos professores e sobre nosso país. Amém.

Assim como no Brasil esse tipo de tema divide opiniões até mesmo de magistrados. Na época o juiz Hugo Black escreveu sua decisão dizendo: “a união de governo com religião tende a destruir o governo e degradar a religião”.

Já o juiz Potter Stewart não concordou e disse: “creio que negar o desejo destas crianças em idade escolar de participar e recitar esta oração é negar a oportunidade de participar na herança espiritual de nossa nação”.

Um ano depois o tribunal definiu que ler a Bíblia nas escolas também era inconstitucional e com o tempo o Livro Sagrado passou a ser esquecido pelas escolas americanas.

Hoje várias outras decisões parecidas foram tomadas, há estados onde é proibido fazer orações até mesmo nas cerimônias de graduação secundária, também há leis contra a oração feita por estudantes universitários antes dos jogos de futebol.

Traduzido de Cristianos.com



Leia mais...

Como Pregar Sem Timidez em 4 Simples Passos

Como Pregar Sem Timidez em 4 Simples Passos

Camila Pitanga pede orações ao voltar a gravar

Camila Pitanga pede orações ao voltar a gravar "Velho Chico"

Pregador de 11 anos acredita que avivamento mundial virá em breve

Pregador de 11 anos acredita que avivamento mundial virá em breve

Cristãos usam panos de saco para pedir perdão a Deus

Cristãos usam panos de saco para pedir perdão a Deus


Comentários


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz