MENU

Facebook e Twitter censuram vídeo contra o aborto: “Discurso de ódio”

Organização cristã do Canadá acusa empresas de mídia social de repressão


Canal de Parto Mágico
Canal de Parto Mágico. (Foto: Reprodução / Youtube)

Um grupo pró-vida no Canadá, que no início do ano viu um de seus vídeos contra o aborto viralizar no YouTube, está acusando Facebook e Twitter de censura. As empresas de mídia social estariam apagando publicações que fazem denúncias contra os horrores da morte de fetos no ventre de suas mães.

A Choice42, uma ONG cristã sediada em Ontário afirmou que o mesmo vídeo que fez sucesso no Youtube, foi retirado de sua página no Facebook sob alegação de ser “discurso de ódio”. O mesmo ocorreu dias depois no Twitter.

Leia mais

“Muitos dos nossos posts pró-vida foram retirados do ar recentemente”, explica a diretora da Choice42, Laura Klassen. “O nosso vídeo ‘A história de Louise’ foi bloqueado pelo Facebook, pois violava seus ‘padrões da comunidade’. É o testemunho de uma jovem que foi estuprada e ficou grávida, mas decidiu escolher a vida. Não há nenhuma imagem agressiva ou explícita.”

Na plataforma de microblog, a situação foi muito além. “O Twitter tornou nossa conta inelegível para promoção, a menos que deletemos todos os nossos ‘tweets contrários ao aborto'”, continuou Klassen.

Há meses que as denúncias de censura a conteúdo conservador nas redes sociais se multiplicam. Além de diminuir o alcance ou simplesmente apagar material sobre aborto, publicações sobre “agenda LGBT” e a defesa de valores cristãos também passaram por um crivo severo.

Os “padrões de comunidade” do Facebook afirmam que não são tolerados “ataques às pessoas com base em sua raça, etnia, nacionalidade, afiliação religiosa, orientação sexual, sexo, gênero e identidade de gênero”. Contudo, existe abundância de material pornográfico e contra cristãos e judeus que não passam por esse mesmo tipo de avaliação por parte da empresa.

Canal de Parto Mágico

Identificando-se como uma organização “pró-mulher, pró-bebê e pró-vida”, o Choice42 tornou-se conhecido no mundo por causa do seu vídeo “O Canal de Parto Mágico”.

O material se espalhou pelas redes e ganhou versões legendadas em muitas línguas.

Assista!



Assuntos: , , , ,


Deixe sua opinião!