MENU

Humor cristão ganha espaço nas redes sociais

Quem está ligado nas redes sociais já se deparou com blogs, sites e agora twitters que fazem piadas com o linguajar evangélico e com algumas atitudes dos cristãos modernos. A ideia geral dos donos desses sites não é ridicularizar o evangelho, mas divertir e porque não chamar a atenção para atitudes “bizarras” que andam acontecendo […]


Quem está ligado nas redes sociais já se deparou com blogs, sites e agora twitters que fazem piadas com o linguajar evangélico e com algumas atitudes dos cristãos modernos.

A ideia geral dos donos desses sites não é ridicularizar o evangelho, mas divertir e porque não chamar a atenção para atitudes “bizarras” que andam acontecendo no meio.

“Crente não rouba, porque roubar é pecado. Crente toma posse”. Essa frase foi retirada do @profetirando um dos vários perfis de humor cristão do twitter. O @profetirando foi criado por Thiago Matso, 22, que frequenta a Igreja do Evangelho Quadrangular. Thiago é ator e redator e sentia falta de um site com humor cristão e, por isso, criou o blog profetirando.com.br. Hoje ele também alimenta o twitter com frases engraçadas, inclusive, já conseguiu criar duas hashtags que foram parar no Trends Topics Brasil, a última foi  #coisasderetiro.

Leia mais

“Meu único objetivo é fazer rir. Sempre deixei claro que só faço humor no blog, não quero dar lição de moral como muitos fazem,” disse Thiago. Quem procura por conteúdos teológicos  ou orientação espiritual, Thiago adianta que não vai encontrar no Profetirando. “Se quiser aprender sobre subversão e teologias, leia outros blogs, livros, veja vídeos. Se quiser se edificar, ore e leia a Bíblia. Agora, depois disso tudo, se você quiser rir, acessa o Profetirando”.

Se o Thiago não pretende dar lição de moral existe alguns tuiteiros que gostam sim de dar algumas alfinetas nas atitudes erradas que os irmãos comentem por aí. Para brincar com o cotidiano gospel, Bruno Cícero, 28, criou o perfil @crentecotidiano.

“Meu objetivo é brincar com o cotidiano das igrejas, zuar o evangeliquês e as coisas bizarras que andam fazendo no meio evangélico”, disse Bruno que é frequentador da Igreja Batista de Tauá, Rio de Janeiro.

As mensagens de Bruno têm o objetivo de denunciar a forma a errada como os evangélicos brasileiros estão vivendo. “Parte da igreja está doente, carrancuda, sem graça. Isso precisa mudar! E com humor fica ainda mais fácil”, disse.

Mas nem tudo no @crentecotidiano é bronca. O dono do twitter gosta de ensinar algumas cantadas para seus seguidores conseguir uma namorada (ou um namorado). Baseado no perfil @Pedreiro_online ele criou a hashtag #Predreirocrente e segundo ele muitos tuiteiros já entraram em contato para dizer que a cantada funcionou.

Quem também gosta de falar de tudo um pouco no twitter é Verônica Porto, 31, dona do perfil @irmacelinha. A personagem foi criada para um programa de humor da Rede Boas Novas, vivida pela própria Verônica, e o twitter veio para aproximar ainda  mais essa personagem do público.

A @irmacelinha tem o objetivo de divertir as pessoas independente da religião. “Eu crio as mensagens observando situações do cotidiano ou até mesmo usando experiências pessoais”, disse Verônica.

Mas como ironizar essas situações sem cair na zombaria? Muitos desses sites andam em uma linha tênue e até já receberam críticas sobre o conteúdo postado, afinal como criar mensagens engraçadas sem ofender nenhuma religião, denominação ou mesmo a Palavra de Deus?

Por isso há muitos internautas que não entendem o conteúdo desses sites e não aceitam as brincadeiras com as doutrinas de uma igreja, mas os blogueiros e tuiteiros estão aprendendo a lidar com essa situação mostrando que não querem agredir ninguém.

“A linha de não cair na chacota aprendi com o tempo. Antes eu fazia piada com pastores e igrejas, hoje uso o humor sadio a nosso favor”, relata Thiago.

Bruno acredita que os blogueiros que fazem chacota, fazem porque existe um motivo. É o caso do twitter @Cleycianne. ” Esse perfil é escrito por um homem que provavelmente está afastado de alguma igreja. Ainda que ele faça chacota, está falando de algo que de fato está acontecendo nas igrejas”, opina o escritor do @crentecotidiano.

O perfil da @irmacelinha já foi alvo de críticas de um pastor que colocou a página da Verônica junto com perfis iguais ao de @Cleycianne como se o objetivo deles fosse o mesmo. Para se explicar Verônica, que frequenta a Igreja Viva da Taquara, Rio de Janeiro, fez uma twitcam (conversa por vídeo)  de cara limpa para mostrar suas reais intenções na rede.

“Esse pastor postou um tweet perguntado se era conveniente um cristão seguir perfis de humor. Graças a Deus saiu outro pastor em minha defesa dizendo que nunca me viu zombar do Evangelho”, lembra.

Tanto Verônica, quanto Bruno e Thiago não se importam em responder aos internautas em caso de controvérsia, entrar em contato com o reclamante e explicar o conteúdo é a melhor forma de fazer com que ninguém saia ofendido dessa brincadeira.

Outra forma de humor sãos as tirinhas e charges criadas pelo blog karapuça

Não esqueça de seguir o @gospelprime no twitter =)

Fonte: Gospel Prime

 



Assuntos: , , , ,


Deixe sua opinião!

Mais notícias