Igreja Universal realiza eventos dentro de colégios no RJ

Prefeito Crivella é criticado, mas prática é legal


IURD realiza eventos dentro de colégios no RJ

Quando a Igreja Universal do Reino de Deus, fez eventos em dois colégios municipais no Rio de Janeiro, a mídia rapidamente passou a criticar o prefeito Marcelo Crivella, que é bispo da igreja.

O Ciep Gustavo Capanema hospedou em setembro um projeto de ação social promovido pelo grupo de Evangelismo da Catedral de Del Castilho. Ao longo do dia, foi oferecida assistência médica, jurídica, além da distribuição de cestas básicas e quentinhas. Também foi oferecido atendimento religioso.

No último domingo, na Escola Municipal Joaquim Abilio Borges, ocorreu um evento similar, chamado de Grande Ação Social. No local, foram realizadas atividades de dois projetos da Igreja Universal voltado para mulheres: o T-Amar – que inclui palestras para mães solteiras e para mulheres vítimas de agressões – e o projeto Raabe.

A promoção foi do ministério da Igreja Universal chamado Godllywood, que visa “levar as jovens a se tornarem mulheres exemplares”. Tanto o projeto T-Amar, quanto o Raabe realizam encontros semanais e palestras em todo o país.

O colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo questionou a legitimidade dos eventos. Outros sites que falam sobre política também fizeram críticas.

Contudo, a Secretaria municipal de Educação deixou claro que qualquer instituição, seja ela religiosa ou não, pode utilizar as escolas em horários ociosos.

Uma resolução do secretário municipal de Educação, Cesar Benjamin, datada de outubro,  regulamenta o uso do espaço escolar quando não há atividades do calendário escolar. Os eventos devem ser gratuitos, com atividades educacionais, culturais ou de “interesse da comunidade”.

É necessário apenas autorização da direção da unidade, que informará a Coordenadoria Regional de Educação. Festas particulares são proibidas.

Segundo a Secretaria, outras igrejas realizaram eventos sociais em escolas da prefeitura. A Metodista Ortodoxa, de Madureira, a Primeira Igreja Batista, de Jardim Novo Realengo, e a Igreja Batista da Pavuna também promoveram eventos do tipo. Com informações O Globo




Deixe seu comentário!