1/08/2014 - 15:51

Inauguração do Templo de Salomão tem entrada da “Arca da Aliança”

Fiéis da Igreja Universal estavam vestidos de branco formando um cordão humano nas vias que dão acesso à mega igreja


Inauguração do Templo de Salomão tem entrada da “Arca da Aliança” Inauguração do Templo de Salomão tem entrada da “Arca da Aliança”

Quem passou pela Avenida Celso Garcia na tarde e noite de ontem (31) ficou curioso não apenas para as luzes acesas que destacavam a grandiosidade do Templo de Salomão, mas também pelo cordão humano que cercava a mega igreja e seus arredores.

Em um trecho da avenida, cujo tráfego foi impactado causando lentidão e congestionamento, um tapete vermelho foi estendido em um percurso de mais de 50 metros ligando a central da Igreja Universal no número 499 até o novo templo que estava sendo inaugurado.

Os milhares de fiéis de branco – jovens da Força Jovem Universal – não podiam explicar porque estavam ali rodeando a região, tão pouco diziam o que passaria pelo tapete vermelho que subia as belíssimas escadas até a esplanada do templo.

Enquanto a reunião não era iniciada a Orquestra Toccata entoava músicas clássicas e algumas canções religiosas. A cerimônia de inauguração do Templo de Salomão começou com pouco mais de cinco minutos de atraso tendo o bispo Domingos Siqueira como mestre de cerimônia.

O mestre de cerimônia – que usava uma talit com as cores da bandeira de Israel e um quipá – apresentou as personalidades políticas e militares que estavam presentes, como a presidente Dilma Rousseff; o vice-presidente Michael Temer; o governador de São Paulo Geraldo Alckimin e sua esposa Lú Alckimin; o prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad; e outros.

O bispo Edir Macedo, líder da IURD e idealizador da obra do Templo de Salomão, estava acompanhado de sua esposa, Ester Bezerra, sentado na primeira fila rodeado pelos líderes políticos.

Edir Macedo e Dilma Templo de Salomão

Divulgação/Igreja Universal

A Arca da Aliança

O significado daquele grande tapete vermelho foi revelado pelo mestre de cerimônia que anunciou a entrada da Arca da Aliança no Templo. O objeto, cujo significado é a presença de Deus, foi levado por “sacerdotes” (bispos)  – vestidos de branco – da catedral para o Templo tendo a ajuda de “levitas” (pastores) – com as mesmas vestimentas dos sacerdotes – que tiraram a estola que cobria o objeto de ouro somente quando as portas principais do templo foram abertas.

Enquanto isso  o Universal Gospel Choir, da África do Sul, com trajes típicos, entoava canções em inglês. Com a Arca dentro do Templo de Salomão, o Hino de Israel e o Hino Nacional foram tocados.

Divulgação/Igreja Universal

Divulgação/Igreja Universal

Divulgação/Igreja Universal

Divulgação/Igreja Universal

História da Igreja Universal

A cerimônia contou com a exibição de um filme intitulado “Atraídos pela Revolta” que mistura a história do chamado de Abraão, passando por outros trechos importantes da Bíblia, até a Reforma Protestante para chegar, finalmente, no início da Igreja Universal.

A “Revolta” que dá nome ao filme narra o sentimento que fez com que Edir Macedo iniciasse seu ministério, quando sua segunda filha, Viviane Freitas, nasceu com palato fendido e lábio leporino. Foi por conta da enfermidade da criança, que Macedo se “revoltou” e passou a pregar nas praças públicas do Rio de Janeiro.

A IURD foi fundada em 1977 e o Templo de Salomão consolida o ministério com uma das maiores denominações evangélicas do mundo.

Testemunho e luta contra as drogas

O bispo Rogério Formigoni, também vestido com estola e quipá, foi convidado para dar ser testemunho e falar sobre os trabalhos da Igreja Universal contra as drogas.

Usuário de maconha, craque e cocaína, o bispo chegou a perder tudo até que encontrou a igreja e foi liberto.

Um fiel que tem uma história parecida, também subiu no altar para testemunhar como os trabalhos de libertação da denominação o ajudaram a recuperar sua vida e sua família.

Após os testemunhos, o bispo pediu que os presentes escrevessem em um envelope um pedido de oração e fizessem uma oferta voluntária.

Edir Macedo ora pela paz

O bispo Edir Macedo foi o último a subir no altar. De talit e quipá ele fez uma oração longa clamando pela paz em Israel e pela paz de espírito de todos que estavam acompanhando aquela reunião. Ele também leu Jeremias 9:23 e fez um apelo para quem quisesse receber o Espírito Santo.

Templo de Salomão inauguração

Divulgação/Igreja Universal

Imprensa do lado de fora

Apesar de credenciar emissoras de TV, rádios, portais, jornais e revistas, os jornalistas não tiveram acesso à área interna do Templo de Salomão.

Ficamos do lado de fora em uma área isolada acompanhando toda a cerimônia através de duas TVs que estavam sintonizadas na CNT.  As duas quedas de energia que atingiram o Templo, fizeram com que parte dessa transmissão fosse cortada.

Ao terminar a reunião, Edir Macedo anunciou que acompanharia a presidente Dilma Rousseff para a coletiva com os jornalistas, mas depois de mais de meia hora de espera seguranças da Universal confirmaram que a presidente não falaria com a imprensa, e os jornalistas foram dispensados.