MENU

Fake news: Marcelo Freixo divulga tuíte falso para atacar Bolsonaro

Montagem mostra suposto apoio do presidente eleito a Fernando Pezão (MDB), preso pela Lava Jato


Marcelo Freixo
Marcelo Freixo. (Foto: Folhapress)

Uma das narrativas que foi forçada durante as eleições deste ano é que Jair Bolsonaro (PSL) teria se beneficiado das “fake news”, notícias falsas criadas para prejudicar seu adversário Fernando Haddad (PT). Hoje, ficou mais uma vez evidenciado que a grande imprensa, quando convém, não tem interesse em averiguar os fatos antes de divulga-los.

Após a prisão do governador do Rio de Janeiro, Fernando Pesão (MDB) na manhã desta quinta-feira (29), o deputado federal eleito pelo PSOL Marcelo Freixo, usou o Twitter para provocar Flávio Bolsonaro.

Leia mais

Freixo divulgou um print de um tweet antigo, atribuindo-o a Jair. Rapidamente a imagem viralizou. Acabou sendo repercutida milhares de vezes na rede social.

A mensagem seria de 2014, quando Bolsonaro teria manifestado apoio a Pezão e a Aécio.  “O Rio de Janeiro deve dar uma chance a Pezão”, diz o tweet, acrescentando que “Aécio representa a honestidade que o Brasil precisa”.

Só que a mensagem é falsa. Além de não apresentar data, ela não consta no histórico do Twitter, rede social preferencial de Bolsonaro. O mais gritante é que o tweet falso tem 254 caracteres. O microblog só permitia 140 caracteres por mensagem em 2014. A mudança para 280 veio em novembro de 2017.

Tuíte de Marcelo Freixo sobre Bolsonaro
Tuíte de Marcelo Freixo sobre Bolsonaro

Até o momento nenhuma das agências checadoras de notícia desmentiu a mensagem de Freixo. O deputado já apagou o tuíte, mas ele pode ser visto no web archive aqui.



Assuntos: , , ,


Deixe sua opinião!