16/08/2014 - 22:19

Marina Silva é candidata e já muda quadro eleitoral

Brasil poderá ter primeiro presidente evangélico


Marina Silva é candidata e já muda quadro eleitoral Marina Silva é candidata e já muda quadro eleitoral

O nome de Marina Silva foi confirmado neste sábado pela direção do PSB, restando agora a definição de quem será o(a) candidato(a) a vice.

Com isso, o Brasil terá oficialmente dois evangélicos postulando o cargo de presidente. Neste caso, tanto Everaldo Pereira (PSC) quanto Marina (PSB) são ligados à Assembleia de Deus, maior denominação do país. Ambos possuem reconhecimento institucional, ele é pastor e ela, missionária.

Ainda é cedo para dizer como isso será decisivo na corrida eleitoral deste ano, mas provoca uma mudança clara. Desde o início de 2014 as pesquisas indicavam a reeleição de Dilma, indo para o segundo turno com Aécio. Uma das últimas pesquisas divulgadas antes do acidente que matou Eduardo Campos indicavam a petista com 38%, o tucano com 23% e Campos com apenas 9%.

Mas segundo a revista Veja, o PSB já encomendou uma pesquisa telefônica com 30.000 pessoas. O resultado retoma o cenário do ano passado, Dilma Rousseff está em primeiro lugar, mas Marina surge em segundo, um pouco à frente de Aécio Neves. Seria um empate técnico, considerando-se a margem de erro. Num provável segundo turno, Marina ganharia de Dilma, embora também haja empate técnico.

O eleitorado evangélico seria suficiente para eleger um presidente? Segundo analistas, sim. Mas retoma-se a antiga questão: “Evangélico vota em evangélico?”

Consultado pelo UOL, o historiador Marco Antônio Villa, entre outros especialistas não acreditam nisso. “Acho que há uma avaliação exagerada desse apoio. É natural que os pastores afirmem ter enorme influência, afinal, querem que seu apoio político seja recompensado. Acredito que esse eleitorado tenha uma relativa independência”, explica Villa. “A representatividade dos evangélicos nas assembleias legislativas e na Câmara é muito menor do que o número de fiéis existentes no país”.

Para o historiador de religiões Leandro Seawright Alonso, “Existe uma tendência de os fiéis seguirem seus pastores em alguns setores. A escuta dos pastores pentecostais na periferia, por exemplo, é mais ampliada”. Mesmo assim, “ainda não há um voto evangélico em nível nacional que seja decisivo para as eleições presidenciais”. Com ou sem o apoio de todos os evangélicos, Marina volta a ter chances reais de se tornar a primeira presidente evangélica do Brasil desde a redemocratização.

Alguns políticos já se manifestaram sobre essa mudança de cenário que se desenha na corrida eleitoral. O senador Magno Malta(PR-ES) declarou a revista Época: “Nós já tínhamos gente dentro do segmento evangélico que estava com Eduardo (Campos) por causa de Marina. Isso certamente deve aumentar se ela for candidata… Ela rouba votos de Dilma, mas não de Aécio, que tem um eleitor cativo. Mas Aécio agora terá problemas para chegar ao segundo turno”.

Aliado do pastor Everaldo, Malta vê algumas restrições do segmento evangélico a Marina: “Existe uma série de questões importantes para os evangélicos sobre as quais ela não se posicionou abertamente”. Em 2010, Marina perdeu apoio de lideranças importantes como o pastor Silas Malafaia, que a acusou de “estar em cima do muro”, pois não se posicionou contra leis que segundo ele “ferem os princípios bíblicos”.

Quatro anos depois, Everaldo conseguiu o apoio de muitos líderes evangélicos influentes, mas tem apenas 3% das intenções de voto nas pesquisas.

Com o início da propaganda eleitoral gratuita na televisão, é provável que Dilma seja confrontada pelos adversários sobre sua posição contrária às chamadas “pauta religiosas”, prevê Villa. Entre elas estão aborto, casamento gay, legalização das drogas e defesa da família tradicional.



Leia mais...

Como Pregar Sem Timidez em 4 Simples Passos

Como Pregar Sem Timidez em 4 Simples Passos

Delator diz que campanha de Marina teve caixa dois

Delator diz que campanha de Marina teve caixa dois

Polícia Federal investiga campanha de Marina em 2014

Polícia Federal investiga campanha de Marina em 2014

Marina Silva é contra o impeachment, quer novas eleições

Marina Silva é contra o impeachment, quer novas eleições


Comentários

Deixe um comentário

23 Comentários em "Marina Silva é candidata e já muda quadro eleitoral"

avatar

Ordenar por:   novos | antigos | mais votados
Maria T
Maria T
2 anos 12 dias atrás

E já mudaram as pesquisas…
PT que se cuide rsrsrs

Hewerton Cabral
Hewerton Cabral
2 anos 13 dias atrás

Melhor um servo de Deus ,mas temos que orar muito,porque em minha cidade tem vereadores crentes que esta dando vergonha.

Silvio Roberto
Silvio Roberto
2 anos 11 dias atrás

POR ISSO O VOTO NÃO PODE SER MENSURADO SIMPLISMENTE POR UMA RELIGIÃO, O QUE EU QUERO DIZER Q NÃO DEVEM VOTAR EM MARINA SÓ POR SER EVANGÉLICA, MAS POR SUAS PROPOSTA E CAPACIDADE DE REALIZA-LAS .

Emerson Ramalho
Emerson Ramalho
2 anos 13 dias atrás
Os evangélicos não são ignorantes, levados a qualquer vento e nem tem obrigação de seguir a liderança; o povo evangélico que possue sabedoria toma decisão na base do discernimento bíblico; não é levado por qualquer pessoa que aparece e diz ser evangélico, logo hoje é moda na boca de muitos ser evangélico. Só que não, a vida da pessoa, o caráter e suas decisões são estudadas e observadas por evangélicos que possuem o discernimento e sabedoria para não serem enganados. Pode até si dizer: Então, porque tem muita gente seguindo o Edi Macedo? Simples os seguidores do Edi e de… Leia mais »
Final Dos Tempos
Final Dos Tempos
2 anos 13 dias atrás

mas , qualquer um evangelico , ate mesmo os mais leigo , sabe que , pode nao aceitar , mas sabe que este governo atual , ta arrebentando com o pais e principalmente com os cristaos..

Silvio Roberto
Silvio Roberto
2 anos 13 dias atrás

“CAUTELA E CANJA DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM”
Marina se denomina Uma Cristã, mas tem mentalidade Comunista, como da Dilma, Lula e Todo PT, portanto não vale a pena trocar ” seis por meia dúzia “.

Belo Latino
Belo Latino
2 anos 12 dias atrás

Em termos políticos, Marina é uma melancia: verde por fora, mas vermelha por dentro. Ela saiu do PT não por discordar dos planos do partido, mas porque não teria espaço em um partido que tem um supremo mandatário, Luizinácio, seu Lula. Ou seja, ela saiu do PT, mas o PT não saiu dela. Jamais votei no PT. Jamais votarei em Marina. Sou católico, mas estou propenso a votar no pastor Everaldo. Ou no mal menor, Aécio.

Silvio Roberto
Silvio Roberto
2 anos 11 dias atrás

Se fossa pra votar simplesmente por ser evangélico seria melhor votar no Pr. Everaldo … Mas temos que pensar em toda nação que se mostra desacreditada nos políticos brasileiros , porque muitos tem se tornado vergonha e escândalo para o nosso povo .

Rose Rocha
Rose Rocha
2 anos 11 dias atrás

Aécio mal menor ????? vc fala isso porque não mora em minas quando ele foi governdor a imprensa mineira era censurada, os professores nem mesmo conseguiam fazer paralização, criou a lei 100 na qual efetivou milhares de funcionários públicos sem concurso mas graça ao STF essa lei caiu por terra pois era totalmente ilegal e esse funcionários estão perdendo seus cargos, além de uma investigação que esta na justiça pois ele construiu um aeroporto com dinheiro público na propriedade de sua família.

Belo Latino
Belo Latino
2 anos 11 dias atrás

E quem você me sugere como candidato(a) a Presidência?

Rose Rocha
Rose Rocha
2 anos 7 dias atrás

Marina Silva

Michel Olivier Olivier
Michel Olivier Olivier
2 anos 12 dias atrás

independentemente do resultado:”politicos são como cuecas”, precisam constantemente serem trocados. portanto : da-lhe MARINA!

Mizza Neves
Mizza Neves
2 anos 13 dias atrás

Pois eu prefiro apostar na “meia dúzia”, por que ñ existe pessoas com pensamentos iguais, ainda mais quando sai um grupo de pessoas pra entrar outro grupo, e se Maria tivesse mentalidade de Dilma e Lula, não abriria mão de ser presidente pra ser vice quando teve a oportunidade de exigir isso do PSB em troca de seu valioso apoio político, mas aceitou ser vice de Eduardo desde que ele aceitasse incluir suas idéias para governar o pais.

Belo Latino
Belo Latino
2 anos 11 dias atrás

Ela aceitou ser vice do Eduardo porque o seu partido, a tal Rede, não conseguiu ser implantado.

Mayk
Mayk
2 anos 13 dias atrás

E VC prefere votar na Dilma? Não é mais fácil votar em quem talvez fará merda do que votar em quem JÁ fez merda?

Michel Olivier Olivier
Michel Olivier Olivier
2 anos 12 dias atrás

independente do resultado politico são como cuecas , precisam constantemente serem trocados

Final Dos Tempos
Final Dos Tempos
2 anos 13 dias atrás

mas tambem nao da pra continuar do jeito que ta ne

Luciana Freitas
Luciana Freitas
2 anos 13 dias atrás

em nome de JESUS tu iras ganhar, eu voto em ti.

wpDiscuz