Procissão do Nazareno Negro reúne 1,5 milhão de católicos nas Filipinas

Festa começou nessa segunda-feira (9) e deve atrair cerca de 18 milhões de pessoas


Nazareno Negro reúne 1,5 milhão de católicos nas Filipinas

As Filipinas são o terceiro país com maior número de católicos do mundo, atrás de Brasil e México. Dentre a população de 100 milhões, 80% professa essa fé. Uma das festas mais populares entre eles é a do Nazareno Negro. A estátua foi levada originalmente do México para a capital Manila em 1606, por colonizadores espanhóis.

Seguindo uma tradição de mais de 200 anos, cerca de 1,5 milhão de pessoas participou nesta segunda-feira (9) da procissão. Ela rivaliza com o Círio de Nazaré, no Brasil, como a maior festa católica do planeta.

Os peregrinos, a maioria descalços e vestindo amarelo e vermelho, acompanharam o caminhão que carregava uma estátua negra de Jesus. A multidão se espremeu no trajeto de sete quilômetros. Os homens que comandam o evento passavam toalhas na imagem e jogavam para os fiéis. A crença é que, dessa maneira, elas passam a ter o poder de curar. Muitos outros se acotovelam na tentativa de tocar o ícone, que, segundo a tradição, tem poderes milagrosos.


  Programa que ensina a Bíblia vira febre na Internet


Fiéis se aglomeram na procissão.

Geralmente o aglomerado gera problemas. No ano passado, duas pessoas morreram durante a procissão. As autoridades filipinas, temendo um atentado terrorista, proibiram o uso de drones e baniu o uso de celulares durante o evento. Também mandou reforçar a segurança, mesclando policiais e militares nas ruas.

Na semana do Natal, houve um atentado a bomba numa igreja no sul do país, onde 16 pessoas ficaram feridas. Grupos rebeldes islâmicos lutam pela independência de parte do território para formarem um califado, seguindo o modelo do Estado Islâmico.

Ao total são esperados que 18 milhões de católicos participem das festividades, que vão até o dia 10 e se concentram agora na igreja de Quiapo. Segundo o Business Times, as filas para se tocar a imagem duram até sete horas.




Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.