14/03/2013 - 15:33

Papa Francisco será “Um grande amigo dos evangélicos”

Nomeação agradou lideres evangélicos argentinos.


Papa Francisco será “Um grande amigo dos evangélicos” Novo Papa será "Um grande amigo dos evangélicos"

A nomeação do cardeal Jorge Mario Bergoglio como o novo líder da Igreja Católica pode marcar o pontificado por uma aproximação inédita com os protestantes.

Líderes da igreja evangélica argentina dizem que o papa Francisco é um homem de grande humildade e sempre demonstrou respeito pela comunidade evangélica, onde tem vários amigos.

O evangelista Luis Palau afirmou: “Eu me encontrei com o agora Papa Francisco várias vezes durante nossas visitas a Argentina. Sempre pedia que orássemos por ele. Não é nenhuma surpresa para mim que ele tenha feito este pedido na varanda da Praça do Vaticano… A coisa mais surpreendente para mim foi que ele é um grande amigo dos evangélicos. Ele sempre teve um grande respeito pelos evangélicos”.

Palau diz lembrar de uma reunião em Buenos Aires, onde pediu conselhos ao então arcebispo de Buenos Aires. A resposta foi “Fale com os jovens sobre o evangelho tão claramente quanto puder, Luis. Você sabe que pelo menos 80 por cento deles são.. pagãos batizados que não conhecem a Jesus”.

Posteriormente, Bergoglio pediu que eu impusesse as mãos sobre ele e pedisse que o Espírito Santo o enchesse para que pudesse honrar ao Senhor até o fim de sua carreira, disse Palau.

Esse tipo de atitude pode mudar muitas das relações entre o Vaticano, que não reconhece oficialmente nenhuma outra igreja como sendo “igreja de Deus”. Embora muitos líderes católicos chamem os evangélicos de “irmãos separados”, em vários lugares do mundo eles disputam ferrenhamente os fieis.

Proetti Ruben, presidente da Aliança Cristã de Igrejas Evangélicas da República Argentina (ACIERA) afirma ter uma amizade com Francisco que já dura treze anos. Eles sempre tiveram um bom diálogo sobre os pontos que suas Igrejas têm em comum.

“Ele é um homem que vive o que prega. É um homem cristocêntrico… acho que ele pode fazer uma grande contribuição para o mundo”, comemora Proetti.

O presidente da Aliança destaca que Bergoglio é um homem de diálogo. “Nós tivemos muitos encontros inter-religiosos, o que não deve ser confundido com o significado, às vezes pejorativo, de ecumenismo. Não estávamos discutindo tentando concordar em tudo”, diz o pastor. Os assuntos em comum são as posturas sobre casamento gay e o aborto.

“A ideia era de que temos nos unir contra os diferentes males que afligem o mundo. Então, se vamos atacar a pobreza, precisamos fazer isso o juntos, para defender o casamento somente entre homens e mulheres, precisamos estar juntos”, diz o líder da Aliança Evangélica.

Recentemente, cerca de 6.000 católicos e evangélicos se reuniram no estádio Luna Park, em Buenos Aires, Argentina, para um evento. O cardeal argentino enfatizou que “Jesus vivia basicamente na rua, andando entre as pessoas e fazendo o bem”. Na ocasião, lamentou que a Igreja muitas vezes parece estar mais presente nas notícias ruins da mídia que anunciando as boas novas. Com informações CBN.



Leia mais...

Não é justo associar o islã à violência, assegura papa

Não é justo associar o islã à violência, assegura papa

Papa pede que católicos e evangélicos vivam em

Papa pede que católicos e evangélicos vivam em "plena comunhão"

Papa: Onde está Deus se existe tanta maldade no mundo?

Papa: Onde está Deus se existe tanta maldade no mundo?

Como Pregar Sem Timidez em 4 Simples Passos

Como Pregar Sem Timidez em 4 Simples Passos


Comentários

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz