MENU

Pastor ensina técnica para diminuir nervosismo na hora de pregar

Para ansiedade, pastor afirma que o segredo é respiração


O pastor Everson Alessandro, por meio do canal no YouTube Instituto Mundo Bíblico, publicou um vídeo com o objetivo de ensinar uma técnica que tem a pretensão de reduzir a ansiedade de pregadores.

Segundo ele, a intenção surgiu por situações pessoais de ansiedade mesmo tendo feito preparações, estudos para que a liturgia seguisse por seus tramites comuns. A principal justificativa, em sua avaliação, é o fato de ser um ambiente novo.

“Tem gente que chega em um lugar que não conhece e começa a pensar assim: ‘Poxa será que o público vai receber de mim? Será que o público vai conseguir entender?’”, afirmou.

A respiração, na sua visão, é o principal recurso a ser gerenciado. “A gente sabe que tudo passa pela respiração. Todo nosso sistema, tanto a parte fisiológica e orgânica estão ligadas e a ela se complementam”, justificou.

O pastor estabelece a tese de que, quando as pessoas aprendem a respirar, o corpo humano acaba sendo ‘notificado’ que “as coisas estão resolvidas”. Ele, ainda, defende que “isso é ciência”.

“Primeiro vou colocar aqui o ponto de ansiedade. É algo que todos nós já passamos. E se manifesta seja quando a mão está tremendo, as pernas, gaguejando, você tomando muita água, ficando com a boca seca”, exemplificou.

Ele ainda afirma que existem dois estágios, a ansiedade e o comodismo. “Você preparou tudo e está pronto para ministrar. Você domina um assunto, você conhece a plateia, tá todo mundo ao seu redor. Se tá nervoso, você precisa respirar”, contou.

“No estágio acomodação é o momento em que você entra com determinação. Você entra ponderado. Outra técnica que se adiciona essa questão da expiração e da respiração é você fazer algo que esteja completamente fora do contexto que você está ali. Tranquilize em uma leitura, uma música”, afirmou o pastor.

“Não se esqueça disso: Na comunicação e na oratória, quando você inspira, quando você respira, está dizendo que o teu corpo inteirinho está equilibrado. Esse estado de acomodação é o estado onde você está preparado para ser um canal de Deus para abençoar outras pessoas”, finalizou.

O pastor criou o curso Oratória para Pregadores e Líderes para ajudar pessoas que desejam desenvolver seu ministério, mas ainda não conseguiram vencer a timidez. Se você desejar conhecer mais do curso, acesse aqui.

Assista:



Assuntos: ,


Deixe seu comentário!


Mais notícias