MENU

Pesquisador lança livro sobre mistérios e enigmas da existência humana

Físico cristão usa ciência e linguagem acadêmica para evangelizar agnósticos e ateus.


Planeta Experimental - Paulo Eugênio
Planeta Experimental – Paulo Eugênio

O autor presbiteriano Paulo Eugênio escreveu um livro que promete mostrar a “lógica misteriosa que existe por trás do Universo”. Segundo ele, essa lógica pode esconder o verdadeiro sentido da vida.

Utilizando a integralidade e complementariedade entre ciência, filosofia e teologia bíblica, “Planeta Experimental”, lançado pela Editora Scortecci, desafia o leitor a meditar sobre os mistérios e enigmas da nossa existência.

Leia mais

“A Terra é uma anomalia, e por isso, é provável que o nosso habitat seja um planeta experimental”, acredita o professor. Ele explica que o texto evangeliza através de uma linguagem acadêmica, e ilustra o auto grau de inteligibilidade e complexidade que existe por trás da formação do Universo.

Público-alvo

O autor atinge dois tipos de público, o “interno e o externo” como ele descreve. “Para o interno (cristãos) forneço um material apropriado para que nossos jovens acadêmicos enfrentem argumentações de ateus e agnósticos”, disse.

Já para o “público externo”, que segundo o pesquisador são aqueles que ainda não conhecem a Palavra, o “livro evangeliza desafiando as pessoas a entender a realidade da existência humana através de argumentos científicos, filosóficos e teológicos”, afirmou.

“A evolução da ciência tem me ajudado a fortalecer a minha própria fé cristã. Descobri, com a ajuda da ciência, que a fé vai além da razão, nunca contra ela”, argumenta. “Pois você só pode começar a fazer ciência, se presumir que o Universo é inteligível”, garante.

Sobre o autor

Paulo Eugênio é pós-graduado em Geociências pela Universidade Federal do Paraná. Foi professor adjunto e pesquisador na Universidade Estadual de Maringá, onde desempenhou várias funções.

Ele também foi chefe do Departamento de Física e membro do Conselho Universitário. Autor de livros técnicos e Consultor de Física Aplicada para várias empresas nacionais e internacionais.

“Sou presbiteriano (I.P.I. do Brasil) de terceira geração”, se apresenta. “Quando entrei no ensino médio e comecei a estudar ciências, a preocupação do meu pai era que eu me tornasse ateu, como era de costume naqueles tempos”, lembra.

“Ele me aconselhou: filho, se um dia você encontrar qualquer conflito entre a Bíblia e a ciência, fique com a Bíblia e espere. A ciência está sempre evoluindo e, um dia, ela confirmará tudo o que a Bíblia diz”, relatou.

Sessenta anos se passaram. “Nunca me deparei com qualquer conflito entre a ciência e a Bíblia, mas confesso, os maiores conflitos que enfrentei foram entre a Bíblia e as religiões, inclusive as chamadas cristãs”, revelou.

Sobre o livro

A obra “PLANETA EXPERIMENTAL – Projeto Humanidade” mostra que o verdadeiro desafio da ciência e da filosofia é explicar o surgimento do Universo a partir do nada, sem falar em Deus. Uns acham que há uma entidade estranha à humanidade, que estaria nos confinando neste planeta, para realizar um experimento cosmológico.

Outros acham que somos controlados por supercomputadores quânticos e, outros até que somos controlados por seres de uma sociedade pós-humana.

Para o famoso escritor e dramaturgo Tennessee Williams: “Somos todos, cobaias no laboratório de Deus. A Humanidade não passa de um trabalho em andamento”.

Nessa linha de pensamento, o livro fala dos vários eventos científicos, narrados na Bíblia com uma linguagem ‘pré-científica’, como os dinossauros, o choque de ondas gravitacionais e mundos paralelos. Fala dos risos da Inteligência Artificial para a sociedade humana, e das várias tentativas de consertar o mundo.

O livro mostra também o gráfico da vida e suas consequências, de acordo com Gênesis 5; e  compara os ‘livros que serão abertos’ no Apocalipse, no dia do juízo, aos cadernos de pesquisas dos laboratórios científicos.

Um bom presente para seus amigos

O livro está disponível nas livrarias Submarino, Americanas, CulturaScortecciAmazon. E também pode ser adquirido diretamente com o autor através do e-mail [email protected]



Assuntos:


Deixe sua opinião!