Prefeitura lança campanha: “Só tenha os filhos que puder criar”

Secretária de Saúde do município declarou que objetivo era “chocar”


Outdoor - Só tenha filhos que puder criar
Outdoor "Só tenha filhos que puder criar".

Com cerca de 25 mil habitantes, a pequena Quaraí, cidade localizada a 600km de Porto Alegre (RS), está chamando atenção por uma campanha de conscientização familiar.

Lançada em janeiro pela prefeitura, seu slogan é “Só tenha os filhos que puder criar”.  Imagens com outdoors espalhados pela cidade foram amplamente divulgadas nas redes sociais na última semana. Uma das publicações, feita no dia 6 de maio, tem mais de 120.000 compartilhamentos.

Além do slogan, uma das peças traz a mensagem: “Não tem condições emocionais, pessoas e econômicas? Pense bem antes de ter filhos”.

Apesar das críticas, muitas pessoas apoiaram a iniciativa da prefeitura. Nas redes, os usuários deram parabéns pela ação, lembrando que o país possui um grande número de famílias que passam por dificuldades.

Por causa da repercussão, a secretária municipal da Saúde do município, Fabiana Saldanha, vem sendo procurada pela imprensa. À rádio Gaúcha, ela explicou que o objetivo da campanha era chocar e promover a reflexão sobre o tema.

“Todas as campanhas de planejamento familiar são muito sucintas. Elas não provocam a consciência de ser responsável pelas coisas. Queremos fazer com que as pessoas reflitam sobre essa grande responsabilidade que é colocar alguém no mundo”, assegurou.

Para ela, não se trata apenas de visar a população de baixa renda. “Todos nós somos responsáveis por essa discussão. O planejamento familiar não é tratado como deveria. Não é só questão de pobre poder ter filhos. Tem a questão emocional”, reforçou.

Fabiana informa que faz parte da campanha a disponibilidade de procedimentos de vasectomia e promoção de rodas de conversas com jovens e gestantes em escolas para discutir a importância de métodos contraceptivos e de planejamento familiar.





Deixe seu comentário!