Projeto social no RN muda a vida de moradores de rua

Projeto Igreja nas Ruas oferece banho, roupas limpas e café da manhã


Projeto ajuda cerca de 50 pessoas por semana
Projeto ajuda cerca de 50 pessoas por semana. (Foto: Divulgação)

Você já parou para pensar que com muito pouco é possível fazer a diferença na vida de quem precisa? Uma iniciativa da Igreja Metodista de Natal (RN) tem aliviado o sofrimento de dezenas de pessoas que vivem em situação de rua na região. O Projeto Igreja nas Ruas oferece banho, roupas limpas e café da manhã a aproximadamente 50 pessoas, uma vez por semana.

O projeto existe há três anos e é coordenado pelo pastor Georg Emmerich. O banho móvel que funciona em um contender puxado por uma Kombi foi incluído na iniciativa em março deste ano. Mais do que uma boa ação, o projeto tem por objetivo o resgate da dignidade através da Palavra de Deus.

Pastor Georg mostrando o projeto
Pastor Georg mostrando o projeto. (Foto: Divulgação)

“Nosso objetivo é devolver um pouco da dignidade humana que tem sido negligenciada por ausência de políticas públicas. Já temos frutos desse projeto. Internamos alguns que desejam se tratar da dependência química ou alcoolismo”, conta o coordenador.

José Francisco da Silva, de 48 anos, é uma das pessoas que teve a vida mudada após conhecer o projeto. Francisco foi usuário de crack por mais de 15 anos e hoje, curado, ajuda outras pessoas como voluntário do projeto.

“Tem três anos que estou aqui e pra mim é muito melhor que a vida que eu estava. Eu estava no fundo do poço. Era dependente químico e de álcool. Graças a Deus estou progredindo e agora trabalho tentando tirar outros parceiros conhecidos desse mundo que não tem futuro”, disse Francisco.

Jose Francisco e o pastor Georg Emmerich
Jose Francisco e o pastor Georg Emmerich. (Foto: Divulgação)

O projeto funciona todas as segundas-feiras a partir das 6h da manhã. Depois do banho, o grupo de 20 voluntários se reveza no café. O projeto ainda oferece atendimento médico e psicológico com profissionais voluntários uma vez por mês em uma das praças da região.

Iniciativa oferece consulta médica e psicológica.
Iniciativa oferece consulta médica e psicológica. (Foto: Divulgação)

Quem quiser colaborar o grupo recebe doações de roupas, principalmente de camisas e bermudas, e de material de higiene como escova de dentes, creme dental, sabonetes e aparelhos de barbear.

Quem não estiver no Rio Grande do Norte pode entrar em contato com a coordenação do projeto no telefone (84) 99993-2760.





Deixe seu comentário!