MENU

PT promove candidatura de Lula ao Nobel da Paz

Campanha argumenta que Lula foi "um lutador incansável contra a fome e a pobreza"


Lula
Lula

O site oficial do Partido dos Trabalhadores anuncia que já existem uma campanha para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2019.

O responsável pela mobilização é o ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do prêmio em 1980. Ele está  reunindo assinaturas para oficializar a candidatura em janeiro de 2019. A busca é por indivíduos que se encaixam nos critérios estipulados pela organização. Segundo ele, existiriam milhares de pessoas aderindo à campanha desde o ano passado.

Leia mais

O estatuto da Fundação Nobel estabelece que podem subscrever a indicação ao prêmio integrantes de assembleias nacionais, chefes de Estado, reitores universitários, membros, ex-membros e ex-assessores do Comitê Norueguês do Nobel e pessoas que já receberam o prêmio.

A narrativa dos apoiadores do ex-presidente, preso em Curitiba por corrupção e lavagem de dinheiro, é que apresentar Lula como “um lutador incansável contra a fome e a pobreza”. Destacam ainda que ele seria um líder mundial na busca pela paz e pela dignidade humana.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro líder brasileiro de expressão a assinar o formulário do Comitê Norueguês.



Assuntos: , ,


Deixe sua opinião!