arqueologia bíblica
“Terra Santa é o centro da fé”, defende especialista em arqueologia
Espaços sagrados de Israel fazem parte da identidade do povo judeu
A pesquisadora e professora de Antropologia e Ciência da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Lidice Meyer Ribeiro, encerrou o Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica falando sobre “O que a antropologia e a arqueologia têm a dizer sobre os espaços sagrados de Israel.
O evento que ocorreu na UNASP, em São Paulo, terminou neste sábado (17).
Conforme lembra Lidice, “antes dos antropólogos e arqueólogos, eram só os teólogos”. Com o surgimento da arqueologia moderna, no século 19 é que deu-se início às buscas de lugares bíblicos e sagrados através de outras ciências, fora do contexto religioso.
A pesquisadora explicou que os lugares sagrados têm a ver com a identidade de uma nação: “É ali onde acontecem as revelações e até as mudanças de atitude. É uma forma que o povo tem de buscar a Deus”.
Ela entende que a destruição de locais sagrados para cristãos e judeus promovida pelos terroristas islâmicos nos últimos anos é uma tentativa deliberada de eliminar a história religiosa dos locais conquistados por eles.
Fé e evidências
Em entrevista ao Good Prime, a pesquisadora cristã destacou que a arqueologia bíblica surgiu como uma tentativa de “provar que a Bíblia está correta”. Para isso, as Escrituras forneciam uma espécie de mapa para os locais de escavação.
“Terra Santa é o centro da nossa fé”, assevera. Porém ela faz um alerta: “essa fé não pode estar pautada nas descobertas arqueológicas”. Afinal, a fé na Palavra de Deus não depende de evidências, embora elas estejam surgindo com frequência.
Algumas descobertas feitas nos últimos anos mudaram completamente a maneira como os pesquisadores veem alguns relatos bíblico que foram contestados por séculos. Além disso, acredita Lídice, as pessoas estão mais curiosas e interessadas nas Escrituras. “Há muitos filmes e novelas sobre as histórias bíblicas que colaboram para isso, em nossos dias”, assegura.
Como o tema de sua palestra foi sobre os espaços sagrados em Israel, Lidice falou sobre um dos mais famosos. Questionada sobre a possibilidade da construção do Terceiro Templo em Jerusalém, no local que é disputado por judeus e muçulmanos, ela acha difícil em um futuro próximo.
Israel tem uma ligação histórica, comprovada arqueologicamente com o local. Por sua vez, os muçulmanos palestinos o reivindicam como um “local sagrado”. “Acho muito difícil que os dois povos convivam fazendo seus cultos no mesmo local”, opinou.
-
igreja4 dias atrásNo culto, pastor metodista se assume como ‘mulher trans’
-
sociedade4 dias atrás‘Se tem útero, é mulher. Caso contrário, não’, diz Elon Musk
-
música4 dias atrás‘Som da Eternidade’: conheça a nova música de Soraya Moraes
-
igreja4 dias atrásProvíncia no Canadá quer proibir religião em público
-
brasil4 dias atrásIgreja abre processo seletivo para pastor nas redes sociais
-
igreja3 dias atrásPastor diz que não há lugar para ‘crente petista’ na AD
-
mundo4 dias atrásProfessor afirma que Reino Unido ainda é cristão e termina demitido
-
brasil4 dias atrásBOPE realiza culto de gratidão com presença de Fernanda Brum
-
mundo2 dias atrásComeça julgamento de pastor que pregou João 3.16 na rua
-
testemunhos3 dias atrásModelo ex-Playboy se converteu após morte de Charlie Kirk
-
brasil4 dias atrásCardeal proíbe padre de Lula usar redes e transmitir missas
-
vida cristã3 dias atrásPastor Marcos Granconato diz que esposa deve obedecer ao marido