União Europeia pressiona Israel para dividir Jerusalém

8/11/2014 - 18:35

União Europeia pressiona Israel para dividir Jerusalém

Discurso de chefe da diplomacia da UE é visto como intimidação


União Europeia pressiona Israel para dividir Jerusalém União Europeia pressiona Israel para dividir Jerusalém

Federica Mogherini é italiana e aos 16 anos começou a estudar política internacional. Recém-empossada chefe da diplomacia da União Europeia (UE), sua primeira visita oficial foi a Israel e aos territórios palestinos. Além dos encontros com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o presidente Reuven Rivlin e o ministro das Relações Exteriores Avigdor Liberman, do lado israelense, ela também se encontrou com líderes palestinos.

Neste sábado (8) durante uma coletiva de imprensa em Gaza, Federica afirmou: “Precisamos de um Estado palestino. Este é o objetivo e esta posição é compartilhada por toda a União Europeia”. Alertou ainda que “o mundo não suportará uma nova guerra na região”.

A chefe da diplomacia europeia havia pedido ontem (7), durante sua visita a Jerusalém, a retomada urgente das negociações de paz. Seu discurso enfático não foi bem recebido pelas autoridades israelense, por causa da nova onda de conflitos que o país tem enfrentado.

Os recentes embates entre palestinos e policiais israelenses acabaram fechando o acesso ao Monte do Templo. Há mais de duas semanas, todos os dias ocorrerem enfrentamentos, deixando vítimas fatais de ambos os lados.

Antes da viagem, Mogherini deu uma entrevista a vários jornais europeus, afirmando que seu desejo é ver a formação de um estado palestino “nos próximos 5 anos” e que era preciso “um novo começo” no Oriente Médio.

“A ação europeia pode ser decisiva durante este momento importante, talvez o mais difícil que esta região jamais experimentou”, acrescentou. Insistindo na necessidade de um “acordo global”, sendo importante que todos os 28 estados membros da UE tenham uma posição única em relação ao Oriente Médio.

Segundo o The Wall Street Journal, há o entendimento de várias nações que deveriam seguir os passos da Suécia e do Reino Unido, que reconheceram no mês passado, a Palestina como um Estado independente, passando por cima da ONU. O reconhecimento forçaria uma divisão de Jerusalém, para acomodar a capital anunciada pelo Estado Palestino, algo que o governo de Netanyahu rejeita enfaticamente.

Esse tipo de discurso é visto por especialistas como um sinal claro que a comunidade europeia pretende intervir cada vez mais nas negociações de paz entre israelitas e árabes, que antes era articulado apenas pelos EUA. Com informações de IB Times e Times of Israel



Leia mais...

Brexit pode resultar no surgimento de novo Império

Brexit pode resultar no surgimento de novo Império

Cemitério filisteu é descoberto e pode revelar a verdade sobre os

Cemitério filisteu é descoberto e pode revelar a verdade sobre os "palestinos"

Israel se prepara para a

Israel se prepara para a "maior guerra da sua história"

5 segredos para se tornar um grande pregador da palavra de Deus!

5 segredos para se tornar um grande pregador da palavra de Deus!


Comentários

Deixe um comentário

7 Comentários em "União Europeia pressiona Israel para dividir Jerusalém"

avatar

Ordenar por:   novos | antigos | mais votados
Claudia Oliveira
Claudia Oliveira
1 ano 8 meses atrás

ESTA BEM PROXIMA A VOLTA DE CRISTO, E SO OLHAR PARA ISRAEL, E VER A PALAVRA DE DEUS SE CUMPRIMDO. IGREJA SE PREPARA. A VOLTA DE CRISTO , PARA BUSCAR SUA IGREJA , DEFINE O DESTINO DA HUMANIDADE. A CHANCE E AGORA PARA QUE TODOS ENDIREITEM SUA VEREDA COM JESUS O SALVADOR, DAS NOSSAS ALMAS.

Jünior Queiroz
Jünior Queiroz
1 ano 8 meses atrás

Ouve Israel !!! Só existe um Deus…

Jonathan Oliveira
Jonathan Oliveira
1 ano 8 meses atrás
Quanta coisa que vejo, e ainda não acredito, me explique uma coisa:quem são este povo palestino?quais suas origens? Quem são seus antepassados?da onde surgiram?sendo que o território onde eles estão sempre pertenceu aos judeus, e só ver nos mapas antigos o tamanho do território de Israel, que a propósito foi definido a mais de 4 mil anos, agora vem um tal povo palestino, que ninguém sabe da onde surgiu e quer reivindicar não só o território mais até uma capital dentro de Jerusalém. Kkkkkk, ainda apoiada pela união européia? Sendo que foram os próprios europeus na época nazista, que perseguiram… Leia mais »
Altair
Altair
1 ano 7 meses atrás

TU E OUTRO BURRO VAI ESTUDAR E CONHECER A HISTORIA

Jonathan Oliveira
Jonathan Oliveira
1 ano 7 meses atrás

Nem perco meu tempo te ofendendo pois a educação que meu pai me deu não permite,mais vejo que voce não entende nada de politica externa, e não tem a minima noção do que é “ironia” e outra quem não deve conhecer o mínimo de historia é você, que assiste jornal nacional e acha que esta informado, e sabe defender e falar com propriedade de qualquer assunto,caro leigo sem noção espero que você mude seu modo de pensar e pare de ofender as pessoas que você não conhece.e quem pediu sua reposta a meu comentário?

Gilberto Cabeça
Gilberto Cabeça
1 ano 8 meses atrás

Um dia os EUA cairá e com ele Israel também.

Altair
Altair
1 ano 7 meses atrás

Quando os americanos cairem vai ser o fim do mundo pois eles no comando nao esplodem niguem quando os ateus sovieticos, cubanos, e coreanos e seus simpatizantes juntos com os mulçumanos sunitas esses loucos vao matar todos e vao empedura tua cabeca numa arvore seu burro vai ler e ver quem esta fazendo bem

wpDiscuz